Android. UE quer impedir Google de “forçar” as empresas a utilizar Chrome e Google Search como default

Empresas que vendam dispositivos com os serviços da Google Play instalados tem que aderir a um conjunto de regras muito estrito. As empresas que não seguem essas regras perdem a certificação para aceder à Google Play Store.

Essas regras incluem que aplicações devem estar pré-instaladas no dispositivo e a inclusão do Google Chrome e do Google Search como web browser e motor de busca pré-definidos.

A União Europeia poderá querer desmontar esta prática

De acordo com uma reportagem do The Washington Post, a União Europeia poderá ter planos para bloquear o Google de manter esta prática de exigir o Chrome e o Google Search. De acordo com a reportagem, a União Europeia poderá impor multas na casa dos biliões de dólares caso avance com esta proibição e a Google insista na mesma.

Esta legislação também poderá incluir uma alteração de regras para as aplicações pré-instaladas. Não é impossivel que a União Europeia esteja a preparar regras fortes para impedir que a Google possa continuar a ditar que aplicações devem estar instaladas para que as empresas produtoras de dispositivos móveis possam aceder à Google Store.

A questão pode ser complicada na medida em que a Google Store não é propriamente um “serviço publico”, e portanto a Google em teoria teria liberdade para ditar as regras de quem pode utilizar o serviço ou não. Porém, na prática, um dispositivo Android que esteja proibido de aceder à Google Store, é um dispositivo sem grandes possibilidades de competitividade no mercado.

Estas regras poderão ser disruptivas para os lucros da Google

Os maiores lucros da Google advém da publicidade. E é o facto de as pessoas utilizarem o Chrome e o Google Search que permite à empresa conhecer os hábitos dos seus utilizadores e lhes oferecer publicidade “à medida”. Caso as pessoas comecem a utilizar outros browsers e outros motores de busca, o mercado para publicidade da empresa também será menor.

Fonte: XDA Developers

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here