APDSI entrega prémios “Transformação Digital 2022”

A Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em associação e com o apoio da Oracle Portugal, promoveu mais uma edição do “Prémio Transformação Digital”, destinado a reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em Portugal.

Os prémios foram entregues aos projetos vencedores das três categorias do Prémio Transformação Digital 2022.

Este ano, em nota enviada à imprensa, a APDSI salienta a “quantidade e qualidade das candidaturas recebidas, o que nos gera muita alegria pela forma como as candidaturas estão feitas: para trazer mais inovação. Portugal tem capacidade de transformar; de pôr tecnologia com KPIS para serem medidos que retornam numa mais-valia para a sociedade”, descreve Filipa Fixe, Vogal da Direção da APDSI e coordenadora do Prémio Transformação Digital.

Prémios APDSI
Prémios APDSI

Na categoria Eficácia/Eficiência das Organizações, o vencedor foi a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, com o projeto “WONEApp – Water Optimization for Network Eficiency”, uma aplicação para smartphones que visa ajudar a combater as perdas e permite que as equipas técnicas detetem anomalias no terreno e as possam reportar de forma célere, “permitindo uma reparação de cada avaria mais rápida e que menos água se perca”. Esta solução está disponível para outras entidades nacionais.

Na categoria Proximidade com o Cidadão e Sociedade Mais Inclusiva, venceu o projeto “Mais Transparência”, da Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Este é um portal de acesso livre e com dados abertos da Administração Pública, que permite consultar informação num formato gráfico, “muito visual” e fácil de compreender, cumprindo com as regras da acessibilidade. O portal resulta da colaboração com cidadãos, equipas e parceiros. São agregadas para exploração, neste momento, mais de 100 fontes de dados vindas de várias entidades públicas e com atualização diária no portal. Dados confiáveis, fáceis de consumir e atualizados são os três pilares essenciais em que assenta o Mais Transparência.

Já na categoria de Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital, o prémio foi entregue aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde pelo projeto “Exames Sem Papel”, graças à sua característica de permitir desmaterializar a prescrição, realização, faturação e partilha de resultados de exames. A informação digital pode ser consultada em qualquer ponto do SNS e acompanha quer o médico, quer o doente. Já foram partilhados mais de 13 milhões de resultados que podem ser consultados na app e no portal do SNS 24.

O objetivo destes prémios passa por promover uma sociedade mais digital sustentada por instituições públicas e privadas mais eficientes e próximas das necessidades do cidadão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui