APDSI participou na Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet 2018 intitulada “Internet: um jogo de sombras?”

22 de Outubro de 2018
1 Partilhas 322 Visualizações

“Internet: um jogo de sombras” foi o tema central da edição de 2018 da Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet, que se realizou a 17 de outubro na Universidade de Aveiro, e onde a APDSI marcou presença enquanto uma das entidades organizadoras.

A academia, várias entidades públicas estratégicas e entidades privadas juntaram-se à comunidade técnica da Internet e à sociedade em geral para discutir questões emergentes diretamente relacionadas com a Governação da Internet.

Depois do debate “Que tipo de Internet queremos? Governação e políticas públicas da Internet nos contextos nacional e global”, os participantes dividiram-se entre a sessão dedicada à “Inteligência Artificial e Big data”, moderado por Miguel Brito Campos, da APDSI, e o debate sobre “Segurança no Ciberespaço: O dilema entre a privacidade do indivíduo e a segurança do Estado”. Ernesto Costa, da Universidade de Coimbra, foi o keynote speaker deste painel, para o qual deixou a mensagem que, os mecanismos de inteligência artificial que foram acrescentados aos computadores, têm tanto de positivo quanto de perigoso.

Foram descritas três formas de Inteligência Artificial: a simbólica (agentes de decisão num computador que segue o caminho dos humanos), a conexionista (abordagem que apareceu nos anos 80, sendo um modelo assente na maneira como o cérebro funciona e como os neurónios se interligam para resolver problemas complexos) e a evolutiva (uma nova maneira de encarar esta arquitetura com base em ligações neuronais; as soluções são criadas pelo computador com base numa seleção natural – deep learning; não há raw data).

As fake news, a tecnologia Blockchain e a “Governação, confiança, privacidade e desafios na era do IoT” foram os temas em destaque da parte da tarde. As notícias falsas e boatos sempre existiram mas a sua propagação pelos mais variados media tem levantado questões sobre o atual papel do jornalista, sendo necessário criar soluções adaptadas a um ecossistema mediático universal e instantâneo.

Os resultados produzidos pelo evento, organizado pela FCT em parceria com a ANACOM, DNS.pt, IAPMEI, Internet Society e a APDSI, serão enviados ao Internet Governance Forum – IGF para elaboração do habitual relatório anual.

Artigos interessantes

Huawei P smart + 2019 já está à venda em Portugal
Destaques
3 Partilhas33 Visualizações
Destaques
3 Partilhas33 Visualizações

Huawei P smart + 2019 já está à venda em Portugal

Bruno Peralta - 22 de Março de 2019

A Huawei lança o Huawei P smart + 2019 no mercado português, uma versão atualizada do muito recente P Smart…

Primeiro Doodle com Inteligência Artificial (IA)
Google
6 Partilhas50 Visualizações
Google
6 Partilhas50 Visualizações

Primeiro Doodle com Inteligência Artificial (IA)

Sandra Pacheco - 22 de Março de 2019

Hoje, dia 21 de Março celebra-se a vida e obra de Johann Sebastian Bach mas também um grande passo para…

RAZER anuncia colaboração em jogos móveis com Tencent
Gaming
2 Partilhas28 Visualizações
Gaming
2 Partilhas28 Visualizações

RAZER anuncia colaboração em jogos móveis com Tencent

Bruno Peralta - 22 de Março de 2019

A Razer anunciou hoje a colaboração com a Tencent Holdings Limited (“Tencent”), um fornecedor líder de serviços de Internet de…

Comente

O seu email não será publico