Andar de bicicleta torna-se mais fashion graças a “capacete invisível”

Com cada vez mais gente a aderir aos pedais, o “capacete invisível” Hövding, criado por uma dupla sueca, promete tornar as ruas mais bonitas – mas também mais seguras.

Embora seja apresentado como um capacete, na realidade o Hövding está mais próximo de um airbag. Incorporado numa espécie de colarinho, o airbag é automaticamente ativado em caso de acidente, assumindo a forma de um capacete e protegendo a cabeça do ciclista de quaisquer impactos. Anna Haupt e Terese Alstin, as designers industriais responsáveis pelo Hövding, desenvolveram um método capaz de distinguir os movimentos comuns do ciclicta dos movimentos característicos de um acidente, de modo a que o airbag, controlado por sensores, despolete apenas quando necessário.

O airbag para ciclistas pode ser carregado facilmente, via USB, bastando seis horas de carregamento para dispor de uma autonomia de até 18 horas. Além disso, a criação inclui uma caixa negra, semelhante à dos aviões, que permite gravar dados dez segundos antes ou durante um acidente.

E como o objetivo não passa apenas pela segurança mas também por oferecer aos ciclistas uma forma mais bonita de se protegerem, os colarinhos, disponíveis em diferentes cores e padrões, podem ser trocados para condizer com a roupa e garantir o look perfeito na estrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui