Análise Xiaomi Robot Vacuum-Mop 2S: Review

A Xiaomi dispensa apresentações e se é verdade que ficou conhecida pelo lançamento de smartphones com excelente qualidade-preço, hoje em dia todos sabemos que a Xiaomi é bem mais do que isso. Muito mais, já que, quem está atento ao mundo tecnológico, sabe que a Xiaomi tem dos mais diversos produtos e está presente nos mais diversos segmentos de mercado (inclusive automóveis).

Ora hoje falamos de robôs aspiradores, um segmento que tem crescido muito e dominado pela iRobot, que também já analisamos diversos produtos. Mas, a Xiaomi tem demonstrado que não é por um mercado ser dominado por uma marca que não se lança de frente, com excelentes produtos e hoje conhecemos o Xiaomi Vacuum-Mop 2S, um dos modelos recentemente lançados no nosso mercado, no entanto é o modelo mais barato lançado no nosso país de forma oficial.

O Xiaomi Vacuum-Mop 2S conta com boas especificações e coloca-se como um modelo muito interessante, já que tem um preço inferior a 250€. No entanto, facilmente encontrará a melhores preços, como é o caso da Amazon, onde encontrará a um excelente preço.

Apresentação

O Xiaomi Vacuum-Mop 2S é o aspirador robô mais acessível do catálogo da Xiaomi. Lançado a 250 euros, já pode ser encontrado por menos de 250 euros nas lojas. Embora existam modelos mais baratos no mercado, ainda está muito bem posicionado entre os que estão equipados com um sensor Laser para mapeamento.

Além de um sensor laser, o Vacuum-Mop 2S tem outros sensores para uma navegação segura e oferece uma escova lateral, além de uma escova central para guiar o pó até ao seu colector. O tanque de água tem uma capacidade de 200ml e é utilizado para humedecer a mopa para a função de limpeza. Finalmente, a unidade é alimentada por uma bateria de 2600 mAh.

Utilização

O Vacuum-Mop 2S é semelhante ao Vacuum-Mop 2 Pro, bem como é uma área que, hoje em dia, tem vários produtos de outras marcas que têm apostado no misto de aspiração de limpeza com mopa.

O Xiaomi Vacuum-Mop 2S tem forma redonda e mede 35 cm de diâmetro e 8 cm de altura, com um sensor adicional de 15 mm de laser incorporado no topo. A pequena torre assim formada foi deslocada para deixar espaço para uma grande escotilha dando acesso ao colector e ao tanque de água, que são integrais. A unidade inteira é facilmente extraída, mas lamentamos a ausência de um alçapão na entrada do pó. Por conseguinte, deve ser tratado com cuidado para evitar derramar o seu conteúdo durante o esvaziamento.

Por baixo desta escotilha encontra-se também um pequeno pente com uma lâmina de bónus para a limpeza da escova principal, enquanto que um duo de botões localizam-se  em frente ao sensor para os controlos básicos: limpeza e regresso a casa. O Vacuum-Mop 2S inclui outros sensores na sua torre. Foi colocado um sensor infravermelho no pára-choques frontal, para além dos sensores de pressão. Finalmente, existem sensores debaixo do robô para evitar que este caia escadas abaixo.

Para melhor aspirar, o Vacuum-Mop 2S está também equipado com uma escova central de nylon, à qual é fixada uma pequena escova lateral de três pontas, também feita de nylon, para dobrar os resíduos à sua frente. Também pode ser adicionada uma esfregona de microfibra para permitir ao robô lavar o chão à medida que passa, mas não há necessidade de esperar milagres desta função. Lava, mas podemos dizer que passa mais a água e a mopa do que lava.

O robô Xiaomi também vem com uma estação de carga. Embora não ofereça uma função de esvaziamento automático para evitar que o utilizador tenha de esvaziar manualmente o colector após cada limpeza, tem a vantagem de ser muito compacto, contrariamente aos primeiros modelos. Por conseguinte, deve ser possível esconder o aspirador de pó debaixo de um móvel. Deve-se lembrar que Xiaomi também oferece uma estação de esvaziamento automático, mas apenas para o mais caro Vacuum-Mop 2 Ultra.

Conectividade e aplicação

O Vacuum-Mop 2S é operado utilizando a aplicação Xiaomi Home. A ligação à rede Wi-Fi da casa ocorreu sem dificuldades, e encontramos todas as opções esperadas a partir de um robô aspirador, começando com os mapas personalizáveis, uma vez que é possível salvar vários.

A casa é automaticamente dividida em quartos, mas estes podem ser alterados mais tarde. Estes podem, evidentemente, ser renomeados por clareza, e as paredes virtuais podem ser acrescentadas com zonas de bónus. Também é possível definir uma área para que o robô limpe uma área especifica pontualmente, bem como um dos quatro níveis de potência de sucção. Quando a esfregona é instalada, estão também disponíveis três níveis de humidificação.

Além disso, a aplicação de Xiaomi permite que o robô seja programado para diferentes dias da semana, bem como períodos “Não Perturbar”, para evitar, por exemplo, retomar um ciclo inacabado a meio da noite. Ao folhear os menus, encontramos também um controlo remoto particularmente bem escondido.

A aplicação de Xiaomi não é um grande exemplo de clareza, mas após algumas utilizações, perceberá e é bastante completa. O fabricante até providenciou uma opção para desactivar o mapeamento para aqueles que estão mais preocupados com a sua privacidade.

Manutenção

Na ausência de esvaziamento automático, o colector do Vacuum-Mop 2S precisa de ser esvaziado regularmente, tendo em conta que oferece uma capacidade limitada. É de fácil acesso levantando a escotilha em cima do robot, mas deve ter-se o cuidado de não derramar o conteúdo ao manuseá-lo. A drenagem é feita através da remoção do filtro HEPA. Mais uma vez, é melhor ter cuidado para não sujar as mãos, mas a abertura é suficientemente larga para esvaziar o colector sem muito manuseamento.

É também importante limpar e enxaguar regularmente o filtro HEPA para remover o pó que se acumula rapidamente no filtro, o que pode reduzir o desempenho do aspirador de pó.

A fim de manter um bom desempenho, pode ser útil limpar regularmente a escova principal. O cabelo fica facilmente emaranhado nele, mas gostamos do pequeno pente e da sua lâmina integrada para o cortar. Xiaomi também aconselha a sua mudança após 360 horas de funcionamento, bem como a escova lateral e o filtro HEPA, que no seu caso têm uma vida útil estimada de 180 horas.

Infelizmente, Xiaomi não fornece quaisquer peças sobressalentes. Os sensores também podem ser limpos de vez em quando, sem esquecer a esfregona quando a função de lavagem é utilizada. Xiaomi recomenda uma lavagem semanal com água, mas certamente que uma ida à máquina de lavar (em modos menos agressivos) será suficiente.

Sistema de navegação

Graças ao seu sensor laser, o Vacuum-Mop 2S é capaz de mapear com precisão as diferentes divisões da casa e movimentar-se através delas metodicamente em todas as condições de luz. Depois de ter reconhecido o ambiente, começa por circundar as salas e depois ziguezagueia pelo interior, evitando obstáculos. Se forem suficientemente altos e visíveis ao seu sensorlaser, serão normalmente contornados antes da colisão.

Os mais pequenos, por outro lado, correm o risco de serem derrubados, empurrados ou arrastados.. Outros modelos mais avançados já detetam os mesmo obstáculos, mesmo que sejam pequenos, graças a uma câmara frontal.

Autonomia e ruído

Com a sua bateria de 2600 mAh, o Xiaomi robot vacuum-mop 2S não é muito adequado para espaços grandes. Aspirou durante 90 minutos no modo Standard antes de voltar à sua base com 18% da sua bateria restante. No modo Turbo, demorou apenas 48 minutos antes de começar a procurar a sua base, desta vez com 15% da bateria restante.

Por outro lado, o Vacuum-Mop 2S leva um pouco menos de tempo a carregar do que muitos outros modelos. Requer cerca de 3 horas de tempo de carregamento para uma carga completa. Por isso, é melhor programá-lo de manhã ou ao início da tarde se tiver uma grande área a limpar, para que possa terminar sem incomodar se precisar de uma “paragem nas boxes”.

Veredito: Xiaomi Robot Vacuum-Mop 2S

O Vacuum-Mop 2S é um aspirador de pó robô básico mas eficaz, sendo de destacar que a Xiaomi parece ter prestado especial atenção ao seu sistema de navegação. Graças ao seu sensor laser, é capaz de gerar mapas precisos e não perde nenhum espaço, mesmo em salas desarrumadas.

No entanto, teve alguma dificuldade em detetor os obstáculos mais pequenos, tendo um pouco de dificuldade em tapetes com pelos longos. Se também tem uma casa demasiado grande, poderá demorar muito tempo, devido a uma duração da bateria curta.

A Favor:

  • Estação de carregamento compacta.
  • Mapas exactos e personalizáveis.
  • Preço inferior a 200€

Contra:

  • A duração da bateria é um pouco curta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui