A gigante de tecnologia Google acaba de apresentar uma nova funcionalidade no seu app de Arts & Culture: a criação de poemas através de Inteligência Artificial. A nova ferramenta está disponível tanto na aplicação como no website e traz diferentes tipos de poesias que podem ser criados.
A ideia é que o utilizador escolha um tipo de poema e um tema de pintura, e, com base nestas informações, o sistema PaLM 2 large language model, responsável por gerar a poesia, crie um texto que une o tema escolhido com o tipo de poema selecionado de forma bastante criativa e inovadora.
Para utilizar esta nova funcionalidade, basta aceder à secção “Arts & Culture” e selecionar a opção “Digital Postcard” que, além das opções de tipos de poemas, também fornece opções para personalizar o verso, criando assim um postal de arte de forma rápida e fácil.
Outra novidade na aplicação é a funcionalidade “cultural flywheel”, um sistema que pretende facilitar as pesquisas por assuntos específicos na área de arte e cultura. Atualmente, a ferramenta só está disponível para utilizadores do sistema operativo Android, mas deverá em breve ser libertado para a versão iOS.
A nova funcionalidade de poemas gerados por Inteligência Artificial vem na sequencia constante de investimento da Google em Inteligência Artificial, que já permitiu a criação de diversos recursos que facilitam e transformaram a forma como utilizamos a tecnologia no nosso dia a dia.
Apesar da inteligência artificial ser muitas vezes associada a perda de empregos, é importante enfatizar que a criação de ferramentas como essa da Google reforça o nosso entendimento de que a principal função é facilitar a vida das pessoas. Com essa abordagem, a Inteligência Artificial torna-se uma ferramenta cada vez mais útil e presente em diferentes áreas.
O uso da tecnologia para a criação de poemas não é inovador, visto que já existem diversas ferramentas online que permitem a geração de conteúdos poéticos. O grande diferencial da nova funcionalidade da Google é a utilização de uma tecnologia de aprendizado de máquina avançada que permite a criação de textos cada vez mais complexos e criativos.
Fonte: Google