Análise SPC Teia: Review a uma câmara de vigilância

As câmaras de vigilância para casa são cada vez mais comuns e tem havido muita procura. No entanto, também há receio quando se compra de marcas desconhecidas e da China, devido aos conhecidos problemas de privacidade que ouvimos falar. Mas a SPC oferece-nos garantia de qualidade e a um bom preço, com a SPC Teia.

Uma câmara com diversas funcionalidades interessantes, como uma visão e deslocação de 360º, visão noturna, integração com os assistentes pessoais Alexa, Google Assistant, e uma aplicação simples de utilizar, que integra com o ecossistema IoT da SPC.

Análise SPC Teia

Esta é uma câmara SPC IP, que conta com visão noturna e detecção de movimento, sendo que ela pode girar nos eixos horizontal e vertical para uma visão de 360 ​​graus. Graças a isso, se a câmara não estiver numa posição que cubra tudo o que precisa,  facilmente poderá utilizar a aplicação para girar e verificar todos os ângulos que precisa.

Este dispositivo é muito fácil de usar depois de configurá-lo. Ao clicar nele no aplicativo SPC IoT, diretamente é ligado à imagem da câmara. No mesmo local em que o vídeo ao vivo é visto, você já tem as primeiras opções para ativar o som, alternar entre a resolução HD de 720p ou baixa resolução e abrir a transmissão no ecrã cheio. Também consegue visualizar um indicador de sinal de rede, para verificar se tem problemas de cobertura de rede, na sua ligação ao wifi.

Tem um total de 6 opções. Os três primeiros são tirar uma foto do que a câmara vê, fazer uma gravação da transmissão ao vivo ou do Talk. A opção de falar me pareceu mais curiosa, pois permite que interaja com o que está na sala, como por exemplo alguma pessoa ou mesmo com o Google Home ou Alexa. Imagine que se esqueceu de uma luz ligada em casa que está integrada com o Google Assistant? Pode falar pela câmara e poderá apagar a luz.

Não podemos dizer que a qualidade do som que a câmara emite quando a usa para falar através dela é boa ou clara. Mas poderá ajudar em algumas situações, ou então enlouquecer os seus animais domésticos.

Quanto à gravação, a qualidade do vídeo poderia ser melhor, apesar de oferecer uma qualidade de 720p, No entanto, permite reduzir a qualidade e, dessa forma, obter uma gravação de vários dias seguidos, com um cartão microSD na câmara.

Uma coisa que reparamos é que quanto mais perto um objeto está da câmara, pior fica, o que é estranho. No entanto, também é vdd que normalmente este tipo de câmaras não tem como objetivo conseguir ler algo, a qualidade de imagem é sempre importante.

No entanto, a qualidade da câmara será suficiente para conhecer e identificar rostos, apesar de quanto mais afastado da câmara estiver, mais difícil será. Certo é que a resolução da câmara não é a ideal para vigiar grandes áreas, por isso isto é para o objetivo que a própria SPC criou o produto, para a sua casa.

Na aplicação, também encontraremos a opção de reproduzir os vídeos que foram gravados com a aplicação, bem como uma função de detecção de movimento que poderá configurar. Para isso, há três níveis diferentes de sensibilidade, dependendo se deseja ser avisado por qualquer movimento ou apenas quando houver muitos e contínuos movimentos.

Em geral, a detecção de movimento funciona muito bem, embora com um atraso que demora alguns segundos desde quando algo se move à sua frente até alertá-lo, o que acaba por ser normal. No entanto, pode ser uma desvantagem quando quando quer gravar algo que se move rapidamente ou deseja reagir assim que detectar o menor movimento.

Felizmente, a aplicação continua sendo detectada em segundo plano, mesmo que saia deliberadamente da aplicação, o que faz com que continue a receber notificações sem problemas a qualquer momento quando ocorrer um movimento.

Uma das últimas opções é a Direção, que é usada para mover a câmara para cima, baixo, esquerda e direita. Essa é uma das vantagens deste produto, e que lhe confere versatilidade, sendo que se procura um movimento repentino, isso não vai acontecer. A câmara move-se de forma lente, sendo que o ruído que provoca durante esse movimento é bem audível. Não é demasiado, mas é audível.

De referir que esta câmara é uma boa opção para monitorizar bebés ou animais de estimação, como também funciona para ter a certeza que ninguém entrou no seu quarto sem a sua autorização. No entanto, nesta última opção, não poderá mover a câmara, senão a pessoa vai perceber.

Outra vantagem é a visão noturna, que é aplicada automaticamente sem que seja necessário uma ativação manual. A visão noturna é ativada assim que a câmara deteta pouca luz. Esse modo permite que veja o que acontece quando a sala está escura, embora, se a resolução de dia não é excelente, obviamente que não melhora à noite. Mas é suficiente para o objetivo a que se destina.

Veredito: SPC Teia

Não há dúvidas que existem muitas opções no mercado na área das câmaras de vigilância, sendo que algumas bem mais baratas, nomeadamente se as for procurar na China. No entanto, e felizmente, já não temos de recorrer obrigatoriamente às encomendas da China para adquirir produtos de qualidade a preços acessíveis, além dos tempos de espera.

A SPC Teia é uma câmara de vigilância de qualidade e preço bons, sendo que a visão noturna e a possibilidade de movimento da câmara são uma vantagem, enquanto que alguém barulho durante a deslocação da câmara poderá ser demasiado intrusiva quando necessita de movimentar a câmara sem ninguém se aperceber.

A SPC Teia já está à venda em Portugal e na loja oficial da SPC poderá adquirir por 59,90€.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here