App do Gmail vai poder fazer chamadas de voz e vídeo

Google está empenhado em tornar o Gmail seu hub preferido para mais do que apenas mensagens. Como observou o The Verge, Google está lançando uma atualização maior do Workspace que adicionará chamadas diretas por meio do Google Meet ao aplicativo móvel do Gmail.

Vai ser possível telefonar para os colegas de trabalho e outros contatos para uma conversa rápida individual quando o e-mail ou uma reunião agendada não servirem. O recurso também enviará um “chip” para o seu computador se você preferir responder num ecrã maior.

A empresa apresentou o recurso como um equivalente aproximado de chats “espontâneos” de escritório num ambiente de trabalho híbrido, onde alguns funcionários estão em casa. E antes que se entreponham-se dúvidas – sim, o aplicativo Meet eventualmente adicionará esse recurso de chamada também.

blank

As mudanças no Workspace também incluem uma reformulação mais ampla do Gmail, que o torna num centro para outras atividades. Agora o usuário verá os “espaços” prometidos pelo Google, uma versão renomeada e expandida dos canais de chats do Rooms com mensagens encadeadas completas e a opção de tornar os espaços visíveis na pesquisa. Pode-se esperar uma navegação mais fácil entre e-mail, chats, spaces e Meet, sem falar nas ferramentas de administração e segurança aprimoradas para ajudar a gerenciar as comunicações. Os usuários corporativos devem ver essas mudanças a partir de hoje, mas os proprietários diários do Gmail verão as atualizações mais tarde.

Outros ajustes incluem opções para especificar se o usuário está no escritório ou virtual num determinado dia (importante para o planeamento de reuniões) e um modo Companion para Meet que permite usar o hardware audiovisual de uma sala de conferência. Google também está expandindo seu ecossistema de hardware Meet. Há dois novos dispositivos Series One (equipamentos de terceiros feitos para atender aos objetivos do Google), incluindo o multifuncional Series One Desk 27 e a placa colaborativa Series One Board 65 4K. Mais gadgets também são certificados pelo Meet, como as soluções de sala Rally Bar e Rally Bar Mini da Logitech, bem como o dock de alto-falante Rayz Rally Pro.

As ambições do Google para o Gmail são bastante claras. Assim como o Microsoft Outlook, ele está se tornando um portal para todas as comunicações do escritório, não apenas para e-mail e reuniões ocasionais. Isso não é surpreendente quando o Google está competindo diretamente com o Office. Ao mesmo tempo, levanta questões sobre o suporte para aplicativos dedicados. Qual a necessidade de outros clientes quando o Gmail teoricamente faz tudo?

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here