Android 8.0 Oreo já é oficial

Finalmente foi lançado e divulgado a versão 8.0 do sistema operativo móvel mais utilizado em todo o mundo. O Android 8 foi ontem apresentado, em Nova York. Este evento praticamente só serviu para revelar o nome da versão, que o MaisTecnologia já tinha adiantado, o Android Oreo.

Ao analisarmos a informação fornecida pela Google chegamos à conclusão que a maioria das modificações são ao nível do User Interface, ou seja aquilo que o utilizador vê.

Inicialização mais rápida

Já há algum tempo que a Google tenta que a inicialização de dispositivos com o seu sistema operativo instalado seja mais rápida e eficaz mas sem grande sucesso. Tal como a Microsoft conseguiu surpreender tudo e todos com o tempo de inicialização do Windows 10, a Google promete que esta versão do Android tenha uma inicialização duas vezes mais rápida que o seu antecessor.

Autonomia

Um dos pontos negativos que o Android tem desde sempre, e que tem levado a que muitos troquem este sistema operativo pelo da Apple, é o elevado consumo de bateria. Este consumo é explicado pelo grande número de aplicações que correm em segundo plano no Android. Esta versão vem limitar os recursos que estas podem utilizar o que consequentemente vem reduzir a utilização da bateria.

Novos ícones

Um dos aspectos que sem dúvida atrai ou afasta mais utilizadores é a aparência do sistema operativo, e até nisso o Android Oreo ganha. Com a implementação de ícones dinâmicos esta versão promete acabar com a era dos ícones das aplicações estáticos. Estes ícones não se vão limitar a acompanhar os movimentos de navegação nos menus, vão também ajustar a aparência ao tema que esteja activo.

Picture-in-Picture

No Android Nougat, apesar de não ser permitido em todas as aplicações, começou a ser utilizado e testado a possibilidade de multi-janelas tal como acontece nos sistemas operativos para computadores. Agora no seu descendente é possível utilizar uma aplicação em estilo pop-up.

Apesar desta funcionalidade estar presente para todo o tipo de aplicações, certamente é mais direccionada para as aplicações de mensagem, chamada e vídeo.

Notificações

Nem as notificações foram esquecidas nesta versão. Já no Android Nougat Google começou a implementar as notificações agrupadas por aplicações e agora nesta versão aparecem agrupadas (“Alertas”, “Mensagens Gerais”, “Diversos”, “Capturas de Ecrã” e “Armazenamento”) e é possível o utilizador escolher que tipo de mensagens quer ver na barra de notificações.

Mas a Google ainda conseguiu ir mais longe, para além de aparecer o número de notificações no canto superior direito dos ícones das aplicações, coloca agora todas as notificações associadas à aplicação. Mas não se preocupe quem já esteja a pensar que será informação a mais, estas notificações só aparecem quando clicar sobre o número de notificações no ícone.

Para além das funcionalidades que destacamos em cima, a Google apresentou muitas outras novidades. Escrita automática, preenchimento automático de formulários, pesquisa de números telefónicos e moradas, as Instant Apps, 60 novos emojis e muito mais. Sem qualquer dúvida esta será uma versão que facilmente cativará novos utilizadores quando começar a ser introduzida nos smartphones.

E tu, o que achas desta versão?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui