Android permite controlar o smartphones com os olhos ou um sorriso

Recentemente o Android introduziu um conjunto de funcionalidades, sendo a mais importante a  Camera Switches, que permite que o utilizador interaja com o seu smartphone através de um conjunto de gestos faciais.

Esta novidade é uma actualização do Switch Access, que tinha sido lançado em 2015, em que o utilizador podia recorrer diversos botões adaptados para realizar mais facilmente as suas funções. Através do novo recurso, que utiliza a câmara do equipamento para facilitar a comunicação, basta fazer um conjunto de gestos pré-definidos para que o smartphone realize determinadas funções: olhar para a direita, para a esquerda, para cima, levantar as sobrancelhas, sorrir ou abrir a boca.

Pode-se associar um gesto a uma tarefa em especifico, entre as quais: ler notificações, selecionar menus, ou ativar funcionalidades, como ouvir música. O utilizador pode personalizar a duração de um gesto, mas que seja vista como um comando que aciona uma determinada função, e para que evite que sejam feitas tarefas de forma não propositada.

blank

A nova opção da  Camera Switches vai ficar disponível a partir do dia 30 de Setembro e pode ser acedida no menu de acessibilidade do Android.

Paralelamente, a gigante da tecnologia também lançou uma nova aplicação intitulada Project Activate, destinada, especificamente, a quem não consegue falar ou tem problemas neurológicos. O objectivo principal do Project Activate é facilitar a comunicação dos utilizadores com outras pessoas.

Os utilizadores podem programar a aplicação para repetir frases como: “Por favor, espere!” quando movem os olhos de uma determinada forma ou fazem um gesto com o rosto. A aplicação, que de momento apenas está disponível nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, também pode ser programada para reproduzir áudio, fazer ligações ou enviar textos, como mensagens de emergência.

O Google atualizou, também, a aplicação Lookout, que ajuda invisuais ou pessoas com pessoas com grandes problemas de visão, a identificar objetos físicos, ler rótulos de comida, entre outras funções.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here