Análise Xiaomi Mi 5S: Um Topo de Gama ao preço de gama média!!!

Duvido que a Xiaomi ainda precise de apresentação, pois é provável que já tenha ouvido falar da marca devido ao seu preço-qualidade. Mas não é apenas na baixa/média gama que se destaca, os seus topos de gama são incríveis e hoje analisamos o mais recente modelo.

Especificações e Acessórios
Video Xiaomi Mi5s
Design e Ecrã
Desempenho
Câmara
Veredito: Xiaomi Mi5S

A Xiaomi também se destaca nos smartphones topos de gama e se temos falado muito deles nos últimos tempos, é nos smartphones topo de gama que mais nos impressionamos em relação à sua qualidade-preço.

Hoje trazemos o Xiaomi MI5S, o mais recente smartphone da marca e o topo de gama da fabricante, aliada ao Xiaomi Mi 5S Plus, que também será analisado mais tarde. Saiba a nossa opinião.

Vídeo Xiaomi Mi 5S

Especificações e Acessórios

  • Dimensões: 6 x 70.3 x 8.3 mm
  • Peso: 145 g
  • Sistema Operativo: MIUI 8 , Android 6.0 Marshmallow;
  • Ecrã: 5.15” Full HD; 2,5D
  • Câmara frontal: 12 MP auto focus, flash dual led
  • Câmara traseira: 4 MP ;
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 821, octa-core a 2GHz (Quad-core (2×2.15 GHz Kryo & 2×1.6 GHz Kryo) ;
  • GPU: Adreno 530
  • Memória RAM: 3 GB;
  • Armazenamento interno: 64 GB;
  • Ligações: jack 3,5 mm jack ; Usb Type C-Port
  • Sensores: Impressões digitais; Sensor de Proximidade ; sensor de luz ambiente; acelerómetro;
  • Conetividade: Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot
  • Bluetooth 4.2;
  • Bateria: 3200 mAh de capacidade;

Os Acessórios que tem, basicamente, são os indispensáveis Carregador Rápido de parede e o Cabo Usb Type-C . Infelizmente para nós não tem os auriculares.

Design e Ecrã

A Xiaomi usou um design em vidro no MI5, existindo também uma versão em cerâmica. Desta vez a marca usou um design em metal para o Mi5S.  E este tem pormenores deliciosos como podem comprovar em algumas das nossas fotos tiradas ao modelo.

Tal como o corte em todo o redor do equipamento onde termina a curvatura do mesmo que até reflete a luz, é um exemplo.

O Ecrã é impressionante assim que se liga pois tem uma boa luminosidade, boas cores e bastante detalhe. É um Ecrã IPS em vez de um OLED ou tradicional LCD, mas não se pode olhar apenas para os números com resolução Full HD oferece uma excelente qualidade.

O ecrã é de 5,15 polegadas com resolução Full HD, poderia ser 2K, mas para quê? Em termos de luminosidade funciona muito bem em ambientes exteriores e de sol extremo, bem como conta com excelentes ângulos de visualização.

Desempenho

O Xiaomi Mi 5S conta com um desempenho excelente, a navegação é super fluída sem breaks/lags ou nada parecido. Com “apenas” 3GB RAM, mas aliado ao potente CPU com memória interna UFS 2.0 e uma GPU Adreno 530, tudo o que lhe possamos atirar ele aguenta e muito bem, sem se queixar. Só aquece um pouco quando realmente puxamos em jogos ou visualização de filmes muito tempo, mas nada que possa afetar o uso ou o próprio equipamento. Claro que isto tudo com o Snapdragon 821! Se a versão testada tem 3GB RAM acredito que a versão 4GB RAM + 128 GB ROM seja mesmo fabulosa.

O Mi 5s é um smartphone dual-SIM LTE – LTE bandas 1(2100), 3(1800), 5(850), 7(2600), 8(900), 38(2600), 39(1900), 40(2300), 41(2500) – segundo o que se apurou a banda 800 em falta é uma das principais bandas LTE que faz com que o MI5S fora das grandes cidades, ou nas zonas com menos rede, não conseguimos obter os 4G .

O novo sensor de Impressão digital, agora sem botão físico, funciona muito bem, sendo que raramente ele não consegue ler a nossa impressão digital.

Em termos de software, o Mi 5S tem o MIUI 8, que é baseado no Android 6.0 Marshmallow. Em termos de novidades quando comparado com a versão anterior, pode contar com a possibilidade de captura de ecrã de uma página inteira, calculadora redesenhada, novo menu flutuante, personalização de notas com templates, novas funções e opções na galeria, função Dual-App que permite clonar aplicações para ter duas contas ativas em simultâneo e o second Space que permite criar uma segunda sessão de modo a separar, por exemplo, o trabalho do lazer.

A bateria é de 3200 mAh, ganhou 200 mAh do MI5 para este, mas nada de muito relevante, pois não é isso que faz a diferença, embora no uso diário se usarmos muito 4G a bateria começa a desaparecer e já nos faz pensar no carregamento a qualquer momento para evitar ficarmos sem bateria. Mas temos o Carregamento Rápido 3.0 e aí podemos descansar!! Isto num uso bastante intensivo claro.

Câmara

A câmara traseira de 12 MP tem um sensor de 1/2,3″ e abertura f/2.0 Sony IM378, que por exemplo se encontra no Google Pixel, mas aqui perde a estabilização óptica, já que é essencial hoje em dia para melhorar o desempenho fotográfico. Com isto a gravação 4k perde muito porque fica muito tremida ou se grava com tripé parado ou então não ficará perfeito. Por outro lado, a gravação em 1080p fica razoavelmente boa graças ao estabilizador digital, mas não faz milagres.

Os vários modos para podermos fotografar também são uma mais valia, e podemos contar com HDR.

O HDR é a abreviatura de High Dynamic Range e pode ser traduzido para português como Grande Alcance Dinâmico. Esta técnica de pós-processamento permite-nos, tal como o nome indica, criar imagens que conseguem representar cenários onde o alcance dinâmico não poderia ser representado numa fotografia normal. Por outras palavras, o HDR permite-nos retratar uma cena que tenha uma grande diferença de luminosidade entre as partes mais claras e as mais escuras.

A câmara frontal de 4 MP tem um sensor de 1/3″ e abertura também de f/2.0 que para Selfies e para Videochamada serve perfeitamente.

Seguem-se algumas fotos captadas pelo smartphone:

Veredito: Xiaomi Mi5S

Realmente podemos afirmar que estamos perante um dos melhores equipamentos em termos de qualidade-preço, visto conseguirmos obter o MI5S por valores inferiores a 300€, em lojas online da especialidade.

Com um hardware de topo de gama aliado ao Android Marshmallow com MIUI 8 é realmente um dos equipamentos de 2016.

Pontos a Favor:

  • Design
  • Desempenho
  • Preço
  • MIUI 8
  • Sensor Ultrasónico Impressão digital

Pontos Contra:

  • Falta de Estabilizador Óptico
  • A falta da LTE 800

O Xiaomi Mi5S está disponível em 4 cores: Cinza Escuro, Prateado, Dourado e Rose Gold e pode ser adquirido na GearBest por menos de 300€. Não se esqueça de pedir para ser enviado por “Priority Line”, na altura de escolher o modo de envio, já que deste modo o smartphone chegará a sua casa em duas ou três semanas e sem o risco de parar na alfandega.

Segue-se a nossa galeria de imagens:

Veja também...

Deixe o seu comentário