Android poderá adicionar criptografia de ponta a ponta no Google Messages

Um único aplicativo para iPhone é importante para manter você conectado ao iOS para sempre, e é o iMessage. É uma alternativa de SMS que a Apple criou há muitos anos, aquela que trouxe as bolhas azuis de mensagens para o celular, que se tornaram um identificador chave para os usuários do iPhone.

O iMessage funciona no iPad e Mac, oferecendo o mesmo conjunto de recursos avançados de mensagens de texto, e toda a comunicação é protegida por criptografia de ponta a ponta.

A Apple nunca criou um aplicativo iMessage para Android ou qualquer outra plataforma, e o Google luta para encontrar uma alternativa semelhante há muitos anos. A última tentativa é chamada RCS ( rich communication services ) e não está disponível para usuários do Android em qualquer lugar.

Além disso, o Google Messages é menos seguro que o iMessage, pois não suporta criptografia de ponta a ponta, que é um recurso essencial para aplicativos de mensagens. O Google finalmente vai corrigi-lo, pois já está testando a criptografia completa em uma versão interna do Google Messages.

iMessage

O iMessage foi o primeiro a tornar a criptografia de ponta a ponta popular entre os aplicativos de bate-papo. O que esse tipo de criptografia faz é garantir que apenas o remetente e o destinatário da mensagem possam lê-lo. Não pode ser interceptado por hackers ou acessado pela empresa.

Outros aplicativos, incluindo WhatsApp e Signal, também oferecem mensagens instantâneas criptografadas de ponta a ponta.

O Facebook confirmou no ano passado que todas as suas propriedades que podem fornecer suporte de bate-papo, incluindo Messenger, WhatsApp e Instagram, serão migradas para a criptografia de ponta a ponta. Com isso em mente, o Google dificilmente pode se dar ao luxo de não corresponder a essas ofertas quando se trata de padrões de segurança móvel.

A criptografia de ponta a ponta é mencionada no Google Messages 6.2.031, uma versão interna do aplicativo.  Dessa forma, o Google Messages exigirá uma conexão com a Internet para que o recurso funcione. Sem internet celular ou Wi-Fi, o iMessage também falha e pode recorrer ao SMS / MMS, que não são criptografados por padrão.

Recurso

A plataforma RCS do Google funcionará de maneira semelhante e você provavelmente poderá personalizar sua experiência com RCS. No iPhone, você pode optar por não enviar mensagens como SMS / MMS quando não houver internet.

O código também indica que, ao enviar dados de localização para seus contatos, as informações serão criptografadas. Além disso, você poderá permitir que os aplicativos acessem o conteúdo de suas mensagens.

Além disso, ambas as partes podem precisar usar as Mensagens do Google para aproveitar a criptografia de ponta a ponta, embora outros aplicativos RCS também possam obter suporte no futuro.

Não está claro quando esta versão específica do Google Messages será lançada ou se a criptografia de ponta a ponta será ativada em breve. Mas parece o tipo de recurso de segurança que pode ser anunciado para o Android 11.

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here