Android continua a ser líder, mas está a perder para a Apple

Os smartphones representam um segmento tecnológico extremamente competitivo, no qual nem os líderes mais dominantes estão livres dos obstáculos criados pela feroz concorrência.

O melhor exemplo disso é a Google, que revela agora que o seu sistema operativo móvel perdeu 8% da sua quota de mercado para a Apple, que representa, atualmente, a sua maior concorrente.

Segundo  dados recentemente avançados, os smartphones Android têm vido a perder terreno bastante significativo no mercado, tendo-se assim tornado consideravelmente menos popular e dominante no segmento dos smartphones. O iPhone, por outro lado, segue a tendência oposta, tendo vindo a subir de popularidade e a ganhar cada vez mais força, estando agora mais próximo do que nunca do Android, que continua a ser a presença dominante no mercado móvel.

Os dados foram divulgados num relatório  da empresa StockApps, e demonstram que o sistema operativo móvel Android perdeu 8% da sua quota de mercado no decorrer dos últimos 5 anos. Em 2018 a Google detinha 77,32% do mercado móvel,  enquanto atualmente detém apenas 69,74%. Apesar dos resultados negativos, o Android continua a liderar o mercado dos smartphones, ainda que esta queda sinalize que a sua dominância não é assim tão estável e garantida quanto se poderia pensar.

No que respeita ao iOS do iPhone, os resultados são muito mais positivos, com um aumento de participação a subir de 19,4% para 25,49%, o que representa um incremento bastante satisfatório de 6,09%. Atualmente, 7 em cada 10 smartphones são Android. Dos restantes 3, 2 são Apple.

Entre os dados divulgados destaca-se, também, o facto do Android ter presença dominante na esmagadora maioria dos países, com a exceção dos Estados Unidos. Ao que parece, o mercado Americano é dominado pelo iPhone, que detém 54% da quota de mercado do mesmo. O Android, por seu lado, fica-se pelos 45%. Os número são idênticos na Oceânia, com o iPhone também a estabelecer-se como dominante nessa região.

Fonte: Business Standard

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui