Android 12: Data de lançamento, funcionalidades e o que a nova beta nos ensina

Em maio no Google IO provavelmente veremos a primeira beta pública – a última beta é a versão mais antiga destinados aos consumidores gerais, e muitas das novas funcionalidades podem surgir agora também. Quanto à versão final do Android 12, que provavelmente aterrará em setembro, embora inicialmente provavelmente apenas num pequeno número de aparelhos, incluindo Google Pixel 5 e Google Pixel 4a, juntamente com o novo Google Pixel 6 assumindo que tal telefone é lançado.

Será de ter em conta que os fabricantes de dispositivos incluirão o Android 12 no seu telemóvel, e que muitas vezes leva meses para fazer, por isso não se surpreenda se o seu telefone específico não receber o Android 12 até 2022.

Vamos separar as características agora dadas a conhecer e rumores, das beta do desenvolvedor, como a última que estão basicamente confirmadas neste momento. Em particular, o Google enumerou algumas das funcionalidades do próprio android 12 developer beta. Algumas dessas funcionalidades incluem compressão de vídeo e imagem mais eficiente para guardar os seus dados, e cópia e colagem mais fáceis, melhores funcionalidades de áudio, melhor suporte para tablets, telefones dobráveis e Televisores, alterações na navegação por gestos, um menu de notificação redesenhado e blocos para notificações repartidas.

De acordo com os relatos dos utilizadores, estas alterações são apenas a ponta do icebergue. De acordo com o 9to5Google, uma opção de redução de cor permitirá reduzir o contraste no ecrã, a atualização permitem encolher os ícones da aplicação para adicionar mais ao ecrã principal, se quiser, alterações na segurança, permitem bloquear apps de usar facilmente a sua câmara e microfone, o ecrã de bloqueio e o leitor de media vai parecer ligeiramente diferente, e poderá enviar senhas Wi-Fi para telefones próximos, será capaz de adicionar emojis e escrever imagens.

Será também capaz de dobrar a parte de trás do telefone para usar um atalho, e vai ser capaz de tirar imagens de scrolling, embora as duas últimas características ainda não parecem estar ativadas.

A XDA Developers também fez algumas pesquisas, e bem como mostrar alguns das mencionadas características, parece haver um foco em configurações e menus redesenhados, bem como modos melhorados com uma mão, e novo modo de fundo opaco para o painel de notificação que corresponde ao tema do seu sistema. O ecrã de bloqueio parece ser um foco de acordo com o XDA.

A segunda pré-visualização do Programador Android 12 caiu para 17 de março, trazendo pistas de alguns consumidores de melhorias como transições mais suaves de imagem-em-imagem, melhores controlos para o ecrã de bloqueio notificações, personalização UX para atender telefones de ponta redonda, e mais opções d e back-end para developers. Talvez a maior ´leak´ do Android 12 até agora forneceu imagens do sistema operativo de atualização, que incluíam pistas sobre as funcionalidades que a atualização poderia trazer.

Parece, então que haverá notificações de privacidade a dizer-lhe quando o microfone ou a câmara do telefone está em uso, um maior foco em widgets na página inicial, um menu de Definições Rápidas redesenhado que lhe dá acesso a menos configurações e mais evidências de uma funcionalidade que discutiremos mais adiante, sobre esquemas de cores de opções para o telefone.

A Google disse uma coisa sobre a atualização do Android 12. Numa publicação de blogue, a empresa disse que o Android 12 vai “tornar ainda mais fácil para as pessoas usarem outras lojas de aplicações nos seus dispositivos enquanto tendo o cuidado de não comprometer as medidas de segurança que o Android tem em vigor.” A Google ainda não disse como isto vai funcionar. Já é possível aceder a outras lojas de aplicações no Android, mas talvez isto envolva realçar alguns deles, ou simplesmente tornar a opção mais visível.

Além disso, o Android 12 poderá facilitar a entrega de algumas atualizações por parte da Google. Desenvolvedores XDA detetaram que a empresa planeia fazer do Android Runtime (ART) um módulo Mainline no Android 12. Isto permitiria à empresa fornecer mais atualizações do sistema operativo através do Google Play, e armazenar, em vez de enviá-los como atualizações convencionais over-the-air.

Isto pode significar atualizações mais frequentes e, o que, acima de tudo, poderá também significar que não precisará de esperar pelo fabricante do seu telefone para lhe fazer passar a atualização. Embora várias atualizações ainda precisarão ser entregues à moda antiga. Já discutimos anteriormente que talvez já não haverá necessidade de atualizações anualmente do Android. É arbitrário, o período de tempo, e às vezes não há muitas atualizações para fazer.

Então, em vez de um grande – ou pelo menos uma ´high-profile´ – atualização por ano, seria positivo ver novas funcionalidades trazidas para o Android durante todo o ano, como e quando estiverem prontos.

Já recebemos atualizações menores ao longo do ano, refere o autor do artigo, geralmente para corrigir bugs e melhorar a segurança, mas não teremos de ver qualquer razão pela qual as principais características não poderiam ser uma parte destas atualizações. Nem todos os telefones receberão a nova versão do Android, e há algumas razões para isto. Em primeiro lugar, o Google muitas vezes retém algumas funcionalidades para torná-las exclusivas para a gama Pixel.

Um exemplo disso do Android 11 são sugestões de aplicativos em vez da doca de aplicativos padrão, um recurso que (opcionalmente) preenche a linha inferior de aplicações no seu ecrã principal com as que ele pensa que vai mais querer o acesso a qualquer momento. A outra razão pela qual algumas funcionalidades não chegam a todos os telefones é porque o Google não exige que os desenvolvedores incorporem todas as características. Um exemplo disso é a secção “conversas” sobre o abandono das notificações.

É uma funcionalidade útil que mantém as notificações de chat separadas de todas as suas outras notificações. É uma das mais interessantes adições ao Android 11 – mas os fabricantes não têm de o oferecer nos seus aparelhos. Não ter acesso às funcionalidades torna as atualizações do Android menos excitantes, por isso seria bom que isto fosse alterado. Outra descoberta XDA Developers é que o Android 12 pode ter uma funcionalidade que ‘hiberna’ apps que estão abertas, mas não atualmente em uso, o que os torna menos intensivos de energia para o telefone.

Algumas sobreposições personalizadas do Android já têm tais funcionalidades, mas o stock do Android não, e tal uma funcionalidade poderia trazê-lo para todos os dispositivos Android. Mas isto não é ainda totalmente claro como funciona. Uma fuga subsequente para a Hibernação de Aplicações sugeriu que poderia realmente limpar o cache da aplicação no seu telefone, fazendo parecer mais uma eliminação parcial do que uma forma de minimizar as aplicações que não está a usar.

Também ouvimos dizer, refere o autor do artigo, que o Android 12 poderia restaurar o atalho duplo-tap-on-the-back, útil para tirar fotografias, lançar o Google Assistant e muito mais – pelo menos nos telemóveis do Google Pixel de qualquer forma. Seria uma espécie de sucessor para Ative Edge, e foi vislumbrado no início do desenvolvedor versões do Android 11 antes de ser puxado. Uma interessante ´leak´ nas funcionalidades do Android 12 diz respeito a App Pairs, ou duas aplicações comumente utilizadas em conjunto que podem abrir juntos. Possíveis exemplos incluem mapas e aplicativos de música, ou navegadores e aplicações de tomada de notas.

Não é exatamente claro o que os App Pairs fazem, mas uma vez que os modos de ecrã dividido em telefones Android podem ser bastante irregulares, é possível que esta seja uma melhoria que é projetada em torno de certas aplicações. Também parece que o Android 12 poderia obter um modo de partilha Wi-Fi semelhante ao iOS, o que lhe permitiria facilmente partilhar palavras-passe Wi-Fi com outras pessoas próximas. Isto substituiria o sistema QR code atualmente utilizável em telefones Android, e funcionaria para pessoas que não estavam certas por si.

Um rumor final é que o Android 12 pode ter um novo sistema de coloração, que afeta tanto os nativos como os aplicativos de terceiros. Isto permitir-lhe-ia escolher uma cor principal, e uma cor de destaque, e todas as aplicações e menus usariam estes como o estilo, para permitir que você personalize o telefone ao seu gosto.O Android 11 está em muito bom estado, mas há sempre espaço para melhorias, como as que refere o autor do artigo:

1. Um visual totalmente novo
O Android não tem tido uma verdadeira revisão visual há muito tempo, não desde que o Material Design aterrou em 2014. Agora, é uma boa aparência, e pode argumentar que talvez o Google não deva mudar as coisas só por causa a bem da questão. Mas refrescar as coisas com alguma nova linguagem de design poderia fazer a próxima versão do Android ser muito mais emocionante.

2. Widgets empilháveis
Com o iOS 14, a Apple adicionou um monte de funcionalidades que há muito foram encontradas em telefones Android, incluindo widgets, mas incluía uma característica muito útil para eles que gostaríamos de ver a cópia no Google. O autor do artigo refere que está a falar da funcionalidade Smart Stack, que permite criar uma pilha de widgets no ecrã principal e que poderá passar através, ou apenas deixar o SO escolher qual mostrar-lhe com base em como usa o telemóvel. Por exemplo, se verificar sempre o tempo logo pela manhã, então pode exibir uma previsão no topo da pilha, então, antes de mudá-lo para outra coisa mais tarde. Esta é uma maneira elegante de evitar desarrumar os ecrãs domésticos com widgets, ao mesmo tempo que assegura os que quer ver são sempre visíveis.

3. Suporte para mais telefones
Talvez o maior problema com o Android seja simplesmente que as novas versões nem sempre chegam a telemóveis antigos. Enquanto nenhum dispositivo vai ser suportado para sempre, muitos só recebem dois anos de atualizações, e alguns ficam mesmo menos do que isto. Assim, com o Android 12 quer-se que haja um verdadeiro impulso para que os dispositivos sejam suportados por mais tempo, e idealmente também para que esses dispositivos sejam atualizados mais rapidamente, pois muitas vezes espera-se meses para a nova versão de Android em certos telefones. Parte disto será para a Google tornar mais rápido e fácil para os fabricantes de dispositivos trazer atualizações para os seus telefones, mas o resto provavelmente será para os próprios fabricantes.

As grandes novidades do Android 12 começaram a chegar, à medida que a segunda beta dos desenvolvedores foi lançada, e esta é uma construção muito precoce da atualização de software projetada para desenvolvedores de aplicações, e enquanto é não representativa da construção final, dá-nos uma boa ideia do que esperar. Android 12 é a atualização de 2021 para o sistema operativo Android da Google, com base no Android 11 de 2020, que alguns smartphones ainda não têm.

Esperamos que o Android 12 esteja totalmente lançado no final de 2021 e lançar a partir daí, mas uma beta provavelmente virá antes isso, e como foi dito, a beta dos desenvolvedores já está aí fora. Ouvimos agora uma quantidade de informação significativa sobre o Android 12, incluindo novas funcionalidades que poderia trazer e mudanças de design das ´builds´ anteriores do Android, embora uma data de lançamento final e a informação de disponibilidade, ainda está no ar. A pré-visualização do Android 12 já está aí fora – esta é apenas uma construção antecipada da atualização projetado para designers de aplicações que precisarão atualizar as suas aplicações para a nova atualização do Android.

Fonte: Techradar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui