Anonymous ataca a Rosatom, empresa russa que gere central nuclear na Ucrânia

Enquanto a guerra na Ucrânia continua e já vai na terceira semana, o grupo de hackers Anonymous anunciaram ontem que tinham invadido o site da Rosatom, a empresa da Rússia que administra a central nuclear de Zaporizhzhya na Ucrânia.

Acredita-se que a corporação russa esteja a controlar as centrais nucleares na Ucrânia que foram apreendidas aquando do ataque de Putin, nomeadamente as deZaporizhzhia e Chernobyl. O grupo Anonymous confirmaram a ação, anunciaram que conseguiram um deface ao site da Rosatom.

De acordo com o The Jerusalem Post, os hackers mudaram a interface do site e o tornaram inacessível. Além disso, o Anonymous também obteve acesso a gigabytes de dados que agora planeiam divulgar para o público em geral. Os hackers invadiram o site da Rosatom depois de as forças russas terem-se apropriado, a 4 de março,  da central nuclear de Zaporizhzhia, tendo-se seguido seguidas de bombardeios constantes, causando danos em por toda a parte.

A 24 de fevereiro, o dia em que o presidente russo Vladimir Putin anunciou a operação militar ‘especial’ na Ucrânia, as forças russas rapidamente se moveram para assumir o controlo da central nuclear de Chernobyl.

As ações agressivas da Rússia em relação às centrais não apenas alarmaram a Ucrânia, mas também o mundo inteiro. A Ucrânia informou repetidamente a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que não conseguiam confirmar o estado da central nuclear.

A Rússia, no entanto, negou que planeia assumir completamente o seu controlo. Funcionários da corporação estatal Rosatom teriam chegado a Zaporizhzhia a 11 de março. Antes do Anonymous invadirem o site da corporação.

O Anonymous assumiu a responsabilidade por derrubar o site da ‘estação de propaganda russa RT News’ e alguns outros canais de notícias. A NBC News sugeriu que o presidente dos EUA recebeu informações para realizar ataques cibernéticos contra a Rússia. A Casa Branca negou o relatório, dizendo que está ‘descontroladamente fora da base’.

Fonte: Republic World

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui