Análise Xiaomi Mi Watch: Review

Provavelmente já ouviu falar dos wearables da Xiaomi, a linha Mi Band é um dos rastreadores de fitness mais populares da história. Mas, surpreendentemente, a empresa ainda é relativamente nova no mundo dos smartwatches. Ele lançou alguns smartwatches em certas regiões, mas a maioria não saiu da China.

O Xiaomi Mi Watch foi lançado globalmente e este smartwatch básico e desportivo oferece um conjunto básico de recursos – e ao bom estilo Xiaomi – um preço acessível. Será um bom relógio para escolher, num mercado que conta com, cada vez mais, concorrentes? Continue a ler a nossa análise.

Xiaomi Mi Watch

O principal atrativo do Xiaomi Mi Watch é o seu preço – custa apenas €129 na loja oficial da Xiaomi em Portugal, mas que na Amazon consegue por um preço ainda melhor.

Possui uma variedade de recursos de rastreamento de desporto, incluindo suporte para 117 perfis de desporto diferentes. Ele conta com GPS integrado, um sensor óptico de frequência cardíaca, rastreamento de sono e um sensor de SpO2 para rastrear os níveis de oxigênio no sangue.

A popularidade da Xiaomi com wearables se deve principalmente à linha Mi Band, por isso não é surpresa ver o foco em fitness e saúde em vez de recursos inteligentes. No entanto, este ainda é um smartwatch, então pode realmente competir com outros smartwatches?

Design simples e bom ecrã

Na verdade, gosto muito do visual simples e discreto do Xiaomi Mi Watch. É que relógios como o Apple Watch ou outros com preços elevados, parecem demasiado bons para utilizar em situações mais agressivas, como corrida, ciclismo entre outros.

A bracelete é feito de um plástico de toque macio que é confortável e leve. Existem dois botões no lado direito – um que abre a área de todos os aplicativos e outro para os treinos. Eles são satisfatórios de pressionar, e é bom ver botões físicos em wearables focados no fitness, já que os ecrãs sensíveis ao toque nem sempre são fáceis de usar enquanto pratica exercício.

Em termos de tamanho, este relógio claramente é demasiado grande para pulsos mais pequenos, tendo um tamanho mais ideal para o mercado masculino. O ecrã AMOLED é nítido e fica muito brilhante. Não tive problemas ao utilizá-lo ao ar livre sob luz solar direta. Também há um sensor de luz ambiente, para que ele se ajuste automaticamente com base nas suas condições de iluminação.

Funcionalidades desportivas e de saúde

A Xiaomi incluiu muitos recursos de fitness e rastreamento de saúde no Mi Watch. Possui GPS integrado para rastrear com precisão atividades ao ar livre, bem como um sensor óptico de frequência cardíaca para dados de frequência cardíaca durante todo o dia.

O desempenho do GPS é bom, não é perfeito. O Mi Watch foi capaz de seguir o caminho numa caminhada, no entanto verificamos umas pequenas imprecisões por onde andei que são naturais neste tipo de equipamentos. O rastreamento de passos e a queima de calorias estavam alinhados com os resultados de outras aplicações e relógios

A análise pós-treino no próprio relógio é definitivamente bom, sendo que a Xiaomi está a usar a Firstbeat, a agora empresa de análise de propriedade da Garmin, para fornecer análises depois que terminar um exercício.

Após o treino, verá seu tempo total, queima de calorias ativa e total, passos dados, cadência média, ritmo, velocidade, frequência cardíaca, zonas de frequência cardíaca, VO2 máximo, tempo de recuperação e consumo de energia, bem como como gráficos de ritmo, frequência cardíaca e cadência. A verdade é o que vemos em grande parte de aplicações concorrentes, sendo que é uma grande evolução quando comparado com as informações que obtemos através da Mi Band.

A Xiaomi afirma que o Mi Watch pode durar até 16 dias com uma única carga. Acho que pode chegar perto disso, mas, com a minha utilização, é indicado um pouco mais do que isso.

O rastreamento do sono é um dos pontos fortes do Mi Watch. Ele acompanha o seu sono profundo, leve e REM e exibe essas informações em um gráfico fácil de ler no aplicativo Xiaomi Wear. A precisão foi bastante boa durante a minha utilização.

No entanto, não há uma grande explicação sobre como a Xiaomi calcula a pontuação de sono. Recebe entre 0 e 100, mas não sabemos porquê, uma funcionalidade que obtenho através da aplicação Huawei Health, que se integra com o Huawei Band 6.

Há ainda a referir uma integração com a Amazon Alexa, que será bem interessante se utilizar o ecossistema da empresa norte-americana.

Os sensores de SpO2 – ou sensores de oxigênio no sangue – estão na moda, sendo que marcas mais viradas para o desporto (e em dispositivos mais caros) á os têm há alguns anos. Fazer uma leitura de SpO2 no relógio é simples. Abra o aplicativo SpO2, toque em Medir e segure por cerca de 20 segundos. Depois, obterá uma porcentagem de oxigênio no sangue (provavelmente de 90% a 100%) e uma leitura da frequência cardíaca durante esse período.

No entanto, na aplicação não há indicações do que deveremos fazer se tivermos SpO2 a baixo do normal, o que costuma acontecer em quase todos, algo que deixa de fazer sentido. Para que queremos esta informação, se o utilizador não souber o que fazer com ela?

O relógio  tem frequência cardíaca mas a informação nestas situações é sempre difícil de ter como certa, devido à imprecisão que este tipo de relógios costuma ter. Durant eo exercício de bicicleta no ginásio, ele faz uma monitorização que faz sentido, mas durante o dia ficámos com a ideia que nem sempre está correta. Tal como no caso de algumas funcionalidades, a própria Xiaomi refere que não é um dispositivo médico, por isso deveremos ver estas indicações apenas como informativas e não como verdade absoluta.

Xiaomi Mi Watch: funcionalidades inteligentes

O Xiaomi Mi Watch é um smartwatch no sentido mais básico da palavra. Não há aplicativos de terceiros ou mostradores de relógio. Também não há loja de aplicações. A Xiaomi diz que existem “mais de cem” mostradores de relógio disponíveis, mas não são muito personalizáveis, sendo que é comum num sistema não tão utilizado, como é o WearOS.

No entanto, há algumas limitações, portanto de smartwatch é mais informativo. Por exemplo, não pode responder a mensagens, nem pode expandir emails, sendo que podemos indicar quais as notificações a chegarem ao smartwatch, e dispensar algumas menos importantes.

Xiaomi Mi Wath: veredicto

Como quase todos os produtos Xiaomi, o Mi Watch representa um dos melhores valores que pode obter nessa faixa de preço, sendo difícil encontrar um smartwatch desta qualidade por 100€. No entanto, a não ser o design, não o vejo a fazer muito mais do que o meu Huawei Band 6, que utilizo atualmente. Os dados de análise de treino e o GPS integrado são pontos positivos que você.

Há aspetos que podem ser melhorados, como o SpO2 e o sensor de frequência cardíaca, mas, tal como já referimos, devemos ter em conta que estes indicadores são informativos e não devem ser encarados como verdade absoluta.

Mas por este preço, um relógio desta qualidade é, sem dúvida, uma excelente opção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui