Android 12 permitirá bloquear o acesso a alguns dos sensores de hardware

O Google está aumentando as melhorias de segurança e privacidade no Android 12 e, quando a próxima versão de seu sistema operacional móvel for lançada neste outono, os usuários poderão bloquear manualmente o acesso a alguns dos sensores de hardware em seus dispositivos.

Conforme relatado pelo 9To5Google, a versão mais recente do Android inclui um par de novos botões que permitirão aos usuários impedir que aplicativos acessem o microfone e a câmera de seus smartphones.

A inclusão dessas novos botões ocorre em um momento em que os usuários estão cada vez mais preocupados com sua privacidade e com o fato de que os hackers podem usar câmeras, microfones e outros sensores encontrados em seus dispositivos para espioná-los.

É por isso que as tampas de webcam de reposição se tornaram tão populares para laptops e a Lenovo começou a adicionar sua tampa de webcam automática ThinkShutter a mais de seus dispositivos.

Privacidade

Com o lançamento do Android 12, os usuários poderão desativar rapidamente o acesso ao microfone e à câmera diretamente no menu de configurações rápidas do sistema operacional, que pode ser acessado deslizando para baixo no menu de notificações.

Depois de ativados, esses alternadores aparecerão no menu de configurações rápidas como ícones que dizem “Bloquear câmera” e “Silenciar microfone”. Quando tocados, esses botões desligam totalmente o acesso à câmera ou ao microfone do seu dispositivo.

Durante seus testes, o 9To5Google descobriu que os botões de privacidade do Android 12 não estão funcionando atualmente com aplicativos do sistema ou aplicativos de terceiros.

Por exemplo, com o botão de alternância “Bloquear Câmera” ativo, a agência de notícias ainda era capaz de usar o aplicativo de câmera nativa do seu dispositivo e isso também acontecia quando ele já tinha usado os visores no Instagram e Twitter.

No entanto, pelo menos com esses dois aplicativos de terceiros, um aviso do sistema apareceu dizendo que eles tinham que ligar a câmera, embora ela ainda estivesse ativa em segundo plano na visualização do desenvolvedor do Android 12 em teste.

Provavelmente ouviremos mais sobre os aprimoramentos de segurança e privacidade que serão incluídos no Android 12 assim que o Google começar a se preparar para seu lançamento oficial, que provavelmente acontecerá em setembro deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here