Android 13 pode levar ao desaparecimento de cartões SIM

Faltam alguns meses para o lançamento da versão final do Android 13, mas a Google continua a apostar no seu desenvolvimento e a certificar-se de que com o seu lançamento virão também muitas novidades que surpreenderão imenso os utilizadores do Android. Uma das mais recentes e inesperadas novidades prende-se à possibilidade desta nova versão do Android poder conduzir finalmente ao desaparecimento dos cartões SIM.

A Google mantém -se fiel à sua cruzada pela inovação, e tal como costuma acontecer, está a tentar introduzir novidades que façam desta uma atualização verdadeiramente significativa e digna de ser realizada.

Mas isso só acontece caso as novidades introduzidas representem uma melhoria expressiva face às versões anteriores. Com o Android 13, a Google aposta agora na introdução de uma tecnologia  que levará à substituição dos cartões físicos SIM por cartões eSIM.

Até ao momento, uma das principais desvantagens dos cartões eSIM é a impossibilidade de criação de diversos perfis, impedindo assim que num só telefone sejam utilizados dois cartões SIM. Isto tem prolongado a dependência de cartões SIM, que cada vez mais pessoas gostariam de ver substituídos, mas para os quais ainda não foi criada uma alternativa verdadeiramente viável.

No entanto, isso parece estar prestes a mudar, uma vez que a Google introduzirá agora a possibilidade de associar diversos cartões eSIM ao seu telefone, o que lhe possibilitará estar ligado a mais do que uma operadora a partir de um único dispositivo móvel.

Ainda que só agora esteja a ser introduzida, parece que esta solução já está disponível desde 2020, uma vez que as referências ao código do Android Open Source Project datam desse mesmo ano. Vale a pena referir que, ao que parece, esta funcionalidade só estará disponível em smartphones novos  que apresentem apenas o eSIM presente.

Ao que parece, esta ferramenta não será exclusiva do Android, e poderá também ser utilizada noutros sistemas operativos.

Fonte: Android Police 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui