Aplicativo de VPN do Facebook é removido da App Store

Após toda a confusão do caso polêmico envolvendo a Cambridge Analytica e o vazamento de milhões de dados, todos começaram a analisar cada “passo” que o Facebook deu desde então, e não apenas em seus aplicativos e serviços, mas também naqueles mantidos pela empresa. Para quem não conhece, o Facebook possui seu próprio serviço de VPN, o Onavo Protect, um aplicativo que na Play Store já soma mais de 33 milhões de downloads.

Até pouco tempo, o mesmo estava disponível na App Store, mas após pressão da Apple, o Facebook acabou removendo a versão para iPhone. Informações apontam que a rede social tirou seu próprio app de VPN pelo fato do mesmo ter violado regras de coleta de dados implementadas pela Apple em junho deste ano.

As novas diretrizes da Apple informam que a empresa pode banir apps que “coletam informações sobre quais aplicativos estão instalados no dispositivo para fins de análise, publicidade ou marketing”, e pelo o que você pode imaginar, o Onavo Protect fazia exatamente isso.

A política de privacidade do Onavo diz que ele “analisa como você usa aplicativos e fornece análise de mercado e outros serviços para afiliados e terceiros”. Estranhamente, foi relatado que o serviço do Facebook coletava dados mesmo quando estava desligado.

Em um comunicado, a Apple deixou bem claro que, no iOs, “aplicativos não devem coletar informações sobre quais outros apps estão instalados”. A companhia disse:

“Trabalhamos duro para proteger a privacidade dos usuários e a segurança dos dados em todo o ecossistema da Apple. Com a atualização mais recente das nossas diretrizes, deixamos explicitamente claro que os aplicativos não devem coletar informações sobre quais outros apps estão instalados no dispositivo para fins de análise ou publicidade/marketing, e devem deixar claro quais dados do usuário serão coletados e como serão usados.

Embora não esteja mais disponível na App Store, aqueles que possuem o aplicativo instalado poderão continuar usando o serviço sem problemas. Até o momento, o Facebook não comentou se o Onavo Protect voltará a loja da Apple. No Android, o app continua disponível na Play Store e pode ser baixado pelos usuários.

Fonte: TechCrunch

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here