E novamente, a fabricante de consoles ‘Analogue’, acaba de anunciar outra nova máquina em andamento para 2020 e, pela primeira vez, é um sistema portátil. Batizado de Analogue Pocket, este novo sistema oferece uma visão única dos jogos portáteis retrô com muito potencial.
A primeira característica principal do menu é o suporte a uma ampla gama de sistemas de jogos portáteis. Fora da caixa, o foco está no suporte completo da linha Game Boy para Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance. A Analogue também promete suporte para Sega Game Gear, Neo Geo Pocket Color e Atari Lynx usando adaptadores de cartucho que, esperamos, não ficarão muito atrás do lançamento do próprio sistema.
Além disso, o Pocket inclui um sintetizador completo e sequenciador de música conhecido como Nanoloop, projetado para criação de música. Por fim, e talvez isso seja mais empolgante, o Pocket incluirá um segundo chip FPGA dedicado destinado a desenvolvedores.
A Analogue menciona especificamente o MiSTER em sua ficha técnica, sugerindo que os desenvolvedores possam portar ou criar novos núcleos FPGA especificamente para esse chip adicional. Então, em teoria, isso significa que o Pocket pode suportar jogos de arcade clássicos, micros antigos e outros consoles.
Design
Com linhas limpas e um design compacto, o Pocket lembra o fator de forma do Game Boy original, mas com uma estética muito mais moderna. A metade superior da unidade possui um painel LCD de 3,5 “615ppi 1600×1440.
Um painel de alta resolução como essa é uma boa escolha, pois suporta resolução variável sem a introdução de artefatos de escala desiguais. A unidade também possui alto-falantes estéreo com 3,5 mm separados fone de ouvido, bateria recarregável de íon de lítio, slot para cartão micro SD, porta de cabo de link estilo Game Boy e porta de carregamento USB-C.
Além da própria unidade, a Analogue também promete um dock que será vendido separadamente. O dock oferece saída HDMI, duas entradas USB, suporte ao controlador Bluetooth e até compatibilidade com o DAC analógico para quem deseja usar o Pocket com uma televisão CRT como a Sony PVM. Há muito potencial aqui – especialmente quando se considera o segundo FPGA que pode levar a jogos no estilo de console, tanto em movimento quanto no sofá.
Ainda há muitas perguntas a serem respondidas, mas o Pocket está se transformando em um kit muito impressionante, com muitos recursos. Ele está definido para o varejo por US $ 199 e tem uma vaga data de lançamento em 2020, mas não se esqueça de testar esta unidade assim que chegar.