Android. UE quer impedir Google de “forçar” as empresas a utilizar Chrome e Google Search como default

Empresas que vendam dispositivos com os serviços da Google Play instalados tem que aderir a um conjunto de regras muito estrito. As empresas que não seguem essas regras perdem a certificação para aceder à Google Play Store.

Essas regras incluem que aplicações devem estar pré-instaladas no dispositivo e a inclusão do Google Chrome e do Google Search como web browser e motor de busca pré-definidos.

A União Europeia poderá querer desmontar esta prática

De acordo com uma reportagem do The Washington Post, a União Europeia poderá ter planos para bloquear o Google de manter esta prática de exigir o Chrome e o Google Search. De acordo com a reportagem, a União Europeia poderá impor multas na casa dos biliões de dólares caso avance com esta proibição e a Google insista na mesma.

Esta legislação também poderá incluir uma alteração de regras para as aplicações pré-instaladas. Não é impossivel que a União Europeia esteja a preparar regras fortes para impedir que a Google possa continuar a ditar que aplicações devem estar instaladas para que as empresas produtoras de dispositivos móveis possam aceder à Google Store.

A questão pode ser complicada na medida em que a Google Store não é propriamente um “serviço publico”, e portanto a Google em teoria teria liberdade para ditar as regras de quem pode utilizar o serviço ou não. Porém, na prática, um dispositivo Android que esteja proibido de aceder à Google Store, é um dispositivo sem grandes possibilidades de competitividade no mercado.

Estas regras poderão ser disruptivas para os lucros da Google

Os maiores lucros da Google advém da publicidade. E é o facto de as pessoas utilizarem o Chrome e o Google Search que permite à empresa conhecer os hábitos dos seus utilizadores e lhes oferecer publicidade “à medida”. Caso as pessoas comecem a utilizar outros browsers e outros motores de busca, o mercado para publicidade da empresa também será menor.

Fonte: XDA Developers

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here