Análise ao TP-Link Neffos C5: smartphone básico, bom e barato

TP-Link Neffos C5

A TP-Link é uma marca sobejamente conhecida no mercado pelas suas soluções de conetividade a redes domésticas. Na sua gama de produtos encontramos artigos variados como routers e repetidores.

Para aceder a uma nova franja de mercado a marca decidiu lançar um smartphone, o primeiro da sua história, e que dá pelo nome de Neffos C5. Este equipamento é o que encabeça a linha de modelos orientado para preços muito acessíveis.

Caraterísticas

TP-Link Neffos C5A TP-Link optou por incluir câmaras de melhor qualidade e sacrificar o desempenho do Neffos C5 em termos de capacidade de processamento. Destacamos a câmara dianteira capaz de realizar selfies com grande angular e 5 MP de resolução e uma câmara traseira que cumpre as suas funções oferecendo ainda 8MP de resolução.

  • Dimensões e peso: 14,4 x 7,2 x 0,88 cm (Altura x Largura x Espessura) e 141 gramas
  • Câmaras: 8 MP com flash duplo e autofocus (traseira) e 5 MP (frontal)
  • Ecrã: 5 polegadas IPS HD – 1280 x 720 px
  • Processador: MediaTek MT6735 quad-core 64-bit de 1,3 GHz
  • Memória RAM: 2 GB
  • Memória interna: 16 GB, expansível até 32 GB via cartão microSD
  • Funcionalidades: Dual-sim
  • Conetividade: 4G LTE; WiFi b/g/n, Bluetooth 4.0, A-GPS/Glonass, Rádio FM
  • Sistema Operativo: Android 5.1 Lollipop
  • Bateria: 2200 mAh

O smartphone conta com uns auriculares, carregador de parede e um cabo USB-microUSB.

Design

TP-Link Neffos C5À primeira vista o smartphone Neffos C5 da TP-Link remete-nos de imediato para propostas mais antigas com a assinatura da LG. O Neffos C5 recupera muita da identidade de design dos modelos da marca coreana lançados entre 2014 e 2015, nomeadamente versões low-cost da marca.

Com boa qualidade de fabrico, a TP-Link não descurou o cuidado nos pormenores de acabamento. Quanto à escolha de materiais o Neffos C5 não consegue esconder o seu posicionamento humilde com a tampa traseira a evidenciar uma aparente falta de resistência.

Os botões laterais, destinados a regular o volume e ligar/desligar o smartphone, estão bem posicionados e respondem bem a qualquer interação dos utilizadores. A qualidade dos acessórios salta à vista pelos melhores motivos, sobretudo o cabo do carregador que apresenta boa secção e é bastante resistente, ao contrário do que muitas das vezes encontramos em testes aqui no www.maistecnologia.com que acompanham equipamentos topo de gama.

Desempenho

TP-Link Neffos C5Perante uma utilização ‘normal’ e regular, sem abusar das capacidades mais avançadas, o Neffos C5 é bastante ágil a lidar com tarefas como aplicações de redes sociais, sites de notícias, browsers e jogos ‘triviais’. Todavia, exigindo mais do seu modesto processador começam os dissabores, com o funcionamento a apresentar bastantes dificuldades em proporcionar uma experiência no mínimo agradável. Mas, por este preço, será que podíamos exigir mais?

Não tendo o TP-Link Neffos C5 grandes ambições, é evidente o esforço para cumprir a performance mais básica como a alternância entre aplicações, e ainda assim o consegue. Apesar das limitações, para uma utilização normal e relativamente básica, o Neffos C5 torna-se uma excelente proposta em virtude também do preço.

TP-Link Neffos C5O ecrã tem densidade de pixéis agradável (239 ppi), conseguem-se distinguir alguns pontos, mas está muito próximo do limiar da ausência deste fenómeno que se verifica nos 300 ppi.  A reprodução de cores é medíocre, com muitas delas a parecerem tremendamente esbatidas.

Quanto à autonomia, o Neffos C5 aguenta um dia de utilização normal, se os utilizadores não cometerem abusos, conseguimos ter o telefone longe do carregador durante um dia inteiro.

Veredito: TP-Link Neffos C5

Ao efetuarmos o comentário final do ensaio do Neffos C5 da TP-Link não podemos deixar para trás a consideração mais importante: trata-se de um smartphone concebido para ser oferecido no mercado ao preço mais baixo com funcionalidades interessantes.

TP-Link Neffos C5Por cerca de 140 euros conseguimos um smartphone cuja utilização não é comprometida pelo binómio ‘hardware’ e ‘software’. As funcionalidades adicionais de Dual-SIM e rádio FM conferem dois importantes argumentos entre produtos concorrentes na sua gama.

O Neffos C5 é um smartphone bom quando a utilização que pretendemos fazer não vai muito além das tarefas básicas.

Desde já agradecemos à TP-Link a cedência de uma unidade para teste. Pode adquirir o smartphone nas lojas de retalho por 139,90€. Segue-se a nossa galeria de fotos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here