Android M com maior controlo sobre as permissões de app

Android M

Atualmente os utilizadores não têm um grande controlo sobre as permissões de cada aplicação nos sistemas Android, levando a que aplicações com fins maliciosos acabem por obter as permissões extra que necessitam, só porque o utilizador quer uma determinada funcionalidade.

Hoje em dia o utilizador apenas tem a opção de aceitar ou não as permissões pedidas pela aplicação. Se aceitar todas as permissões, a aplicação é instalada; se por qualquer razão recusar que determinada permissão seja atribuída à aplicação, terá de cancelar a instalação da mesma. Não existe forma de personalizar os acessos de cada app que for instalada.

No entanto, o Google parece estar a trabalhar para acabar com isso já que, segundo algumas fontes, a próxima versão do sistema operativo dará ao utilizador um maior controlo sobre permissão pedida pela aplicação.

Na versão 4.3 Jelly Bean existia uma opção que permitia controlar as permissões de cada aplicação e ativar/desativar conforme cada utilizador quisesse, a “App Ops“. Esta funcionalidade acabou por desaparecer aquando do lançamento da versão 4.4.2 KiKat, por razões de segurança, segundo o Google, já que poderia causar erros se fosse usada de forma constante.

Segundo as previsões o Android M deverá ser apresentado nos próximos dias 28 e 29 de maio na conferência Google I/O, que decorrerá em São Francisco.

Fonte: Bloomberg

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here