Android está de parabéns

São cinco os anos de existência. Em 2007, poucos meses depois do lançamento do primeiro iPhone, o sistema que prometia revolucionar o mercado dos telemóveis dá também os primeiros passos. No dia 5 de novembro a Google anunciou o Open Handset Alliance, bem como, a intenção de construir uma “plataforma realmente aberta e abrangente para os aparelhos móveis”.

E assim foi, em menos de um ano, decorria o mês de outubro de 2008 a HTC apresenta o primeiro dispositivo com sistema Android 1.0, no modelo G1 da T-Mobile disponível na altura nos Estados Unidos.

Posteriormente, este modelo foi atualizado para a versão 1.6 com uma memória de 528 MHz, um processador Qualcomm MSM7201A ARM11, 192MB de RAM, 256MB de ROM até 16GB  com cartão microSD, um teclado QWERTY, câmara de 3.2 megapíxeis e finalmente um ecrã de 3,2 polegadas com 320 x 480 (180ppi) HVGALCD.

Desde essa altura muitos foram os nomes, alguns alusivos a marcas conhecidas, até chegarmos ao recente Jelly Bean. O sistema Android já foi batizado com inúmeras designações, assim tivemos: o Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb e o Ice Cream Sandwich. Várias são as marcas a utilizarem o sistema criado pela Google desde a Samsung, que está a ter um sucesso tremendo com o Galaxy S III, a gama Nexus da Google, a LG ou a Motorola.

O sistema conseguiu um sucesso tal, que nos dias que correm, é líder nas preferências dos utilizadores nos E.UA onde a Google a domina o mercado dos telemóveis de última geração com 52,6 por cento. Contudo, não se pode desvalorizar a tendência de crescimento da Apple também neste setor, a rivalidade entre os dois sistemas teve início há cinco anos mas o final ninguém sabe como e quando será.

Fonte: Tom’s Hardware

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui