Android chega às câmaras fotográficas com a Nikon Coolpix S800c

A empresa japonesa decidiu apostar numa máquina fotográfica com o sistema operativo móvel da Google. Numa altura em que a fotografia é tão popular nos smartphones, a Nikon decidiu reverter o modelo de novo a favor das câmaras portáteis.

É a primeira máquina fotográfica do mundo a ser oficialmente apresentada com Android. A Coolpix S800c foi construída a pensar no SO do robô verde e tem funcionalidades que tornam o equipamento numa câmara inteligente. Os 4Gb de armazenamento interno, o GPS para geolocalização das fotografias, o Wi-Fi para troca de ficheiros e download de aplicações, e a opção de hotspot fazem da câmara da Nikon uma máquina digna dos tempos modernos. A point-and-shoot androidiana permite capturar, editar e partilhar imagens sem o uso de outros equipamentos. “Agora os utilizadores podem conectar-se fácil e instantaneamente com as suas redes sociais através da ligação wireless, e tirar partido das vastas possibilidade do sistema operativo Android”, disse Bo Kajiwara, vice-presidente de marketing da Nikon, em comunicado de imprensa.

A versão 2.3 Gingerbread vem equipada de origem na Coolpix S800c e apesar de não ser a mais recente, permite uma verdadeira experiência Android na máquina fotográfica. Jogar, aceder a redes sociais e fazer um uso normal do Google Play como se estivesse num smartphone ou tablet são ações que os utilizadores podem executar com a nova máquina da Nikon. A duração da bateria pode vir a ser um problema, pois a existência de um sistema operativo e o uso de aplicações obrigam a um maior desempenho e a um consequente maior consumo energético – a bateria de 1050 mAh do equipamento não parece ser suficiente para tantas tarefas.

Além do empenho no software, a fabricante nipónica equipou a Coolpix S800c com um sensor retro-iluminado de 16 megapixéis BSI CMOS, zoom ótico até 10x, ecrã OLED sensível ao toque de 3,5 polegadas com uma resolução de 854×480 pixéis e possibilidade de captar vídeo em Full HD. A Nikon Coolpix S800c estará disponível para venda em setembro de 2012 por um preço de 349 dólares ou 379 libras. A câmara vem em dois modelos, branco e preto, e inicialmente será comercializada apenas nos Estados Unidos da América e Reino Unido.

A empresa japonesa criou um novo modelo de câmaras fotográficas suportadas por um sistema operativo que muito possivelmente será conhecido como smartcameras. Será também curioso ver como a comunidade de desenvolvedores vai adotar estes aparelhos e ver quanto tempo demorará até que novas versões do Android corram na S800c.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here