Análise Western Digital My Passport Wireless: disco rígido com wifi

WD My Passport Wireless (1)

A Western Digital  acredita que os discos rígidos precisam de mais ligações aos dispositivos, portanto este My Passport pretende ser a companhia ideal para profissionais, mas também a qualquer outro utilizador.

Índice:
Características e Design
Desempenho
Veredito: Western Digital My Passport Wireless

A Western Digital lançou no ano passado o seu disco rígido externo com conetividade wifi, o que permite uma nova forma de partilhar conteúdos entre os nossos dispositivos, sejam eles computadores ou dispositivos móveis.

Sendo que este destaca-se por ter wifi, uma outra novidade característica é ter suporte a cartões SD, o que é uma mais-valia para os fotógrafos, por exemplo. Também tem uma bateria própria, o que permite que possamos aceder ao disco rígido em qualquer sítio através de wifi. Perceba tudo na nossa análise ao Western Digital My Passport Wireless.

Características e Design

  • Dimensões: 86 x 86 x 24,4 mm (variável dependendo da capacidade)
  • Peso: 270g
  • Wi-Fi 802.11b/g/n
  • USB 3.0 e USB 2.0
  • Suporte SD 2.0 até 25 MB/s

WD My Passport Wireless (4)A versão testada tem 1TB de capacidade, mas a WD disponibilizou com 500MB, 1TB e 2TB, sendo que as dimensões variam pouco entre modelos. Os acessórios que encontramos são um cabo USB 3.0 e um carregador de parede, para que possa carregar o dispositivo.

O My Passport Wireless é um disco rígido robusto, no verdadeiro sentido da palavra, já que tem um tamanho um pouco superior quando comparado com discos rígidos portáteis. Mas também temos de perceber que não é um SSD, que ainda tem de ter a conetividade wifi, suporte a cartão SD e uma bateria, o que obriga à necessidade de mais espaço. Bem, não se pode ter tudo.

Apesar da robustez e do peso, tem um bom design e uma tamanho agradável, que facilmente podemos colocar numa mala ou num bolso das calças. Num dos lados temos os botões para ligar o My Passport, o USB 3.0 e o botão para ativar o WPS. Na lateral esquerda temos o compartimento para o cartão SD, que fica um pouco de fora do dispositivo e, se tiver num bolso apertado, poderá causar alguns problemas.

WD My Passport Wireless (5)Na parte da frente temos dois leds onde nos é indicado quando o equipamento está ligado e a quantidade de bateria, através de cores que pode ir do azul (superior a 90%) até ao vermelho (inferior a 10%). Também temos um led para o Wifi, para saber quando estão a decorrer transferências de dados ou quando está ligado a algum dispositivo.

Desempenho

O desempenho deste disco rígido é superior aos que normalmente usamos através de cabo. Não estou a falar da velocidade de transmissão de dados, mas sim da variedade que o mesmo oferece na transmissão dos mesmos.

WD My Passport Wireless (3)Começamos com uma das funcionalidades que mais gostamos neste equipamento, o suporte a cartão SD. Uma excelente ideia que será muito utilizada pelos amantes de fotografia, já que assim que ligamos o disco rígido e colocamos o cartão SD, automaticamente é feito um backup do SD para o disco rígido e ainda pode formatar o SD, para assim estar pronto para voltar a tirar fotos. A vir com suporte a cartão SD, esta funcionalidade era ideal e a WD pensou nisso mesmo.

Mas o My Passport Wireless é, também, excelente na utilização com dispositivos móveis. As aplicações que a WD criou são muito intuitivas e funcionam bastante bem, permitindo tirar todo o proveito do acesso ao equipamento, enquanto no acesso através do browser dá-nos mais opções de configuração do equipamento, mas o acesso aos ficheiros é deficitário.

Para acedermos aos ficheiros, a WD também disponibilizou uma aplicação para Windows 8, mas é uma pena não haver uma forma de aceder aos ficheiros sem ser através do browser, já que torna-se uma experiência muito má. Este My Passport está pensado para os dispositivos móveis, obrigando usar sempre o cabo quando necessitava de o ligar ao computador.

Como ligamos o My Passport ao smartphone através de wifi, mantemos o 3G/4G no nosso smartphone, não ficamos sem as nossas notificações ou acesso à internet, no entanto deverá ter atenção, não se vá esquecer e pensar que está a usar a internet wifi.

WD My Passport Wireless (7)Mas há mais, se faltar a bateria, poderemos manter ligado à tomada, que o wifi mantém-se ligado, e também o acesso. Tem sempre outras opções: carregadores externos.

Felizmente que a duração da bateria é muito boa, visualizámos dois filmes diretamente na televisão e ainda tinha bateria. A WD aponta para 6 horas de streaming contínuo através do disco rígido.

Veredito: Western Digital My Passport Wireless

Se está à procura de um disco rígido que possa aceder por wifi e que tenha o suporte para cartão SD, certamente que este My Passport da Western Digital é uma boa opção. É que permite um backup automático do cartão SD, o que é uma funcionalidade muito útil para profissionais.

WD My Passport Wireless (2)Além disso, as aplicações para dispositivos móveis são muito intuitivas, bem como tem uma duração de bateria estimada em 6 horas, sendo que no nosso caso permitiu visualizar dois filmes na televisão sem qualquer problema. No entanto, se pretende aceder aos seus ficheiros através do seu browser e ao wifi do disco rígido, simplesmente esqueça. A experiência é muito má.

Pontos a Favor:

  • Suporte a cartão SD e backup automático
  • Duração de bateria
  • Aplicações intuitivas

Pontos Contra:

  • Peso
  • Mau acesso aos ficheiros através do browser

Desde já agradecemos à Western Digital por nos ter disponibilizado o My Passport Wireless para análise. Pode encontrar o disco rígido de 1TB nas lojas de retalho a partir dos 184,99€, enquanto online poderá adquirir a versão de 500GB a partir dos 143,88€.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here