Aplicações do iOS falham mais vezes do que apps Android

Num estudo realizado entre Novembro e Dezembro de 2011, as aplicações do sistema operativo da Apple falharam mais do que as congéneres no Android.

Em termos de aplicações falhadas a cada inicialização, as que correm no iOS sempre apresentaram resultados mais negativos do que apps iniciadas no Android. As diferenças não são gigantescas, mas são consideráveis principalmente numa altura em que Apple e Google lutam para ser o melhor sistema operativo aos olhos dos utilizadores e especialistas.

As diferenças no crash de aplicações em iOS e Android são de 0,36 por cento no primeiro quartil, 0,74 por cento no segundo quartil e de 0,69 por cento no terceiro quartil. Os resultados mais negativos revelam que em cada 100 aplicações iniciadas no sistema operativo móvel da Google, 3 apresentam falhas, enquanto no iOS «3 aplicações e meia» não iniciam correctamente.

Segundo a empresa analista Forbes, a explicação para o maior número de falhas do sistema operativo da marca da maçã está na integração que muitas aplicações têm com o sistema GPS e a conexão de dados, Wi-Fi e 3G. Por exemplo, uma aplicação quando iniciada que necessite de ligação à Internet e estiver a funcionar em 3G, se trocar para Wi-Fi, vai ser considerada como «crashada» nas contas da Crittercism, empresa de análise de apps que apresentou os números.

Outra parte do estudo revela que o Android é mais estável do que o iOS no que diz respeito ao número de aplicações inicializadas de maneira errada. O número de falhas é maior na versão 5.0.1 do sistema da Apple, enquanto a versão 4.3.3 do Android é a que apresenta mais aplicações falhadas. Os resultados dos estudos incluem diversas versões dos dois SO, começando no Android 1.6 e iOS 3.1.3 .

A justificação para um maior número de falhas na mais recente versão do iOS pode ter a ver com a maior migração que a Apple permite para versões mais actuais e pela falta de actualização das aplicações à nova versão 5.0.1 . O Android sempre apresentou um problema de fragmentação e mesmo que os utilizadores queiram migrar para a versão o SO mais recente, não o podem fazer por limitações físicas dos telemóveis. Mas não deixa de ser um aspecto positivo que um sistema operativo móvel com tantas versões apresente ainda assim uma maior estabilidade no lançamento de aplicações.

Se é utilizador Android ou tem iOS no seu smartphone, deixe a sua opinião de utilizador sobre o resultado do estudo, nos comentários.

2 COMENTÁRIOS

  1. O meu iphone 3GS é difícil travar mesmo com jailbrake e vários apps instalados acho ki isso depende muito da forma que ele é utilizado independente da plataforma

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui