Análise Vivo X80 Pro: (Com certeza) um dos melhores smartphones do mercado

Se não tem acompanhado o mercado dos smartphones, pode ficar surpreendido e não reconhecer a marca Vivo. Ou então, pensar que estamos a falar da operadora de telecomunicações brasileira. Mas não, estamos a falar da fabricante de smartphones que está no top 5 de vendas mundiais de smartphones. Sim, a Vivo é uma das principais marcas de smartphones, mas que tem andado fora da Europa até há poucos anos. Agora, chega em força!

Foi no início da pandemia Covid-19 que a Vivo decidiu lançar-se pelo mercado europeu, o que colocou alguns percalços e que levou, por exemplo, a que a chegada a Portugal passasse ao lado. No entanto, para quem está atento ao mercado, não estranha que a marca seja uma das melhores do mercado, não fosse uma fabricante bastante inovadora, como ter lançado o primeiro sensor biométrico 3D supersónico, que está neste Vivo X80 Pro, ou a ter anunciado o carregamento mais rápido do mercado de 200W. No entanto, se leu as nossas primeiras impressões do Vivo X80 Pro, não fica surpreendido com o titulo desta análise.

Desde o evento de apresentação em Berlim do novo Vivio X80 Pro, que temos andado com o smartphone, onde testamos várias das novidades, com claro destaque para o sensor de impressões digitais e, também, as câmaras. É que é nestas duas áreas onde encontramos as principais inovações e que colocam este smartphone um nível acima de toda a concorrência.

Esta é a frase que resume o tempo em que tenho utilizado o novo smartphone da Vivo, o X80 Pro:

Já há muito tempo que não andava tão entusiasmado

E vão perceber porquê durante a nossa análise.

Vivo X80 Pro: Design

O design geral do Vivo X80 Pro é muito semelhante ao do X70 Pro+, sendo difícil que, hoje em dia, sejamos surpreendidos. No entanto, na área traseira temos a grande área direcionada às câmaras, bastante brilhante, enquanto de resto temos um preto mate, que aplaudo a escolha por ser muito bom a esconder as dedadas, ao contrário do que acontece com os grande parte dos smartphones, que escolhem vidro e/ou aspetos brilhantes.

Olhando um pouco para a caixa, é bom ver que a Vivo adicionou uma capa em couro (que não protege muito o smartphone). Destaco um aspeto que considero muito importante (pela negativa), que é a capa não protege totalmente a câmara, sendo que quando pousamos o equipamento numa mesa, as câmaras tocam na superfície, o que é algo que considero fundamental e é um dos motivos porque adiciono sempre uma capa aos meus smartphones (além de ter “mãos escorregadias”, claro).

Há uma grande ‘janela’ para as câmaras, sendo que tem uma espessura “razoável”, mas como ocupa toda a largura do smartphone evita que o telefone vacile quando colocado sobre uma superfície plana. A câmara telefoto primária, ultra-larga e uma das câmaras de telefoto encontra-se dentro de um anel circular, enquanto a câmara telefoto periscópica é colocada logo abaixo, com o flash a ser colocado do lado direito. Verificamos, ainda, várias menções à Zeiss, desde o logo dentro do anel circular, bem como mais duas, demonstrando que é uma clara aposta da vivo e da Zeiss.

Apesar de não ser um design “premium”, o toque mostra-nos que o é e que não fica nada atrás, sendo que as laterais têm um toque metálico. O Vivo X80 Pro conta com certificado IP68, carregamento sem fios até 50W e ainda um sensor de infravermelhos, que é algo que já temos saudades (velhos tempos dos Huawei topo de gama que tinham esta funcionalidade).

Há que referir, ainda, que este equipamento é um íman para a poeiras. O ecrã parece atrair mais pó que o normal, sem falar dos pequenos compartimentos e espaços que encontramos nas laterais do equipamentos e também com a capa verificamos isso, mas que podem ser facilmente limpos.

Vivo X80 Pro: Especificações e Software

O Vivo X80 Pro conta com o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 1, que é o processador topo de gama de 2022. A empresa acrescentou uma segunda geração do seu chipset de imagem V1, chamado V1+, que afirma ajudar com imagens de baixa luminosidade, gravação de vídeo e jogos.

As normas de comunicação incluem Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, NFC e suporte para os habituais sistemas de navegação por satélite. O armazenamento interno do Vivo X80 Pro não pode ser expandido, mas mesmo assim conta com 256GB de ROM (e na China há uma versão com 512GB).

O telefone dispõe agora de uma bateria de 4.700mAh e pode ser carregado rapidamente com o adaptador de 80W que é fornecido na caixa, ou então sem fios a 50W. Assim, com fios bastam 38 minutos para chegar aos 100%, enquanto wireless precisa de 50 minutos e durante a nossa utilização verificamos que, realmente, o carregamento do smartphone é incrivelmente rápido.

O telefone tem um ecrã AMOLED de 6,78 polegadas com resolução WQHD+ (3.200 x 1.440 pixels). Apresenta uma taxa de actualização de 120Hz e uma taxa de amostragem por toque de 300Hz.

Em termos de software, tem o Funtouch OS 12, que é baseado no Android 12. A Vivo promete três gerações de actualizações de SO Android e três anos de actualizações de segurança, o que vai ao encontro da concorrência.

O Funtouch OS 12 é praticamente o que seria de esperar de qualquer smartphone Vivo recente. O Android 12 adiciona um certo nível de personalização, mas o SO ainda tem aspetos Vivo muito fortes em vez do stock Android 12. Embora o software funcione sem problemas, sem soluços de uso regular, verificamos que a personalização da Vivo ainda tem algumas coisas a corrigir. Por exemplo, durante a configuração das minhas contas Google, duas delas indicaram que estava a configurar o Vivo X70+, o que demonstra que o software parece que ainda não é o final.

Alguns pormenores que deverão ser corrigidas nas próximas atualizações de software que a Vivo fizer.

Outro aspeto que não me agrada no Funtouch OS 12 é a quantidade de bloatware que tem. São tantas as aplicações já instaladas, que demoraria a nomeá-las todas. É verdade que o equipamento tem 12GB de RAM e as aplicações não se notarão, mas gosto de ter o smartphone “limpo”, apenas com as aplicações que utilizo. Felizmente, é possível desinstalar praticamente todas as aplicações que não são necessárias.

Vivo X80 Pro: Desempenho e Bateria

O ecrã AMOLED do Vivo X80 Pro produz cores de aspecto natural e é suficientemente brilhante para enfrentar a luz solar direta. O texto e as imagens aparecem nítidas e não encontrei as arestas curvas do ecrã a distrair quando via filmes ou jogava. Este é o primeiro ecrã de smartphone que encontramos que utiliza a mais recente tecnologia LTPO 3.0, que promete uma eficiência energética ainda maior. O X80 Pro tem uma taxa de actualização máxima de 120Hz e uma taxa de actualização mínima de 1Hz.

O Smart Switch permite que o visor mude automaticamente entre as taxas de actualização, dependendo do conteúdo, mas pode forçar o visor a executar aplicações a 120Hz, se necessário, mas pareceu-nos que a gestão da taxa de atualização é muito bem feita, até pela duração da bateria.

O ecrã do Vivo X80 Pro também tem uma certificação de reprodução HDR10+ e suporta o mesmo em aplicações como Netflix, Amazon Prime Video e YouTube. Os altifalantes estéreo ficam altos e a clareza é mantida mesmo num volume elevado, o que, juntamente com o ecrã vívido, torna o X80 Pro ideal para ver filmes ou programas de televisão sem necessidade de um par de auscultadores.

Melhor sensor de impressões digitais do mercado

O leitor de impressões digitais 3D ultra-sónico, maior do que o habitual, foi um prazer de usar. O registo de uma impressão digital foi feito com uma única toque e o desbloqueio do dispositivo funcionou sem falhas durante todo o período e de forma muito rápida. Não haja dúvidas, é mesmo o melhor sensor de impressões digitais sob o ecrã que está presente no mercado, adicionando ainda um maior espaço de sensor.

E é esse espaço maior do sensor que a Civo aproveitou muito bem, adicionando a funcionalidade Quick Actions, que considero excelente, pois permite lançar qualquer aplicação nativa ou de terceiros no momento em que desbloqueia o dispositivo. Assim, uma área é para desbloquear o smartphone, mas noutras duas, permite que desbloqueie o smartphone e abra logo a aplicação que pré-definimos.

A funcionalidade é tão boa que nem me imagino a viver sem isso agora (vou ficar com pena quando disser adeus ao Vivo X80 Pro).

Vivo também introduziu um sistema de verificação com dois dedos para segurança adicional e funcionou como esperado. Para além do ecrã de bloqueio, pode utilizar as suas impressões digitais registadas para autenticar as aplicações bloqueadas, bem como as escondidas.

Desempenho

Com o Snapdragon 8 Gen 1 SoC da Qualcomm no seu interior, não enfrentei qualquer problema quando se tratou de benchmarks e o Vivo X80 Pro proporcionou um desempenho muito bom, como seria de esperar.

O desempenho nos jogos foi de topo. O telefone é mais do que capaz de executar jogos populares para smartphone, tais como Call of Duty: Mobile e Asphalt 9, nas definições mais altas, e fê-lo sem “pestanejar”. O que me impressionou foi a funcionalidade de interpolação de jogos, que funcionou bem. Há apenas um punhado de smartphones capazes de executar Call of Duty: Mobile acima dos 60fps e a funcionalidade de interpolação Game da Vivo que pode ser activada através da consola deslizante dentro de um jogo.

Vivo afirma também que o telefone consome menos energia quando utiliza este modo, em comparação com o facto de o jogo ser realmente executado a uma taxa de fotogramas tão elevada.

Bateria

Não tive quaisquer problemas com a duração da bateria do Vivo X80 Pro. Consegui obter quase dois dias de utilização intensiva com a taxa de actualização do visor definida para Smart Switch.

Ao forçar a 120Hz, notamos algum impacto, pelo menos na estimativa referida pela Vivo, mas é possível que dure bem menos.

Também na área de duração da bateria já tínhamos saudades da necessidade de carregar um smartphone de dois em dois dias, já que com a minha utilização, normalmente preciso de ligar ao carregador no final do dia.

Vivo X80 Pro: Câmaras

O Vivo X80 Pro tem quatro câmaras traseiras: uma nova câmara primária de 50 megapixéis que utiliza um sensor GNV Samsung personalizado com estabilização óptica de imagem (OIS), uma câmara ultra grande angular de 48 megapixéis com focagem automática, uma câmara de retrato telefoto 2X com sistema de estabilização gimbal da Vivo e, finalmente, uma câmara telefoto 5X estilo periscópico com OIS. As funções Selfie são tratadas por uma câmara frontal de 32 megapixels.

A interface da câmara é muito familiar e a aplicação da câmara tem controlos bem definidos e alguns deles são personalizáveis. Há o habitual modo Pro tanto para fotografias como para vídeo, e um novo modo Astro, que resultou em algumas fotos realmente interessantes.

A câmara principal capturou excelentes fotografias com bons detalhes e uma gama dinâmica impressionante (graças ao revestimento Zeiss T*) em todos os tipos de condições de iluminação. Especialmente em condições de pouca luz, teve um desempenho igualmente bom com redução do ruído nas fotografias. Os clarões das lentes e o forte brilho que emanava das luzes brilhantes da rua, sinais de néon e outras fontes de luz foram mantidos sob controlo, o que ajudou a aumentar o alcance dinâmico e os detalhes nas sombras.

O modo noturno na câmara principal também forneceu fotografias sem ruído juntamente com cores que estavam muito próximas da cena real. O modo Astro, que se destina tipicamente a capturar as estrelas no céu noturno (nas condições meteorológicas certas), foi bastante impressionante. Embora seja suposto funcionar quando o telefone é montado num tripé, consegui capturar algumas fotografias de mão com este modo e elas pareciam igualmente boas, com baixo ruído e bom detalhe.

A câmara é também capaz de tirar fotos macro até 4cm do objeto. Os resultados foram bastante bons, já que as cores nas fotografias macro foram muito semelhantes aos resultados da máquina fotográfica primária.

O grande destaque acaba por ser um sistema de estabilização de imagem de 5 eixos, um autêntico gimbal, que melhora muito a captura de fotografias e vídeos, este último já falamos mais à frente, oferecendo fotografias com um resultado final bastante impressionantes.

Mas a Vivo não quis, apenas, oferecer o modelo de inteligência artificial, que normalmente satura um pouco as cores e o modo Zeiss vem oferecer uma outra opção que é mais real.

É que quando selecionamos qualquer estilo Zeiss, notamos que as cores aproximam-se mais da realidade do que nos outros modos. Mesmo quando da utilização da câmara periscópica, com o zoom até 10x, a qualidade da fotografia mantém-se de grande nível, sendo que a partir daí, como é normal, verificamos um declínio gradual da qualidade.

Se não for fã das cores ligeiramente saturadas que este telefone capta por defeito, pode activar o modo Zeiss, que capta mais cores reais com todas as câmaras.

Vídeo

O Vivo X80 Pro pode filmar até 8K vídeos a 30fps nítidos, com excelente detalhe e alcance dinâmico. Mas as filmagens careciam de estabilização, pelo que o movimento era um pouco brusco. Os vídeos gravados à luz do dia a 1080p e 4K tinham bons detalhes, contraste e uma estabilização impressionante, especialmente a 30fps. As filmagens de 4K pareciam as melhores, pois tinham detalhes suficientes e também tinham um aspecto bastante nítido.

As filmagens HDR 10+ têm bom aspecto, mas tinham cores saturadas e só estavam disponíveis quando filmadas a 1080p e 4K 30fps. Com pouca luz, os detalhes eram um pouco baixos, mas o ruído estava sob controlo desde que estivesse suficientemente iluminada.

O novo ‘Cinematic video Style’ introduzido pela Vivo esbateu automaticamente os fundos dos temas para uma sensação de cinema. Só funcionava bem com boa iluminação e só podia captar filmagens com resolução de 1080p. A chave para um bom vídeo cinematográfico é seguir o seu tema à medida que este se move e mostrou-se à altura. Um pouco inferior ao iPhone 13 Pro Max, mas mesmo assim melhor que grande parte da concorrência.

Importa referir que a câmara selfie apenas grava em FullHD, o que pode ser insuficiente para os criadores de conteúdo.

Gimbal impressionante

As câmaras demonstraram uma enorme qualidade fotográfica e de vídeo, mas isso acontece, grande parte, graças ao gimbal que a Vivo colocou nas câmaras do X80 Pro e a melhor forma de testar isso é a utilização de um modo que a marca disponibiliza no equipamento: o “Horizontal Line”.

Para percebermos como o gimbal é muito bom, esta funcionalidade permite que a câmara perceba a linha horizontal virtual que tem de estar e, independentemente do modo em que colocamos o smartphone, este irá manter sempre a imagem direita, como pode visualizar nos vídeos em cima partilhados nas redes sociais. E isso é incrível. Sabemos que não é tudo gimbal, até porque apenas é possível fazer esta captação de vídeo em 1080p, mas mesmo assim não deixa de ser impressionante o resultado final.

Durante o evento da Vivo em Berlim também passámos por uma ponte de madeira instável e o resultado foi, igualmente, muito bom.

Vivo X80 Pro: Veredito

Realmente há muito tempo que não andava tão entusiasmado com um novo smartphone, até porque, hoje em dia, as inovações têm sido poucas. Mas, no caso do Vivo X80 Pro, as novidades são muitas e que, realmente, têm consequências positivas na utilização final.

Por exemplo, o gimbal, que apesar de o modo “Horizinont Line” raramente ser usado, a verdade é que o resultado final das fotografias absorvem muito desta estabilização de 5 eixos oferecido. Também o novo sensor biométrico que a Vivo introduz neste smartphone, com maior espaço de utilização, além de ser muito rápido, também permite adicionar a possibilidade de desbloquear e abrir logo a aplicação que predefinimos. Incrível, é uma funcionalidade que irei sentir muita falta ao regressar ao meu smartphone.

No entanto, estas novidades e adições de grande qualidade vêm com um preço, e um preço bem alto. O Vivo X80 Pro chegará ao mercado por 1299€, o que é um valor bem elevado, apesar de estar a “condizer” com os concorrentes. Tenho de dizer que considero que estas inovações justificam o preço do equipamento, mas para uma marca “desconhecida” para grande parte dos consumidores, é difícil de convencer.

Pontos a Favor:

  • Câmaras de grande qualidade
  • Melhor sensor biométrico do mercado
  • Duração da bateria
  • Estabilização de imagem/Gimbal impressionante

Pontos Contra:

  • Preço
  • Funtouch OS 12 com demasiado blotware (que dão para desinstalar)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui