Análise Vernee Apollo Lite: smartphone de luxo a baixo preço

Vernee Apollo Lite

A Vernee é uma recente fabricante chinesa que tem ficado famosa nos últimos tempos devido ao baixo preço em dispositivos de qualidade. O Vernee Apollo Lite é analisado hoje.

Características
Análise Vernee Apollo Lite em vídeo
Design e Ecrã
Desempenho
Câmara
Veredito: Vernee Apollo Lite

A Vernee é uma fabricante chinesa que tem sido muito falada na área dos smartphones, não só pela publicidade e marketing que tem feito, mas sim porque os seus smartphones têm um preço muito interessante, aliado a especificações de qualidade.

<<< Visite o site para mais informações >>>

Este Vernee Apollo Lite é de grande qualidade, apesar de não ser topo de gama, mas tem especificações muito interessantes e o equivalente tem preços de quase o dobro deste equipamento.

Características

  • Vernee Apollo LiteDimensões: 152 x 76 x 9 mm
  • Peso: 178 g
  • Sistema Operativo: Android 6.0 Marshmallow;
  • Ecrã: 5,5” Full HD; 2,5D
  • Câmara frontal: 16 MP auto focus, f/2.0, flash de LED;
  • Câmara traseira: 5 MP;
  • Processador: MediaTek Helio X20 deca-core;
  • Gráficos: Mali T880 ;
  • Memória RAM: 4 GB;
  • Armazenamento interno: 32 GB;
  • Ligações: USB-C; jack 3,5 mm jack; slot de cartões microSD (máx. 128 GB);
  • Sensores: impressões digitais; sensor de brilho; sensor de luz ambiente; acelerómetro;
  • Conetividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n (b/g/n); Bluetooth 4.1; 2G: GSM 850/900/1800MHz, 3G: WCDMA 900/2100MHz, 4G: FDD-LTE 800/1800/2100/2600MHz; GPS;
  • Bateria: iões de lítio com 3.180 mAh de capacidade;

Vernee Apollo LiteEm termos de acessórios, sentimos a falta de uns auriculares, mas por tão baixo preço com especificações desta qualidade, não podemos ter tudo. E a verdade é que por poucos euros conseguimos uns auriculares de qualidade razoável, o que será suficiente para a maioria dos utilizadores, além de que quem pretende qualidade, não iria usar os auriculares que acompanham este tipo de dispositivos.

Assim, os únicos acessórios que temos é um carregador de parede com a tecnologia carregamento rápido da Mediatek e um cabo USB para USB-C, a mais recente tecnologia.

Análise Vernee Apollo Lite em vídeo

Design e Ecrã

Vernee Apollo LiteEste smartphone começa logo por impressionar quando pegamos nele. É um smartphone com boas especificações e pensamos que há de haver alguma coisa que é mau, mas assim que olhamos para o design percebemos que não é nesta área.

A Vernee aposta forte neste equipamento e oferece acabamentos metálicos, sendo que apenas a parte frontal do ecrã é em vidro. O Design lembra-me, claramente, o Huawei Mate S, sendo que a versão que testamos é cinzenta.

Uma coisa que aprecio é que ao invés de colocar uma película com indicações da marca e especificações, vem logo incluído uma película para o ecrã, sendo que bastará remover a película superficial, para que tenhamos uma película de proteção de ecrã. Não tem botões físicos e na parte frontal tem a câmara e os sensores de luminosidade.

Vernee Apollo LiteO Apollo Lite tem uma excelente ergonomia, apesar de se um equipamento grande com um ecrã de 5,5 polegadas, com a ajuda da curvatura na lateral dos ecrãs de 2,5D e de uma curvatura presente na capa traseira, que permite segurar o smartphone facilmente. Na parte traseira temos a câmara, o flash duplo e o sensor de impressões digitais, sendo que na lateral direita temos os botões de volume e o botão de ligar/deslgar. Do lado esquerdo temos os dois compartimentos, um para microSIm e outro para NanoSIM ou microSD, sendo que para utilizar o smartphone como Dual SIM, não poderá utilizar uma expansão de armazenamento.

No lado de baixo temos o USB-C, o mais recente cabo, e as colunas de som, sendo que na parte superior temos o jack para auriculares.

Vernee Apollo LitePassamos ao ecrã e a qualidade mantém-se excelente. Tem um ecrã de 5,5 polegadas com resolução Full HD, sendo que conseguirá um desempenho de grande qualidade da visualização de vídeos e filmes. As cores são boas e os pretos decentes.

Os angulos de visão são muito bons, bem como a visualização do smartphone no exterior, já que o smartphone permite uma boa luminosidade. Ainda temos de referir que a sensibilidade do toque do ecrã é boa, sendo que os 5 pontos funcionam muito bem.

Desempenho

O Vrernee Apollo Lite oferece um excelente desempenho, do melhor que se pode encontrar na gama de preço media-alta.

Com o processador topo de gama da Mediatek, o Helio X20, com 10 núcleos de processamento, um quad-core A53 a 1,4 GHz, outro quad-core A53 a 1,83 GHz e um dual-core A72 a 2,3GHz, sendo que o GPU  um quad-core ARM Mali-T880MP4, que acompanhado pelos 4GB RAM só poderia resultar num excelente desempenho.

Como podemos ver no AnTuTu e outros testes de desempenho, o resultado não se pode compara aos topos de gama, mas sem dúvida que é mais do que suficiente para a maioria dos utilizadores, pois serão muito poucas as pessoas que precisam, mesmo, de um topo de gama. Então por este preço, sem dúvida que tem de ser recomendado.

Vernee Apollo LiteNa utilização que lhe demos, funcionou, sempre, sem qualquer problema, qualquer engasgo e conseguimos usufruir de todo a sua potência. Corremos jogos potentes, como o Real Racing 2 e Fifa 2016,  e não tivemos qualquer dificuldades. No entanto, ao levarmos o smartphone ao máximo de desempenho, verificamos que o mesmo aqueceu demasiado. Já sabemos que estes smartphones aquecem, mas pareceu-me que neste caso foi bastante rápido.

Sempre que experimentamos um equipamento nesta gama de preço, ficamos receosos com o desempenho do sensor de impressões digitais, mas no Vernee Apollo Lite, não há nada a temer. Funciona muito bem e apesar de não ser tão bom ou tão rápido como o do iPhone e da Huawei, é de uma grande qualidade, com uma resposta rápida.

Quanto à duração de bateria, o Vernee Apollo Lite oferece uma média a que estamos habituados. Se utilizar de forma moderada, consegue dois dias sem grande dificuldades, no entanto uma utilização um pouco mais agressiva fará com que o equipamento precise de se ligar ao carregador todos os dias.

Uma coisa que muito me agradou é o sistema operativo Android na sua versão original. Felizmente, a Vernee não quis personalizar uma ROM. É que não há qualquer personalização da Vernee, é um Android puro.

Outro pormenor é este smartphone já ter suporte a USB-C, o mais recente cabo de dados que, goste-se ou não, é o futuro. Portanto, mais um ponto a favor deste equipamento. Ahh, ainda tem jack de 3,5mm para auriculares 😉

Câmara

A Câmara é um senso da Samsung de 16MP, com uma abertura de f/2.0 e já vista em alguns smartphones de média-alta gama. A qualidade é boa, nomeadamente em situações de boa luminosidade, oferecendo um desempenho fotográfico de grande qualidade. As fotos são realistas, sem demasiada cor.

Vernee Apollo Lite

No entanto, como seria de esperar num equipamento desta gama, a qualidade fotográfica com pouca luminosidade é mediocre, melhor do que muitos smartphones no mercado é verdade, mas dentro do normal desta gama média-alta. A única diferença é que tem um preço muito mais em conta dos concorrentes e que lhe dá muitos pontos.

Há a apontar um “pequeno” problema, que tem a ver com a focagem. Parece que não é automática e muitas vezes temos de tocar no ecrã para focar. Após focar, o resultado é muito bom, mas se quiser tirar fotos rápidas, arrisca-se a perder a fotografia. Pode ver as fotos originais na nossa página do Flickr:

vernee-apollo-lite-fotos-1 vernee-apollo-lite-fotos-2 vernee-apollo-lite-fotos-3

Em termos de captação de vídeo, contamos com uma boa qualidade, sendo que capta vídeo em 4K e a gravação de audio também é de qualidade. Poderia ter sido adicionado um slow motion, por exemplo, e mais opções de resolução, no entanto está dentro do esperado.

A câmara frontal também é a suficiente para a selfies, indo ao encontro do que a maioria dos utilizadores precisa.

Veredito: Vernee Apollo Lite

Vernee Apollo LiteA Vernee tem e destacado neste segmento dos smartphone e  há muito boas razões para que isso aconteça. É que os smartphones que têm lançado são de grande qualidade a um preço tão competitivo, que difícil será encontrar algo desta qualidade por tão baixo preço.

O Vernee Apollo Lite tem um design de grande nível, capaz de concorrer com topos de gama, um desempenho só um pouco a baixo dos topos de gama, já que o MediaTek Helio X20 coloca-se logo a seguir ao Snapdragon 820, e com um preço bombástico. Todas estas especificações num smartphone a rondar os 200€, é obra. E obra muito bem conseguida.

Mas o smartphone não é perfeito, verificámos que em termos de focagem o smartphone tem algumas falhas, falhas essas que devem ser corrigidas via software em breve (esperamos), mas o aquecimento do equipamento quando puxamos por ess eé evidente. Pareceu-nos que aqueceu um possuo rápido demais, mas também é verdade que puxámos muito bem por ele.

Pontos a Favor:

  • Design
  • Desempenho
  • Preço

Pontos Contra:

  • Aquecimento
  • Focagem poderia ser melhor

Desde já agradecemos à GearBest por nos ter disponibilizado uma unidade do Vernee Apollo Lite para análise e poderá adquiri-lo por um exemplo preço na loja online. Visite o site para mais informações. Segue-se a nossa galeria de imagens:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here