Android completou 8 Anos

android-Google

A minha experiência no uso de telemóveis começou de dispositivos Nokia, concretamente o Nokia 5110. Eram celulares muito limitados pois, dedicavam-se apenas a serviços de chamadas e SMS. Mesmo assim, não tinham caráter desenvolvido como é hoje.

Passamos a alguns modelos sofisticados já com suporte a Internet por WAP e conectividades de infravermelhos ou Bluetooth para trocar conteúdo de multimédia entre amigos. Foram boas experiências que até hoje me recordo.

Em novembro de 2007, o sistema operativo móvel Android foi anunciado, com o suporte de uma parceria – Open Handset Alliance – que contou com a Google, Sony, Samsung, HTC, Sprint, T-Mobile TMUS, Qualcom QCOM e Texas Instruments TXN.

A entrada do Android no mercado trouxe muitas vantagens à comunidade de telemóveis, que resultou (e resulta atualmente) em dispositivos avançados de múltiplo uso, pelo facto destes conseguirem desenvolver várias ferramentas de comunicação sem a ajuda de um computador.

É frequente hoje a substituição de computadores por telemóveis para ler e escrever e-mail, gerir conteúdos de multimédia, navegar na Internet, como também fazer correspondência de ligações corporativas através de vídeochamadas, entre outros.

5 Curiosidades sobre Android

  • Google não é o criador do Android. Android Inc. foi fundada em 2003 e a Google comprou-o em 2005. A comunidade Open Handset Alliance foi formada para desenvolver suportes ao Android.
  • O primeiro telemóvel a experimentar o Android oficialmente foi o T-Mobile G1, conhecido por HTC Dream.
  • As primeiras duas versões do Android 1.0 e 1.1 são as únicas versões públicas que não receberam um nome. Android 1.5 ficou chamada como “Cupcake”.
  • Android 3.0 nunca foi disponibilizado para telemóveis. Em 2011 a Google disponibilizou o Honeycomb para tablets, que foi considerado um falhanço.
  • Android é uma referência a um robô com aparência humana. O robô Android é masculino.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

1 COMENTÁRIO

  1. “Eram celulares muito limitados pois, dedicavam-se apenas a serviços de chamadas e SMS.” E terem algum trabalho a corrigir o texto copiado??? uma Página Portuguesa a escrever PT-BR sério??

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here