Aplicação portuguesa PT MagicContact torna o Android mais acessível e simplificado

pt_magiccontact

Num mundo digital tão ativo, rápido e agressivo comercialmente em criar novas inovações, atualizações e versões variadas de sistemas operativos móveis nem sempre atendemos à necessidade de adaptação das novas tecnologias a pessoas com deficiências motoras que não podem usar da mesma forma os dispositivos mas que, não deixam de ter as mesmas necessidades de comunicar e usufruir das inovações atuais.

De forma a minimizar esta dificuldade natural, a Fundação PT em colaboração com a Sapo e a MagicKey (uma spin off do Instituto Politécnico da Guarda) apresentam uma aplicação gratuita com o nome de código PT MagicContact para permitir a pessoas com dificuldades motoras de simplificar o uso de dispositivos móveis com sistemas operativos Android instalados.

Alguns dos smartphones disponíveis no mercado:

O PT MagicContact apresenta as seguintes modos de acesso e funcionalidades:

Modos de acesso:

  • Para os utilizadores com limitações na motricidade fina, o acesso pode ser feito através de toques indistintos no ecrã usando o modo de varrimento, ou acesso direto através de botões de grandes dimensões com possibilidade de ampliação;
  • O acesso para utilizadores sem mobilidade dos membros superiores é feito através de manípulo externo (necessita adaptador), usando o modo de varrimento.

Funcionalidades de Acessibilidade ao telemóvel: 

  • Contactos Rápidos – mensagens SMS predefinidas com ou sem localização, e contatos telefónicos favoritos;
  • Envio de Mensagens Escritas (SMS);
  • Chamadas de voz;
  • Acesso à Internet.

Funcionalidades de Comunicação Alternativa:

  • Texto para Voz – escrita por texto: frases predefinidas e predição de palavras;
  • Tabelas de Comunicação – botões com associação de frases utilizando a conversão de texto em voz do equipamento ou ficheiros de áudio.

Esta aplicação já se encontra disponível para download na Play Store da Google. Aguarda-se a adaptação desta aplicação inovadora para outros sistemas operativos móveis como o iOS ou Windows Phone.

Este desenvolvimento demonstra uma preocupação social especial para pessoas especiais que tem necessidades únicas e que de forma alguma podem se sentir excluídos do mundo digital e comunicação global.

Podemos concluir que a necessidade de quem está a projetar novas tecnologias deverá sempre ter em conta a acessibilidade das mesmas para que assim tenham um componente social e ser inclusiva e não discriminatória e as nossas instituições governamentais deve apoiar sempre este tipo de projetos.

Veja também...

Deixe o seu comentário