Análise Ulefone Power: um phablet com boa bateria e bom preço

Ulefone Power

As fabricantes chinesas estão fortes e lançam equipamentos bons e alternativos. Este Ulefone Power destaca-se por ter boas especificações, com uma grande bateria a um excelente preço.

Características e acessórios
Review em Vídeo
Design e ecrã
Desempenho
Câmara
Veredito: Ulefone Power

A Ulefone é mais uma, das centenas, de fabricantes chinesas que se têm destacado no mercado ocidental devido à sua qualidade/preço, bem como a ofertas mais variadas, como é o caso desta unidade que temos para teste. O Ulefone Power é um equipamento que se destaca por ter uma grande bateria de 6050mAh, além de que conta com especificações de média/alta gama.

Hoje, testamos o Ulefone Power e tentamos perceber se é um smartphone que vale a pena o baixo preço, apenas 163€ na Tomtop, a partir do armazém Europeu.

Características e acessórios

  • Ulefone PowerDimensões: 155 x 77 x 9.5mm
  • Peso: 190g
  • Sistema Operativo: Android 5.1 Lollipop
  • Ecrã: 5,5″ LTPS com 2,5D de curvatura e Gorilla Glass 3
  • Resolução: FullHD (1920x1080p)
  • Câmara traseira: 13 MP, Sony IMX214, Dual Flash e abertura de f/1.8
  • Câmara frontal: 5 MP
  • Processador: MediaTek MTK6753 octa-core 64-bits a 1,3GHz
  • GPU: Mali T720
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento: 16 GB
  • MicroSD até 64GB
  • Conectividade: 4G, A-GPS, GLONASS, Bluetooth 4.0, WI-FI 802.11 b/g/n, Infravermelhos
  • Ligações: MicroUSB, jack 3.5mm
  • Bateria: 6050 mAh
  • Extras: Dual SIM

Em termos de acessórios, o Ulefone Power está bem equipado e tem o que todos deveriam ter. Além do vulgar cabo USB-microUSB, cabo de parede e auricular, conta com uma película de proteção de ecrã e uma capa de silicone.

Sinceramente, a maioria das pessoas quer uma capa para o seu equipamento e quando adquirimos um equipamento que saiu recentemente, como me aconteceu com o Huawei P9, é difícil encontrar capas para o mesmo, por isso continuo a achar que é uma excelente ideia as fabricantes que colocam um capa na caixa, pelo menos permite termos os smartphones protegidos nos primeiros dias.

Review em Vídeo

Design e ecrã

r

Cada vez mais, os designs dos smartphones são de boa qualidade, nomeadamente as fabricantes chinesas têm cada vez mais cuidado com isso, e este Ulefone Power não é diferente. O simples facto deste modelo ter a uma opção com a capa traseira em madeira, demonstra o cuidado desta fabricante.

Infelizmente, não foi essa versão que nos calhou, mas na mesma conseguimos perceber que o design deste equipamento é bom. A parte frontal é vidro, sendo que há uma moldura metálica, com a traseira em plástico. A unidade que testamos é de cor azul, não sendo num tom muito forte.

Em termos de ergonomia, notamos que é um equipamento grande e um pouco mais pesado que o normal, mas não tão pesado como o Leagoo Shark 1 que testamos e bem mais ergonómico que esse equipamento.

Na parte frontal temos os sensores, a câmara frontal e os botões físicos, que só vemos o “Home” com uma bola e os outros (um de cada lado) estão escondidos, isto é, eles funcionam ao carregarmos, mas não estão lá indicados, muito menos são retroiluminados. Do lado direito é o botão de voltar, do lado esquerdo o botão para ver as configurações do ambiente de trabalho. Para ver as aplicações abertas, deverá carregar longamente no botão Home.

Ulefone PowerPor baixo temos o microUSB, na parte de cima o sensor de infravermelhos e o jack para auriculares, do lado esquerdo o compartimento para o cartão SIM e SD, enquanto do lado direito temos o botão de ligar/desligar, o botão de volume e um botão para a câmara, que me agrada muito e que é cada vez mais raro os smartphones com este botão disponível.

Por trás, temos a coluna de som, a câmara de 13MP, o flash dual LED e o sensor de impressões digitais.

O ecrã tem uma curvatura de 2,5D, o que o torna mais ergonómico. De referir que apesar de termos de remover a película protetora inicial (devido a ter o logótipo da Ulefone), é incluída uma película extra para colocarmos no equipamento, o que é uma mais-valia, além da capa de silicone que já referimos anteriormente. Além disso, o ecrã é Gorilla Glass 3, portanto garante proteção a pequenos riscos.

O ecrã é de boa qualidade, com resolução Full HD. Com cores vivas, bons ângulos de visualização e bom desempenho com o sol diretamente no ecrã, podemos utilizar o smartphone em qualquer situação, que teremos um bom desempenho.

Desempenho

Ulefone PowerO Ulefone Power não deixou por mãos alheias o desempenho do equipamento e com um processador octa-core e 3GB de RAM, temos um bom desempenho garantido. Testámos várias situações, com aplicações abertas e a transição entre aplicações e tudo funcionou muito bem, sem lags ou engasgos.

Experimentámos jogos mais pesados e vídeos e tudo funcionou bastante bem, com a possibilidade de usufruir ainda mais deste ecrã de 5,5 polegadas com resolução Full HD.

Em termos de testes de desempenho, o resultado está dentro do esperado.

A Ulefone decidiu disponibilizar dois launchers, uma ROM otimizada chamada de Desktop Benko que a fabricante ainda disponibiliza vários temas diferenciados, o que é bom, mas também disponibiliza a versão original do Android, o Launcher3, que foi a que utilizei a maior parte do tempo.

A versão original é conhecida de todos nós, com uma janela de aplicações, enquanto a Benko tem todas as aplicações no ambiente de trabalho, ao estilo do iOS e da Huawei.

Como costuma acontecer nestes smartphones chineses, está praticamente tudo em português no que tem a ver com o Android, mas as configurações personalizadas, como o sensor de impressões digitais ou os gestos no ecrã, estão em inglês, mas felizmente é de fácil interpretação.

Ulefone PowerO sensor de impressões digitais funciona bem, mas não é comparado à qualidade que vemos no iPhone e/ou Huawei. Além disso, como é um equipamento grande e um pouco pesado, por vezes pode ser difícil de colocar o dedo corretamente para que o smartphone o leia, mas nada que com um pouco de prática não nos habituemos. Um pormenor é a possibilidade de o desbloqueio com a impressão digital permitir abrir automaticamente uma aplicação após o desbloqueio do equipamento.

Ulefone PowerHá várias funcionalidades que nos temos vindo a habituar, mas há uma a destacar, o infravermelho, que permite controlar os vários aparelhos de casa através do smartphone, como a televisão ou a box. Infelizmente, a Ulefone faz aqui uma falha, já que não tem qualquer aplicação pré-instalada. Felizmente, é fácil de encontrar aplicações compatíveis para a utilização desta funcionalidade.

Há ainda que referir um sensor de movimentos com a mão por cima do ecrã, ao estilo do que a Samsung lançou no Galaxy S4, no entanto tem algumas falhas e não funciona a 100%. Mas, tal como referi na análise ao Galaxy S4, é uma funcionalidade que iremos mostrar, mas utilizar muito pouco.

Neste equipamento a bateria é rei e tal como já referimos no Leagoo Shark 1, também este smartphone oferece-nos uma duração de bateria que todos queríamos. Conseguimos três dias de duração, numa utilização moderada, no entanto numa utilização um pouco mais agressiva, aguentou-nos dois dias sem problemas, o que é o ideal para os smartphones, apesar de sabermos que o “normal” é durar dois dias numa utilização moderada.

Câmara

Ulefone PowerA Câmara é uma das áreas que os chineses têm tido mais dificuldades para se equipararem a modelos “europeus”, mas isso tem vindo a mudar muito rapidamente e cada vez mais encontramos smartphones de fabricantes chinesas com um preço baixo, mas uma qualidade de fotografia muito boa. Este Ulefone Power é um caso desses.

A câmara traseira é uma Sony Sony IMX214 de 13MP, mas como tem uma abertura de f/1.8 verificamos uma grande qualidade fotográfica, quando comparado a smartphones na mesma gama de preço. Esta câmara tira fotos muito boas. No entanto, a focagem automática falha algumas vezes, portanto prepare-se para ter de tocar no ecrã para focar de forma correta.

Claro que isto é tudo muito bom, quando temos uma boa luminosidade para tirar as fotos, o contrário acontece com fotos noturnas, que apesar desta abertura, ainda estão longe da qualidade que já vemos em outros equipamentos topo de gama.

Seguem-se algumas fotos capturadas com o equipamento e pode ver as fotografias originais na nossa página do Flickr.

Ulefone Power - Fotos (1) Ulefone Power - Fotos (4) Ulefone Power - Fotos (6)

Há ainda que referir o software da câmara que é tão … antigo, a mesma crítica que fizemos ao Energy Sistem Max 4000. Num smartphone desta gama, deveria ter uma aplicação mais atual, mas felizmente que a Google Play permite corrigir esse problema.

Mas a Ulefone tem aqui um pormenor cada vez mais raro, um botão próprio para as fotografias, que permite tirar a fotografia, em vez de andarmos com malabarismos para tirar a fotografia. É um botão que dá imenso jeito e é pena vermos que está em desuso e que há poucas fabricantes a incluí-lo.

Veredito: Ulefone Power

Ulefone PowerO Ulefone Power é um smartphone interessante e bom para o preço a que está disponível. Tem um design interessante, nomeadamente a versão em madeira, uma grande bateria e um sensor de infravermelhos que é útil. Uma coisa que todos os smartphones deveriam trazer e que a Ulefone disponibiliza neste Power: é uma película par ao ecrã e uma capa de silicone.

Apesar de ter um bom design e uma boa ergonomia, uma bateria deste tamanho tem de ter um peso um pouco alto e que vai notar assim que pegar no equipamento, bem como todas as outras pessoas vão notar, assim que lhes mostrar. O que acho uma falha tremenda é a falta de uma aplicação para utilizar o infravermelho. Se o tem, como se usa?

Pontos a Favor:

  • Bateria
  • Design
  • Preço
  • Infravermelho
  • Película e capa protetora incluída

Pontos Contra:

  • Falta aplicação pré-instalada para os infravermelhos
  • Um pouco pesado

Desde já agradecemos à TomTop a cedência de uma unidade do Ulefone Power para análise e pode ser adquirido por 163€ a partir do armazém de Espanha, sem ser necessário pagamentos extras na alfândega e chega em poucos dias.

Segue-se a nossa galeria de imagens:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui