Análise TunesGo: a alternativa ao iTunes que também funciona com Android

Todos os que já tiveram de trocar de dispositivo móvel e quiseram passar ficheiros para o equipamento novo, ou simplesmente quiseram guardar ficheiros do smartphone no computador, viram-se perante uma aborrecida tarefa. Os utilizadores de iOS estão presos ao iTunes para transferir ficheiros, de e para o computador, ou Mac.

Testámos um software que pretende simplificar a gestão de todos os conteúdos dos seus dispositivos móveis, quer sejam iOS ou Android, independentemente de ter um Mac ou um computador Windows. O resultado foi bem mais positivo do que poderíamos esperar.

O TunesGo é um programa universal para gerir os conteúdos de todos os dispositivos móveis, independentemente do sistema operativo, tornando-se uma ferramenta perfeita para  quando se muda de equipamento. Só tem o senão de a versão para Android e iOS não ser a mesma, por isso se tiver um iPad e um smartphone Android terá de ter as duas versões. Mesmo assim, vale a pena o investimento.

O que faz

Com o TunesGo consegue gerir todo o tipo de conteúdos: músicas, listas de reprodução, vídeos, podcast, contactos, SMS, fotografias, etc. Pode criar facilmente pastas no computador para guardar o que tem no smartphone ou arrastar de qualquer pasta para o dispositivo móvel, garantindo que está na localização certa e que aparece. Até pode guardar as aplicações ou usá-lo para criar GIF.

A utilização é simples, basta ligar o dispositivo ao PC ou Mac, abrir o software e começar a tirar ou adicionar o que quiser.

No separador Toolbox encontra algumas sugestões uteis, que estão divididas em categorias: Ferramentas de Transferência, Ferramentas do Dispositivo e Outras Ferramentas. Exemplos das acções rápidas disponíveis são ‘Transferência de celular’, ‘Restaurar o Dispositivo’, ’Reparar iOS/iPod’ ou ‘Root com um clique’. como fazer root ao dispositivo Android, ou repor a informação de fábrica de qualquer dispositivo.

Por vezes há conteúdos que parecem desaparecer nos smartphones e tablets, como uma fotografia que vai para uma pasta diferente. Com o Explorador de ficheiros pode procurar em todos os recantos.

Transferir dados entre dispositivos

Fácil e rápido, é só ligar os dois dispositivos ao mesmo tempo e carregar no botão criado para essa finalidade no separador Toolbox. Aguarde alguns minutos e terá tudo no dispositivo novo.

Aparência

O software foi desenhado para ser intuitivo, pelo que temos uma janela muito sóbria, de fundo branco e uma barra superior azul, onde se encontram os separadores do tipo de conteúdo. Os ícones são simples e fazem uma boa ilustração, chegando a apresentar traços das aplicações originais, mas adaptadas, como é o caso da opção para Reconstruir a Bibilioteca do iTunes.

A aparência é um dos pontos positivos do TunesGo, que além de fácil é também agradável e consegue encaixar na perfeição no Mac OS.

Velocidade

O TunesGo é surpreendentemente rápido, no entanto vai demorar a carregar o separador dos contactos. Mas não se preocupe, pode mudar de separador e ir gerindo outros conteúdos que o carregamento continua sem interrupções.

Veredicto: TunesGo

A Wondershare desenvolveu a solução perfeita para todas as suas necessidades de gestão de dispositivos móveis, sejam tablets ou smartphones, Android ou iOS. É especialmente indicado para quem tem um conhecimento sobre tecnologias no nível iniciado. Se domina os dispositivos móveis e a tecnologia, vai gostar do TunesGo na mesma, seja pela simplicidade ou rapidez. Se como eu, não gosta do iTunes, vai adorar este programa.

Existe uma versão gratuita que serve apenas para testar o software e limita a quantidade de conteúdos que pode transferir para o computador através do programa. Mas por cerca de €45 pode adquirir uma licença vitalícia para a versão para iPhone e por cerca de €36 para a versão Android.

Pontos positivos:

  • Design
  • Ferramentas rápidas
  • Preço

Pontos negativos:

  • Tempo de carregamento de alguns separadores
  • Versões diferentes para iOS e Android

Podem descarregar o programa aqui. Nós gostámos tanto dele que nos juntámos à Wondershare para vos oferecer 5 licenças. Fiquem atentos aos nossos passatempos que ele vai surgir em breve.

Nota: O nosso teste foi realizado com um iPhone 6 e um computador com Windows 10.

Veja também...

Deixe o seu comentário