Análise Volvo S60 T8 Recharge: Ensaio

Há quase quatro anos, a Volvo anunciou que eletrificaria toda a sua linha de carros e SUVs. Agora, todos os veículos vendidos uma opção híbrida, sendo que também está nos horizontes da empresas fabricar apenas automóveis elétricos em breve.

Liderado por suas luzes de corrida de LED e rodando em rodas de alumínio forjado de raios em Y de 19 polegadas, o S60 Recharge T8 Polestar Engineered parece a parte do sedã desporitvo, até suas pinças de freio pintadas de dourado. Eles são o único sinal externo de que este híbrido plug-in pode ser um veículo de alto desempenho.

A mesma cor dourada que a Volvo usa para as pinças de freio se repete dentro da cabine para os cintos de segurança. Caso contrário, a cabine do S60 Recharge T8 Polestar Engineered é preta, preta e mais preta, interrompida apenas pela costura de contraste cinza e acabamentos e detalhes em alumínio. Um teto solar panorâmico padrão ilumina o clima.

Os materiais são de alta qualidade, o armazenamento é decente e o painel e o console central oferecem a aparência e o layout já bem familiares da Volvo, desde o sistema de infoentretenimento com ecrã sensível ao toque Sensus Connect de 9 polegadas. O minimalismo é a regra, mas uma vez que se acostume às peculiaridades de design da Volvo, o motorista rapidamente entende tudo.

Acompanhando o seu estilo desportivo, o S60 Recharge T8 Polestar Engineered pode representar um desafio quando se trata de entrar e sair. Os assentos esportivos profundamente reforçados e as aberturas das portas bastante pequenas não ajudam, mas ambas as cadeiras dianteiras são ajustáveis ​​em altura para aumentar o ponto de entrada e saída. O espaço do porta-malas tem um bom tamanho e o banco traseiro dobrável ajudam a expandir a utilidade.

O sistema de infoentretenimento Sensus Connect da Volvo funciona exatamente como o smartphone que possuía há alguns anos. O ecrã sensível ao toque é embutido num contorno de plástico preto e usa os dedos para deslizar e rolar nos menus. Um botão “Home” leva de volta ao ambiente principal, que oferece acesso rápido à navegação, música, telefone, aplicativos e sistemas climáticos.

Usar o Sensus Connect para configurar as coisas (quando o carro está estacionado) é bastante simples. Pode até mesmo arrastar e soltar blocos em locais preferidos para torná-los mais fáceis de encontrar e fazer referência no futuro.

Assim como usar o seu smartphone enquanto está sentado no sofá é diferente de usá-lo quando está a dirigir, o Sensus Connect é fácil de usar até que o carro esteja em movimento. Em seguida, torna-se uma distração, já que para qualquer opão temos de tocar no ecrã.

Como esperado, o Sensus Connect inclui Apple CarPlay, Android Auto e controle de voz. Com um tom inesperadamente frio e robótico, o assistente de voz respondeu com sucesso às minhas solicitações de teste habituais, como o ajuste da temperatura da cabine.

Como é garantido, os sistemas de áudio de alta qualidade Bowers & Wilkins da Volvo são absolutamente fantásticos. Aqui, ele fornece 1.100 watts de potência e 15 alto-falantes estrategicamente localizados ao redor da cabine. Se ainda não experimentou, vale a pena uma visita a uma concessionária Volvo.

O carro de teste também tinha um head-up display, o que considero uma opção muito boa, para que não tenhamos de tirar os olhos da estrada, nem para perceber a que velocidade vamos.

A Volvo sempre se destacou pela sua aposta na segurança e para 2021, muitas opções passam a ser padrão, como o aviso de ponto cego, o aviso de tráfego e os faróis que ajudam o motorista a ver em cantos escuros.

Os destaques do menu de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS) do Volvo S60 incluem:

  • Detecção de pedestres, ciclistas e animais de grande porte
  • Mitigação de Faixa de Frente (responde quando um Volvo cruza a linha amarela dupla e o tráfego em sentido contrário está a aproximar-se)
  • Intersection Auto Brake (trava se o condutor tentar uma curva errada
  • Mitigação e proteção da estrada de fuga (tenta impedir a saída do veículo da estrada)
  • Pilot Assist é a tecnologia de assistência à condução de nível 2 da Volvo. Funciona muito bem.

Embora carregado com tecnologia projetada para evitar uma colisão, o Volvo S60 ainda pode sofrer um acidente, por isso estas opções são apoios à condução.

O Volvo S60 Recharge está equipado com uma motorização híbrida plug-in. Ele fornece uma autonomia de condução elétrica estimada em até 30 quilómetros antes de reverter para a operação híbrida completa, exigindo o uso do seu motor a combustão. O motor Drive-E de 2,0 litros e 4 cilindros turbo e superalimentado da Volvo constitui a base do sistema de transmissão do S60 Recharge. Ele aciona as rodas dianteiras do carro por meio de uma transmissão automática de 8 velocidades.

Juntos, esses componentes produzem 400 cavalos de potência. A aceleração é incrivelmente rápida, sendo que o impulso feito no arranja dá uma sensação emocionante.

Vários modos de condução controlam o comportamento do carro. Pure é para direção elétrica, Hybrid é para direção normal e Polestar Engineered é para se divertir enquanto está ao volante. Também conta com um modo Charge, para usar o motor para ajudar a recarregar a bateria durante a condução.

Como é um híbrido plug-in, também pode conectar o carro para recarregá-lo. O cabo de carregamento TurboCord padrão é compatível com tomadas, sendo que vai demorar um pouco a carregar, mas também é normal quando ligado a tomadas normais.

Além da reputação de segurança, os Volvos são conhecidos por serem confortáveis, o que sem dúvida é o caso do S60 Recharge. Apesar do reforço adicional dos assentos, os assentos dianteiros se mostraram perfeitamente compatíveis por horas atrás do volante.

Como mencionado anteriormente, o tamanho e a forma das aberturas das portas traseiras forçam algumas contorções ao entrar e sair do banco traseiro do S60. Uma vez que se dobrou no carro, no entanto, o assento em si é excepcionalmente confortável. As aberturas de ar condicionado traseiras nos pilares centrais do tejadilho ajudam a manter os passageiros frescos.

O S60 T8 Polestar Engineered provou ser uma alegria absoluta de dirigir. Eu prefiro o modo que permite a regeneração da bateria, numa condução mais defensiva, mas sempre que precisei de resposta, tudo estava lá à minha espera.

O Volvo S60 Recharge T8 Polestar Engineered é tão emocionante de dirigir quanto qualquer outro automóvel alemão, sendo que a opção híbrida/elétrica, oferece uma oportunidade de consumo muito mais reduzido do que os combustíveis normais, que têm vindo a sofrer uma escalada de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui