Android 14 pode impedir a instalação de aplicações antigas

A próxima versão do Android não será lançada até ao final deste ano, mas já se começa a antecipar o que está por vir.

Uma edição recente no código-fonte do Android 14 mostra que a Google está a trabalhar em requisitos de API mais rígidos para impedir que os utilizadores do Android instalem aplicações antigos. Esta medida será um benefício na vertente de segurança, mas vai ter um impacto menos positivo em quem prefere descarregá-las por outras vias ao invés de usarem a Google Play Store.

O 9to5Google descobriu que o Android 14, por padrão, bloqueará todas as aplicações direcionadas a versões especialmente antigas do Android, particularmente até ao Android 6. Se um desenvolvedor de apps, mesmo independente, não estiver a fazer uma app para um código-fonte mais recente do que isso, o Android negará a instalação.

Android-14

Esta medida deve tornar o Android mais seguro, especialmente contra aplicações maliciosas que usam explorações antigas para obter acesso a partes confidenciais do código-fonte. O Android 6 é a linha de base porque foi a primeira vez que o Google exigiu que as apps solicitassem acesso aos contatos, informações de localização e armazenamento interno. As apps maliciosas tendem a ter como alvo versões anteriores do Android.

O sistema operacional móvel Android existe há muito tempo, mas, devido à sua abertura e possibilidade de ajustes, desenvolveu uma certa reputação de ser arriscado de usar para quem não está totalmente seguro do que está a fazer. Esta reputação não é boa para a Google, e é por isso que a empresa parece estar constantemente a tentar reduzir esse estigma através de novos recursos, como este de descarregar apenas apps avaliadas pela Play Store.

Quem precisar mesmo de instalar uma app desatualizada, ainda vai conseguir usando um novo sinalizador. Dadas as etapas extra necessárias, é menos provável que alguém o faça por engano e instale malware inadvertidamente.

Fonte: 9to5Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui