Após apenas um dia, o Facebook é novamente banido da China

Apenas um dia depois do Facebook ter conseguido permissão para abrir uma subsidiária na China, o governo retirou a autorização e iniciou uma campanha de censura contra a notícia. Segundo The New York Times, a permissão de lançar uma incubadora de startups foi mesmo retirada do Facebook.

Mark Zuckerberg planeava abrir uma subsidiária valorizada em $30 milhões de dólares chamada Facebook Technology. O objectivo seria fazer pequenos investimentos e fornecer auxílio e conselhos a negócios locais.

As autoridades chinesas discordam entre si da decisão

Segundo o The New York Times, a rejeição súbita surgiu devido à falta de consenso entre as autoridades chinesas sobre esta matéria. As autoridades locais de Zhejiang deram autorização ao Facebook para operar na região, mas a Administração do Ciberespaço da China, que regula a internet no país, acabou por avançar com um parecer negativo.

O Facebook opera, e continuará a operar, em Hong Kong

Hong Kong, apesar de fazer parte da China, tem leis e regulação diferentes do resto do país. Entre outras coisas, Hong Kong é conhecida por ser muito mais permissiva em relação a negócios de empresas estrangeiras. Esta subsidiária que o Facebook queria abrir era totalmente propriedade do Facebook Hong Kong Limited, que representa a presença do Facebook no país.

Caso tivesse sido um sucesso, a abertura desta incubadora teria sido a primeira vez que o Facebook se tinha expandido com sucesso para fora de Hong Kong desde que a plataforma foi banida em 2009. Recorde-se que o Facebook foi banido após activistas separatistas de Xinjian terem utilizado a plataforma durante os motins de Ürümqi.

Mark Zuckerberg duvida que a empresa consiga alguma vez inserir-se na China

Mark Zuckerberg deu uma entrevista ao Recode na passada semana. O CEO expressou as suas dúvidas em relação às chances do Facebook no mercado chinês. Este último bloqueio dos reguladores chineses dá razão ao cepticismo do homem forte da plataforma.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui