Análise ZeWatch2: Tudo o que precisa, no pulso

Red Magic 5G

MyKronosZewatch2 (11)

O mercado dos wearables está cada vez mais competitivo. Hoje trazemos o ZeWatch 2 da MyKronoz. Uma aposta na simplicidade e baixo custo para conquistar o seu lugar na concorrência.

Índice:
Características e acessórios
Design e Desempenho
Veredito: ZeWatch2

Características e acessórios:

Hoje analisamos o ZeWatch2, conta com um ecrã OLED de 64x96pixels, dois sensores que captam dados como passos dados, calorias queimadas ou até as horas de sono que descansamos e apresenta-se como uma das melhores escolhas na gama de preço que está inserido, dadas as funções que apresenta. Seguem-se as características que achamos principais:

ZeWatch2 Caract

Design e Desempenho:

MyKronosZewatch2 (12)

Em toda a nossa análise temos sempre a noção da gama de preços em que o ZeWatch2 se encontra. Por esse motivo, não se pode pedir nem esperar muito mas o que é certo é que em certos aspetos surpreende. Nomeadamente a sua robustez e aparente durabilidade, características que temos mais presentes em relógios de gama mais elevada.

MyKronosZewatch2 (14)O desenho escolhido para o ZeWatch2 prima pela elegância e discrição. Torna-se quase invisível no pulso e de longe, dadas as dimensões relativamente reduzidas, aparenta ser um relógio comum. Como se trata de um relógio com bateria embutida, a forma de o carregar também foi bem pensada. Apesar de não trazer um carregador USB como acessório incluído, traz um adaptador tipo mola que ao ser conectado ao relógio, oferece a possibilidade de este ser carregado numa porta USB comum.

No desempenho propriamente dito, temos as mais básicas e comuns funções que esperamos encontrar num relógio inteligente. Com os sensores acelerómetro e pedómetro incluídos, conseguimos descarregar dados relativos a varias atividades, nomeadamente passos dados, distância percorrida, calorias queimadas ou horas efetivas de sono.

A configuração inicial pareceu-nos um pouco confusa devido a alguns erros que a aplicação que “ativa” o relógio encontrou no processo, experimentamos em dois sistemas operativos distintos, no Windows 7 e no Mac OSX “Yosemite”.

Todos os dados obtidos pelo relógio são passiveis de ser descarregados para esta aplicação e são alvo de análise em que temos gráficos com o progresso, diário ou semanal.

MyKronosZewatch2 (4)Outra forma de conseguir ter acesso aos dados é através de um Smartphone. O ZeWatch2 apresenta-se compatível com os 3 maiores SO no mercado. Android, iOS e WP8. Experimentamos apenas nos dois primeiros, nas versões 5.1.1 e 8.1 respetivamente. Podemos dizer que no caso do Android as coisas correram bem mas o mesmo não podemos dizer no caso do iPhone 5S, já que muitas funções no sistema da maçã pura e simplesmente não tinham qualquer ação por parte do relógio quando acionadas.

Focamo-nos mais na experiência Android. Com o software instalado, foi possível ter acesso a algumas notificações do telefone, como chamadas e sms recebidos, uma função que achamos interessante, em que se o relógio perder a ligação ao telefone, vibra de modo incessante para nos notificar da possível perda do mesmo. Há ainda a possibilidade de controlar o sistema de leitura de MP3 do telefone.

MyKronosZewatch2 (10)

Achamos que o ecrã apresenta vantagens e desvantagens, como alias em todo o lado. A vantagem de ser OLED, diminui significativamente o consumo de energia, mas não permite uma interação tão imersiva com o telefone. Facilita também a sua leitura quando exposto a uma luz mais intensa.

Utilizando o relógio para fazer chamadas, foi algo que nos agradou, a qualidade geral da chamada é realmente boa mas a sua utilização reduz a vida útil da bateria para pouco mais de duas horas, significando por isso que se o utilizarmos com frequência para esse fim, ficaremos com um “peso morto” no pulso o resto do dia.

A navegação nos menus é um pouco complicada, devido aos 4 botões que o compõem e na ausência de um ecrã tátil. Nada que uns dias a mexer não resolvam e tornem a operação intuitiva.

Veredito ZeWatch2:

Apesar de ser um pouco limitado em relação aos seus concorrentes, tanto em termos de funções como em qualidade de construção, o ZeWatch 2 compete pelo preço apresentado. Se compararmos com relógios da mesma gama, temos uma relação qualidade / preço bastante elevada. Após a configuração inicial que pode parecer um pouco complicada, a sua utilização é bastante simples e apresenta os dados que a maioria dos utilizadores procura neste tipo de dispositivos.

Pontos a favor:

  • Facilidade de utilização
  • Compatível com iOS e Android
  • Todas as funções básicas incluídas

Pontos contra:

  • Configuração inicial algo confusa
  • Duração da bateria (em chamada)
  • Ecrã limitado

Aproveitamos para agradecer à Orange a cedência da unidade para testes e aproveitamos para lembrar que pode encontrar o ZeWatch2 no mercado português com preços que começam nos 89€.

Segue a habitual galeria de imagens:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here