Análise Sony SmartWatch 2: mais perto do verdadeiro smartwatch

Sony SmarWatch 2Está ao rubro o fabrico dos relógios ditos inteligentes. Cada vez mais os gigantes da produção de smartphones apresentam os seus trunfos para captar cada vez mais segmentos de mercado. Desta vez a Sony reinventou o SmartWatch. Será que teve sucesso? Descubra nesta análise.

Índice:

Características e Acessórios
Compatibilidade
Design e Funcionalidade
Bateria e Desempenho
Veredito: Sony SmartWatch 2

Ainda os focus estavam virados para o recém-lançado Galaxy Gear e eis que há mais uma novidade no mercado. O SmartWatch 2. Este novo gadget da Sony pretende revolucionar a maneira como vemos os relógios. Já la vai o tempo que quando olhávamos para o pulso e víamos apenas as horas.

Já podíamos ver o horário mundial, as marés ou até cronometrar uma corrida. Mas agora podemos mais, muito mais. Mas como em tudo há um senão. Para tudo, ou quase tudo, iremos sempre precisar de um dispositivo móvel, um smartphone. É nele que reside o módulo GPS, o rádio para efetuar chamadas, para ir à internet. O futuro ainda não é hoje. O Smartwatch 2 ainda não tem aquilo que todos ansiamos, um verdadeiro companheiro de comunicações de pulso autónomo.

Características e acessórios

graficoUma das características que mais chama à atenção neste equipamento é mesmo o facto de possuir NFC, é mesmo o único a nível mundial a ter essa capacidade. A configuração torna-se bastante rápida e intuitiva bastando apenas encostar os dispositivos e somos de imediato encaminhados para a Google Play para podermos então proceder à instalação do software necessário para podermos operar com o relógio. O processo todo não irá demorar mais de 2 minutos como pode comprovar no filme mais à frente.

Com apenas 122g temos um relógio não mais pesado que um convencional e nem por isso de maiores dimensões uma vez que conta com o tamanho de 42mm por 41mm com uma espessura de apenas 9mm. O Ecrã  de 220×176 de 1,6” cumpre a sua função, porém a reatividade tátil não é das melhores que já vimos. Por vezes temos a sensação que o relógio parou de responder devido à falta de sensibilidade ocasional.

httpv://youtu.be/jswbH74iu28

Sony SmarWatch 2 (20)Em relação a algumas das características que achamos que merecem relevo, destaca-se o facto de ser certificado com a norma IP57. Significa que, este se encontra protegido em relação à água e ao pó. E é bastante resistente, basta não se esquecer da porta de comunicação USB aberta e temos a garantia de ter o relógio protegido.

Em termos de acessórios não há muito a dizer. Não há sequer carregador. Foi incluído um pequeno cabo USB, mesmo muito pequeno, em que utilizando o carregador do Telemóvel ou uma porta USB livre no PC podemos carregar o dispositivo.

Compatibilidade

Sony SmarWatch 2 (10)Em termos de compatibilidade, temos que tirar o chapéu a esta edição de smartwatch. Qualquer telefone que tenha o sistema operativo Android 4.0 ou posterior e que tenham pelo menos uma das duas formas de comunicação, quer seja Bluetooth ou NFC e temos a garantia de ligação entre dispositivos. Foi testado no Galaxy S4 e no WIKO Ozzy e funcionou perfeitamente em ambos. É aqui que este dispositivo ganha pontos em relação à concorrência. Pois não fica dependente de apenas um ou dois dispositivos e com a versão KitKat à porta a Sony decidiu incluir dispositivos que tenham o OS ainda mais antigo.

Design e Funcionalidade

Uma das valências deste relógio é poder ser personalizado. Tanto a nível de software como pelo próprio aspecto, mas já la vamos. A nível das aplicações podemos afirmar que são às centenas. É certo que muitas delas (não oficiais SONY) têm a mesma funcionalidade mas há sempre uma escolha alargada, o que agrada à maioria dos utilizadores. Desde gestores de chamadas, a jogos simples de “pulso”, o limite é apenas a memória interna.

Sony SmarWatch 2 (11)A nível de corpo do próprio relógio, a pulseira de borracha pode-se tornar pouco confortável, visto que no kit incluído nesta edição temos à nossa disposição o Runtastic, uma aplicação que, em conjunto com o smartphone permite monitorizar vários desportos. E quando falamos de desporto queremos algo que seja confortável.

Para aqueles que achem que esta pulseira não se adequa ao uso que irão dar ao relógio, poderão sempre trocar. Isso mesmo! Uma pulseira padrão de 24mm pode ser adicionada ao seu utensílio de pulso. Seja de pele, plástico ou borracha, azul ou preto. A escolha é sua.

Em relação à aplicação que vos falamos, o Runtastic, é realmente bom. Com bastantes opções de treino e dados disponíveis para o utilizador. Mas, como sempre temos um inconveniente. O de ainda não haver nenhum relógio que funcione como standalone. Haverá sempre a necessidade de utilização do telefone em parceria. Sem ele o aplicativo não funciona, o que limita muito quem irá realizar corridas por exemplo.

Em termos de operação vamos encontrar algumas dificuldades. Enquanto que alguns dispositivos no mercado incluem tanto microfone bem como um pequeno altifalante, o SW2 não. Isto significa que teremos sempre que falar pelo telefone ou por outro utensílio que tenhamos como uns auriculares Bluetooth. Em suma, temos apenas a informação no ecrã de quem chama e a possibilidade de aceitar ou terminar a chamada a partir do pulso, nada mais.

Bateria e Desempenho

Sony SmarWatch 2 (22)Em termos de duração do dispositivo ficamos verdadeiramente satisfeitos. A informação que a Sony disponibiliza aos seus utilizadores é que para uma utilização quase nula mas com o relógio sempre ligado, o mesmo iria aguentar cerca de 7 dias. Nos nossos testes apenas confirmamos a informação de utilização moderada a intensiva. Nestes testes conseguimos uma duração de cerca de 4 dias o que é bastante impressionante para este segmento. Poderá contribuir para isso o facto de não ter nem altifalantes nem microfone.

Em termos de desempenho fica um pouco abaixo daquilo que seria esperado. Algumas aplicações, como é o caso do controlo da câmara remotamente, em que podemos “tirar” fotos com o telefone. Utilizando a aplicação controlamos a câmara do smartphone em que estamos emparelhados, mas como este controlo é sempre feito com o protocolo de transferência de dados Bluetooth, será sempre visto com bastante atraso em relação à realidade. Desilude um bocado mas agrada-nos que esteja presente essa funcionalidade.

Veredito: Sony SmartWatch 2

Sony SmarWatch 2 (21)Penso que temos uma lufada de ar fresco nesta nova onda de Relógios inteligentes que invadiram o mercado mas não é ainda suficiente o que vemos. Os utilizadores precisam de um dispositivo que possa funcionar ainda melhor sozinho. Que não haja uma dependência tão grande do nosso smartphone.

Até lá penso que estamos perante de uma boa opção no mercado actual. Apenas destronado pelo Pebble que realmente é um dos melhores, mas indisponível no mercado português. Personalizável e compatível com um leque grande (muito grande) de dispositivos é uma aposta a considerar se estiver interessado neste tipo de equipamento.

Pontos a Favor:

  • Compatibilidade com imensos dispositivos Android
  • Personalizavel
  • Certificação IP57 (resistente a água e pó)
  • Autonomia

Pontos Contra

  • Preço
  • Não suporta iOS
  • Limitado a nível de Hardware

Desde já agradecemos á Sony por ter disponibilizado o Sony SmartWatch 2 para análise. Pode encontrar o SW2 à venda nas lojas de retalho por 189,90€. Está disponível em duas cores, preto e metálico. Fique com a nossa galeria de imagens.

14 COMENTÁRIOS

  1. Bruno Tavares Peralta
    Certo, de facto está no site. Mas no Domingo fui à loja do Norteshopping e não tinham nenhum.
    Ainda assim, o porquê do preço ser um ponto contra? É mais barato que o 1 e o SmartGear. E parece ser superior.

  2. João Amaral Boas, para o aparelho que é e com as funcionalidades que tem consideramos que poderia ser mais acessivel. De recordar que o processador do SmartGear é bem mais poderoso e neste equipamento não há a inclusão de hardware que neste ultimo temos, caso da câmara ou microfone que encarecem o produto mas também lhe conferem mais valor. Posto isto, e pela qualidade do material empregue, não é escandaloso o preço, de todo, mas poderia ser mais acessível, consideramos assim um ponto negativo… Cumprimentos.

  3. Obrigado pela resposta, Tó Maciel.
    Sim, a falta de câmara e micro é uma falha. E o design também não é dos mais bonitos. Ainda assim, penso que está a um preço acessível.
    Tenho que o ir ver a uma loja.

  4. João Amaral Sim, sem duvida que é acessível. O facto de ter sido considerado um ponto negativo, foi mesmo em relação custo / beneficio. Pelo preço que esta acessível a bastantes carteiras esperávamos algo mais aprimorado e com mais tecnologia mas não deixa de ser uma boa opção. Com certeza ira ter melhorias futuras pois este é um campo ainda em expansão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here