Camaliot pode transformar os telefones em pequenos coletores de informações meteorológicas

Sabemos que nem sempre as previsões do clima acertam seus palpites. Principalmente pelos poucos dados específicos que eles tem acesso. Por isso, uma campanha de coleta de dados de satélite para pesquisa foi iniciada.

Camaliot é uma campanha financiada pela Agência Espacial Europeia, e seu primeiro projeto se concentra em tornar os proprietários de smartphones em todo o mundo parte de um projeto que pode ajudar a melhorar as previsões do tempo usando o receptor GPS do seu telefone através de um aplicativo desenvolvido o Android.

aplicativo Camaliot funciona em dispositivos com Android versão 7.0 ou posterior que suportam navegação por satélite.

Como funciona

Da forma como funciona a navegação por satélite, telefones ou outros receptores procuram sinais de uma rede de satélites que mantém uma órbita fixa.

Os satélites enviam mensagens com a hora e sua localização e, uma vez recebidas, os telefones anotam quanto tempo cada mensagem demorou para chegar e usam esses dados para descobrir onde estão na Terra.

Os pesquisadores pensam que podem usar sinais de satélite para obter mais informações sobre a atmosfera. Por exemplo, a quantidade de vapor de água na atmosfera pode afetar como um sinal de satélite viaja pelo ar para algo como um telefone.

O aplicativo reúne informações para rastrear a intensidade do sinal, a distância entre o satélite e o telefone usado e a fase da operadora do satélite, de acordo com as perguntas frequentes de Camaliot.

Com dados suficientes coletados de todo o mundo, os pesquisadores podem, teoricamente, combiná-los com as leituras meteorológicas existentes para medir as tendências de vapor de água a longo prazo.

Eles esperam usar esses dados para informar modelos de previsão do tempo com aprendizado de máquina. Eles também podem rastrear mudanças na ionosfera da Terra – a parte da atmosfera próxima ao espaço.

Criar melhores previsões ionosféricas pode ser relevante no rastreamento do clima espacial e, eventualmente, tornar os Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) mais precisos, considerando eventos como tempestades geomagnéticas.

Como usar o Camalior?

Veja como você pode começar a usar o aplicativo Camaliot em seu telefone Android depois de baixá-lo no Google Play :

  1. Selecione “iniciar registro” e coloque seu telefone em uma área com uma visão clara do céu para começar a registrar os dados
  2. Depois de ter medido ao seu gosto, selecione “stop logging”
  3. Em seguida, carregue sua sessão no servidor e repita o processo ao longo do tempo para coletar mais dados. Você também pode excluir seus arquivos de log armazenados localmente nesta etapa.

Além de poder ver suas próprias medições em comparação com outras acumuladas ao longo do tempo, você também pode ver uma tabela de classificação mostrando as sessões de registro feitas por outros participantes. Eventualmente, as informações coletadas para o estudo estarão disponíveis em um portal separado.

Para usuários cadastrados, sua senha, nome de usuário, endereço de e-mail e número de medições serão armazenados no banco de dados da Camaliot, mas não serão utilizados em publicações e produtos pós-estudo.

Especificamente, Camaliot diz que a necessidade de dados pessoais extensivos é para fins científicos e de monitorização ambiental e que a sua necessidade de tratamento de dados é “necessária para o desempenho de uma tarefa de interesse público, nomeadamente para a realização deste estudo científico. ”

Os participantes registrados também participarão de um pool para ter a chance de ganhar prêmios, como um telefone Android de dupla frequência e vouchers da Amazon. A campanha estará ativa até 30 de junho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui