Android e iOS correspondem a 96.3 % do mercado de Smartphones em 2014

android_ios

Num estudo apresentado pela IDC (International Data Corporation), consultora de tecnologias muito conceituada a nível mundial, divulga os dados relativos ao último trimestre de 2014 sobre as plataformas móveis presentes nos smartphones.

Este estudo revela que plataforma Android continua a dominar com 81.5% do mercado global seguido pela plataforma iOS com 14,8% o que representam os dois um domínio quase total do mercado de smartphones.

De forma a compreender os dados apresentamos a tabela representativa:

tabela_smartphones

Neste mesmo estudo é apresentado um gráfico evolutivo sobre os últimos 5 anos sobre plataformas móveis presentes nos smartphones.

tabela_smartphones_vendas

Podemos concluir que o sistema Android apresenta uma subida exponencial fruto do domínio e avanço tecnológico da Google e que a iOS ainda consegue ter expressão, pelo facto de ter seguidores e qualidade muito próprios da Apple.

Quanto às restantes plataformas a sua expressão é muito reduzida destacando-se o Windows Phone com a pouca presença, resultado da fraca adesão por parte dos utilizadores a sistemas criados para a Microsoft. Poderá o Windows 10 reverter estes dados? Teremos que aguardar, mas se os principais fabricantes de dispositivos não apostarem na introdução do novo sistema o seu sucesso pode ser muito pouco expressivo.

Esta consistência de domínio dos sistemas Android deverá perdurar durante mais anos dada a constante evolução, investimento e incremento de qualidade que a Google vai introduzindo como foi o caso do lançamento do novo Android 5.1 Lollipop.

Quanto aos sistemas iOS deverão manter a aposta nos padrões de qualidade e inovação que a Apple impõe nos seus produtos como foi o caso do recente lançamento dos novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus mesmo que não signifique o domínio do mercado.

Este tipo de estudos são importantes para vermos o paradigma que o mercado dos smartphones vai criando onde cada vez mais os utilizadores utilizam este tipo de dispositivos em detrimento de computadores portáteis ou mesmo de secretária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here