Android P contará com navegação por gestos ao estilo iPhone X

A Google está a testar uma nova barra de navegação para o Android P (versão do sistema operativo que ainda se encontra em fase experimental e que apenas deverá ser apresentado em maio) que é muito semelhante aquela disponibilizada pela Apple no iPhone X. Acidentalmente, a Google revelou essa barra de navegação numa publicação dedicada aos programadores Android no seu blog. Mas, quando se apercebeu do erro, a empresa removeu-a imediatamente.

A nova barra de navegação não parece nada igual com aquele que conhecemos como padrão do Android. Não inclui um botão de multi-tarefa e o botão central de início parece ter menores dimensões, enquanto o botão de voltar mantém-se no mesmo lugar de sempre. Por sua vez, o esquema de cores da janela de configurações, combinando tons azuis e branco, revelam que se trata de um smartphone da marca Pixel.

Segundo o The Verge, a Google está a testar uma nova barra de navegação que é semelhante ao iPhone X, confirmando que o botão horizontal é dedicado a navegação por gestos. O botão de aplicações recentes perde a sua funcionalidade com o controlo por gestos, daí nem aparecer na imagem.

A Google continua a experimentar essa barra de navegação, embora nas versões anteriores do sistema Android, a empresa já testou outras alterações na barra de navegação e nunca chegou a aprová-las para o utilizador final. Apesar disso, a Google está a apoiar totalmente as capturas de ecrã como o iPhone X ou o Essential Phoe com a sua atualização Android P e uma nova barra de navegação por gestos, certamente facilitaria todos os utilizadores a aproveitarem melhor os ecrãs dos dispositivos.

Por outro lado, quem já teve a oportunidade de mexer no iPhone X, sabe que a troca do botão Home ofereceu grande mudanças de usabilidade no sistema iOS, mas tornou os utilizadores de longa data bastante confusos. Vamos aguardar por mais novidades sobre o Android P durante a conferência de E/S da Google no próximo mês!

Fontes: The Verge

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

1 COMENTÁRIO

  1. Nāo achei nada confuso a ausência do botāo home!! Ao contrário!! Muito mais fácil!! Lutar contra essa facilidade é estar contra o avanço tecnológico!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here