Android: aplicações pré-instaladas serão atualizadas mesmo que não tenha Play Store

Não há grandes dúvidas do que você faz assim que se inicia num novo smartphone Android: fazer login na sua conta do Google. Mas, não sei se sabe, também pode iniciar o smartphone sem introduzir qualquer conta, não efetuando o login mas, também é verdade, não poderá instalar qualquer aplicação e as funcionalidades do equipamento ficam limitados.

No entanto, a Google está preocupada com a segurança dos utilizadores e, por vezes, aceder à internet com aplicações desatualizadas poderá causar problemas, mesmo que utilize as aplicações da própria Google. Desta forma, a criadora do Android es´ta a preparar uma forma para que, as aplicações pré-instaladas no smartphones, nomeadamente as pertencentes à Google, possam ser atualizadas, mesmo que você não tenha efetuado o login na Play Store.

O Google está a entrar em contato com os programadores que têm aplicações pré-instaladas em smartphones para que eles saibam de uma mudança futura. Nos próximos meses, o Google planeia começar a testar um recurso que permite que as aplicações pré-instaladas sejam atualizadas pela Play Store, mesmo que o utilizador não tenha efetuado o login. Como o Google diz, isso proporcionará uma experiência de aplicativo mais consistente para os utilizadores, além de aumentar a segurança do equipamento.

Os utilizadores que não quiserem que a Google atualize nada terão a liberdade de desativar o recurso de atualização automática, que irá chegar apenas aos smartphones com Android Lollipop ou superior. O Google está a aconselhar os programadores a garantir que todas as atualizações das aplicações funcionem corretamente na ausência de uma conta do Google.

Segue-se o email, divulgado pelo AndroidPolice, que a Google enviou aos programadores:

Olá, programador do Google Play,
Nos próximos meses, o Google Play começará a testar um novo recurso que permitirá automaticamente que o Google Play atualize aplicações pré-instaladas para utilizadores que não fizeram login numa conta do Google. Os utilizadores podem desativar esse recurso a qualquer momento, se desejarem.

Esse novo recurso proporcionará aos utilizadores uma experiência de aplicativo mais consistente em vários dispositivos e permitirá que eles acedam aos melhores e mais novos recursos fornecidos pelos programadores. Isso também deve ajudar os programadores a reduzir os custos indiretos necessários para suportar versões de aplicações obsoletos.

Ação requerida

Identificamos que um ou mais das suas aplicações podem ser pré-carregados em vários dispositivos e versões do sistema operacional. Recomendamos que você verifique se as novas versões do seu aplicativo funcionarão conforme desejado, com ou sem uma conta do Google. Observe que essa alteração será aplicada somente aos dispositivos fornecidos com o Android Lollipop (API 21) ou versões mais recentes do sistema operacional.

Agradecemos o seu apoio à medida que trabalhamos continuamente para melhorar nossa plataforma e garantir a melhor experiência para utilizadores e programadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here