Análise Vibe Tribe Thor: Coluna de som por vibração com preço “vibrante”

Vibe Tribe Thor

Há os mais variados tipos de colunas possíveis no mercado, mas a Vibe Tribe mostra um totalmente diferente: emite o som por vibração, o Vibe Tribe Thor.

A Vibe Tribe é uma marca italiana que se lançou em colunas de som, com destaque para este tipo de colunas de vibração por ressonância. O que isto significa? Quer dizer que o som é emitido a partir de vibração, que permite fazer qualquer superfície plana uma coluna gigante.

É um conceito algo futurista, mas acaba por ser interessante podermos ter uma coluna de som em qualquer lado, com um objeto tão pequeno. Podemos encostar ao carro, ao vidro do carro, a uma caixa, qualquer destes objetos permite fazer de coluna gigante da música que pretendemos ouvir. Será que vale a pena? Vamos à análise.

Características e Acessórios

  • Potência Máxima: 20 W
  • Dimensões: 6 x 6 x 8.5 cm
  • Peso: 450 g
  • Sinal Ruído: 80 dB
  • Alta-Voz com supressão de ruido
  • Bluetooth 4.0
  • NFC
  • Conector estéreo 3,5 mm
  • MicroSD até 32GB para MP3, wav e wma
  • MicroUSB
  • BateriaIões de lítio interna 1400mAh ( até 4 horas)
  • Compatibilidade: todos os dispositivos com bluetooth

Vibe Tribe Thor (12)O Vibe Tribe Thor tem as especificações necessárias que queremos ver numas colunas portáteis. Uma conexão por Bluetooth e com NFC, que permite uma rápida ligação com o seu dispositivo móvel. A potência máxima de 20W e 80db oferece um som bastante alto quando colocado numa superfície plana.

O único acessório que o Thor trás é um cabo com jack 3,5 mm, microUSB e USB, que permite carregar o dispositivo, bem como ligar a um leitor de MP3 ao Thor para que ele faça o seu trabalho.

Design

O Vibe Tribe Thor tem um bom design. Tem um estilo bastante futurista e arredondado. É como se fosse um cilindro apertado no meio, em vez de um cilindro completo como são os anteriores modelos da Vibe Tribe. O Thor destaca-se por já ter Bluetooth 4.0, NFC e por ter uma potência de som muito maior que os seus antecessores.

Vibe Tribe Thor (4)Na parte de cima temos os botões sensíveis ao toque. São um total de cinco botões. Começando do lado esquerdo para o lado direto: chamadas, recuar a faixa/reduzir volume, reproduzir/pausa, avançar faixa/aumentar volume e um botão para alterar a ligação. Este último influência nas duas Leds que vemos, com indicação do Bluetooth e indicação do MicroSD.

Mais em baixo temos o compartimento para colocar o microSD, o microUSB e o botão de ligar/desligar. Há também um LED, que se acende quando estiver a carregar o Thor.

Vibe Tribe Thor (7)É na parte de baixo que temos a coluna. Uma coluna praticamente completa e faz com que o som seja enviado a 360 graus, de modo uniforme. Na parte de baixo temos o apoio do Thor na superfície. Tem um tipo de borracha para que o Thor não se mexa com a vibração. Temos de pressionar o Thor para baixo, para que criar vácuo na membrana e, assim, ele não se mexa com a vibração que faz.

Atenção. É que se não pressionar e criar vácuo, ele não segura e irá mexer-se devido à grande vibração o que poderá ser perigoso se o colocar em prateleiras ou mesas.

As dimensões do Vibe Tribe Thor são interessantes, é um dispositivo bastante portátil, mas o seu peso é que deixa muito a desejar. Pesa 450g, quase meio quilo, demasiado pesado para um dispositivo deste tamanho.

Mas o peso poderá ter uma explicação. Provavelmente, este peso evita que os ultra sons retire os vácuo à membrana, para que ele não se mexa no volume mais alto que tem. Acredita, o som e a vibração, no máximo, é mesmo forte. Principalmente numa base em madeira.

Funcionalidade

Vibe Tribe Thor (2)Um dispositivo destes tem de ser de fácil utilização e sem dúvida que o é. Não há muito que enganar, é ligar ao seu dispositivo móvel e colocá-lo a reproduzir. Eu até experimentei jogar Real Racing 3 e funcionou sem qualquer problema. Os botões são bastante intuitivos e ligar/desligar o Thor é fácil. A sua utilização não poderia ser mais fácil. Só sinto falta de uma informação da quantidade de bateria.

Os dispositivos compatíveis são muitos e impossível de indicar aqui todos. Basicamente, todos os dispositivos que têm Bleutooth e jack 3,5mm para auriculares funcionam. Portanto, iPhones, iPads, iPos, Android, até aos mais baratos leitores de MP3, todos dão som à Vibe Tribe Thor.

Além de utilizar o jack 3,5mm e o Bluetooth para reproduzir som no Thor, também poderá fazer introduzindo diretamente um cartão MicroSD no compartimento próprio. O limite é de 32GB, mas é espaço suficiente para todas as músicas que quer ouvir no Thor. Em termos de compatibilidade dos ficheiros de leitura são apenas três, mp3, wav e wma, mas também é verdade que são os mais vulgares, portanto não deverá ter problema em relação a isso.

A Vibe Tribe promete uma utilização até 4 horas, o que poderá ser alterado variando do volume de som e de outros fatores, como a utilização de um microSD em vez do bluetooth. Nos testes que fiz durou entre 4h30 e as 3h, influenciado por vários fatores.

Som

Vibe Tribe Thor (6)Quando pretendemos comprar umas colunas, sem dúvida que a qualidade de som é um dos fatores mais importantes na decisão entre as possíveis hipóteses. Se o problema é a qualidade de som da reprodução de música, fica bem servido com o Thor.

O som reproduzido pela Vibe Tribe Thor é muito bom, excelente qualidade. No entanto não é tudo perfeito. É que como a reprodução de som do Thor depende de uma superfície, o tipo de superfície também influência na qualidade do som reproduzido.

Assim, conforme o tipo de superfícies que o Thor irá utilizar para reproduzir, o som também é diferente. Aqui ficam alguns exemplos:

  • Madeira: Bass é bom, agudos são médios,
  • Metal: Bass forte,
  • Cartão: efeito vinil,
  • Vidro: som limpo e claro.
  • Parede oca ou pladur: boa dispersão do som.
  • Parede de cimento/betão: o som é mau e baixo

Apesar de a tecnologia ser inovadora, a vibração por ressonância não é perfeita e há influência externa na qualidade de som.

Onde se verifica uma qualidade de som baixa é na realização de chamadas através do Vibe Tribe Thor. A qualidade de som e do microfone são baixos e das várias chamadas que tentei fazer, houve interferências, má qualidade de som e o recetor da chamada também teve dificuldades em ouvir. É verdade que o objetivo do Thor não são as chamadas, mas estávamos à espera de uma qualidade  razoavelmente boa, pelo menos.

Veredito: Vibe Tribe Thor

Vibe Tribe Thor (14)O Vibe Tribe Thor acaba por surpreender pela tecnologia utilizada. A vibração por ressonância permite que qualquer superfície seja uma coluna gigante o que impressionou todas as pessoas que mostramos este produto. Sem dúvida, um dispositivo inovador e portátil devido ao seu tamanho.

Um dos pontos positivos é a facilidade com que se utiliza este tipo de coluna. Não há nada que saber, tudo é intuitivo, desde a forma como ligamos através do Bluetooth, como mudamos de faixa ou aumentamos o volume. Isto aliado à mais recente tecnologia Bluetooth 4.0 e o NFC, para uma fácil ligação com os dispositivos móveis, são pontos muito favoráveis.

Mas não é tudo rosas e sem dúvida que o preço não está a favor. É verdade que a tecnologia é inovadora, mas até que ponto é que as pessoas vão gastar 149€ neste dispositivo? Há outro tipo de colunas que oferece o mesmo tipo de qualidade de som e autonomia por um preço mais em conta.

O peso de 450g também não é muito favorável à portabilidade que esta coluna Thor pretende oferecer, bem como a qualidade de som quando se realiza chamadas tem de ser melhorada.

Pontos a Favor:

  • Fácil de usar
  • Qualidade de som em reprodução de música
  • Bluetooth 4.0 e NFC

Pontos Contra:

  • Preço
  • Peso
  • Qualidade de som nas chamadas

Queremos agradecer à Luso on Planet, distribuidora dos produtos da Vibe Tribe em Portugal, por ter disponibilizado o Vibe Tribe Thor para análise. Pode encontrar estas colunas à venda por 149€ e está disponível em quatro cores: preto, prateado, dourado e vermelho.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui