Análise Sony Vaio Duo 13: Portátil com alma de Tablet

Sony Vaio Duo 13 (3)Esta semana trazemos o novo portátil híbrido da Sony, o Vaio Duo 13. Saiba se será a sua nova aquisição com a nossa análise.

A oferta de mercado em computação móvel é vasta e combina cada vez mais a relação qualidade / preço. Se estiver indeciso entre um portátil ou um tablet, a Sony tem disponível mais uma opção que combina ambos os mundos sem comprometer a potência de processamento, mantendo a mobilidade bem presente.

Índice
Características e acessórios
Design
Interface e desempenho
Veredito: Sony Vaio Duo 13

Características e acessórios

Quando pensamos em tablets, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a falta de potência presente na maioria das unidades disponíveis no mercado. Com características que lembram as de um UltraBook, o Híbrido da Sony é uma caixinha de surpresas.

Seguem as características principais:

Carct-sony

Sony Vaio Duo 13 (4)Alimentado por um processador i5 com TurboBoost que pode levar a velocidade de relógio aos 2,6 Ghz, o poder de processamento está garantido. Conta com 4GB de RAM e com a gráfica 440 da Intel. A autonomia prometida é de atá 16h. Como acessórios, podemos encontrar o adaptador HDMI>VGA , carregador e expansor de portas (ethernet).

A caneta Digitizer vem incluída na edição que testamos, bem como as pilhas necessárias para o seu funcionamento.

Design

Sony Vaio Duo 13 (2)Em termos de design, podemos dizer que a unidade está bem conseguida. A forma inovadora de como foi incorporado o teclado neste híbrido da Sony é um ponto que favorece o design geral mas que levanta algumas duvidas quanto à funcionalidade a longo prazo.

Não podemos dizer com certeza que com o passar do tempo, este sistema de deslize não irá acusar a utilização e ficar menos eficaz mas pelo menos enquanto a unidade é nova é simplesmente brilhante.

Sony Vaio Duo 13 (26)A Sony pensou em poupar espaço e para isso decidiu não incluir algumas portas na unidade, como é o caso da ligação VGA ou a porta de Rede (RJ45). Mas desengane-se se pensa que iria ficar sem estas ligações que, apesar de caírem em desuso, ainda são utilizadas por alguns utilizadores.

Foram incluídos dois acessórios que complementam as portas do Vaio Duo, uma que converte o sinal HDMI em VGA e outra que, quando ligada à porta USB com alimentação, fornece mais uma porta de Rede, para além de um router.

Interface e desempenho

Sony Vaio Duo 13 (17)Como não podia deixar de ser, a unidade vem com o Windows 8, vocacionado para as lides do Touch. Com o surfslider podemos num ápice converter o nosso portátil num tablet combinando assim o melhor dos dois mundos com apenas um deslizar do ecrã.

Concebido para ser potente em todos os aspetos, o Vaio Duo não nos desilude. Fizemos bastantes testes com jogos como Battlefield 4 ou Call of Duty Ghosts e o comportamento da gráfica foi bastante satisfatório. Os frames caem bastante se jogarmos no Very High mas conseguimos jogar com uma fluidez incrível se deixamos as definições standart em que a aplicação irá escolher o melhor modo de jogo.

Sony Vaio Duo 13 (9)Munido de uma unidade SSD (solid state drive), contamos com taxas de transferência e de acesso bastante superiores à de um disco convencional. No nosso Vaio, foi incluida uma SSD de 128 GB mas está ainda disponível a versão de 256GB. Para quem não conhece estes discos, são unidades que não têm partes móveis, sendo menos propícios ao aquecimento, são mais resistentes e aquecem menos, para além de terem uma eficiência energética superior à dos HDD.

Podemos dizer que a grande desilusão que tivemos neste teste foi mesmo a Pen incluída com o Vaio que prometia ser uma revolução mas não passou da intenção. A precisão com que se desloca no ecrã é bastante reduzida não acompanhando o ponteiro a ponta da caneta como seria suposto.

Sony Vaio Duo 13 (21)Relembramos que em testes que tivemos com outras unidades móveis, o Note 3 por exemplo, esta tecnologia está bastante bem explorada em ecrãs mais pequenos e com uma precisão incrível. Pensamos que ainda não esteja desenvolvida o suficiente para ecrãs de grande dimensão. Fora isso é útil ter a caneta para usar no ambiente de trabalho ou para desenho e dispomos ainda de um apoio na lateral que serve de apoio de descanso à mesma.

Para que tenham uma noção do poder de processamento em termos de gráficos para jogos, conseguimos obter em vários testes, uma média de 4230 Pontos no 3D Mark Vantage.

Sony Vaio Duo 13 (7)Em termos de autonomia, o Vaio Duo provou ser um vencedor. Com um SSD, gestão inteligente de energia e um processador “económico”, temos quase as 16h prometidas. Nos testes que efetuamos, usamos o Vaio da seguinte maneira: navegação na Internet, combinado com a visualização de vídeos em HD. Conseguimos em dois testes a média de 10h. Dependendo do uso, poderá conseguir-se mais ou menos que este valor.

Segue um pequeno video:

httpv://youtu.be/473JwV-9S78

Veredito: Sony Vaio Duo 13

Pensamos que o Sony Vaio Duo está muito bem conseguido. De construção sólida e robusta, supera as nossas expectativas em termos de desempenho. A autonomia é um dos pontos fortes da unidade mas pensamos que a caneta Digitizer podia ter mais sensibilidade / precisão como acontece em dispositivos moveis como o Note 3.

Pontos a favor:

  • Versatilidade
  • Desempenho
  • Qualidade de imagem

Pontos contra:

  • Pen pouco precisa
  • Pesado para a categoria
  • Preço elevado

Agradecemos desde já à Sony pela cedência da unidade para testes. Aproveitamos para lembrar que a mesma pode ser adquirida pelo preço de 1199€.

Segue a habitual galeria de fotos:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui