Anúncios para o Whatsapp estão a chegar em 2020

O WhatsApp foi e continua sendo o serviço de mensagens instantâneas mais populares de todo o mundo, mas não podemos acreditar que irá continuar sendo no futuro. Afinal, até agora app vem sendo uma experiência sem anúncios desde que foi lançado em 2009. E isso pode ter sido uma das variáveis para esse sucesso.

Infelizmente, isso está prestes para a tristeza de muitos, e para a alegria de sua concorrência. O Facebook, gigante da rede social que possui o WhatsApp, anunciou que os anúncios chegarão à plataforma de mensagens no ano que vem, em 2020.

A grande notícia foi divulgada no recente Marketing Summit do Facebook, realizado em Roterdã. Um slide mostrando o movimento foi quebrado por Olivier Ponteville, chefe de mídia da empresa de publicidade social Be Connect. O comentarista da indústria de mídia social Matt Navarra também tirou fotos do slide em questão.

Os anúncios

Pelo que foi notado nos slides, o recurso Status do WhatsApp mostrará anúncios à medida que os usuários se envolvem em atualizações de amigos e familiares. Apesar de não confirmada, a imagem dos anúncios em ação sugeriu que eles serão exibidos de forma semelhante àquela já presente no Instagram Stories.

Ou seja, quando os usuários clicarem nos clipes de outros, os anúncios podem se colocar na transição entre a história de um usuário e outra. E, assim como as promoções do Instagram, os anúncios no WhatsApp foram exibidos para preencher a tela inteira de um dispositivo.

O WhatsApp Status estreou em 2017 e funciona de maneira muito semelhante ao Snapchat Stories e Instagram Stories; os usuários podem fazer upload de fotos ou vídeos que desaparecerão após 24 horas.

Discussão

Apesar de já termos previsto que isso iria acontecer um dia, o Facebook foi e está sendo muito cauteloso com essa possível implantação. Afinal, expulsar os seus possíveis clientes sempre será um motivo para perder dinheiro. E o Whatsapp sempre foi conhecido por ser uma plataforma livre de anúncios, tal como foi indicado aquando do anúncio da aquisição do WhatsApp pelo Facebook e referido neste post do WhatsApp que não teria publicidade.

Vale a pena notar que o recente anúncio do Facebook apenas discutiu a implementação de anúncios no Whatsapp Status. Isso significa que não se espera que as promoções apareçam em outros segmentos do aplicativo, como os próprios bate-papos. Pelo menos por enquanto, pois sabemos muito bem o que significa “ir devagar” para o Facebook.

Em resposta aos Tweets de Ponteville e Navarra, muitos usuários do WhatsApp expressaram sua decepção com a decisão:

  • Um deles disse: “Hora de sair do WhatsApp e da família completa do Facebook”.
  • Outro afirmou: “É hora de apagar o WhatsApp do meu celular”.
  • Um terceiro declarou: “Bem, hora de procurar uma alternativa, então”.

Embora uma ampla data de lançamento de 2020 tenha sido fornecida pelo Facebook durante sua Cúpula de Marketing, um lançamento mais preciso para anúncios do WhatsApp é desconhecido. Mas uma coisa é certa, isso vai acontecer.

E aquelas pessoas que não querem isso, o jeito é apenas procurar outra alternativa, como disse o internauta. Embora isso não seja um problema, pois existem muitos outros aplicativos disponíveis, que tem grande potencial não explorado. Enfim, resta esperar e ver qual o caminho da maioria.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here