Análise Sony QX-100: Fotografia móvel profissional

Sony QX-100 (12)Precisa de mais qualidade fotográfica mas não abdica do seu smartphone? A Sony apresenta a QX-100, a lente que o vai fazer deixar a máquina fotográfica em casa.

São cada vez melhores as lentes que são incluídas nos smartphones que vemos no mercado. Mesmo assim, há sempre algo que falta para que consigamos resultados que se equiparem às usuais “point-and-shoot“, pensando nisso, a Sony lançou dois modelos das suas novas lentes wi-fi que irão transformar o seu smartphone.

Hoje analisamos a topo de gama deste segmento, a DSC QX100, uma lente com definições avançadas que nos vai permitir tirar fotografias que se equiparam a algumas Reflex de inicio de gama.

Indice
Características e acessórios
Design
Desempenho
Veredito: Sony QX-100

Características e acessórios

Com um sensor BSI-CMOS de 20MP efectivos, a QX100 mostra-se bastante robusta e com definições que fazem corar algumas point-and-shoot. Conta com estabilizador óptico digital e um ISO que pode ir dos 160 aos 6400. Com uma distância focal de 28-100mm e com uma abertura de F1.8 a F4.9 torna-se numa lente ótima para os retratos tanto em cenários bem iluminados bem como em outros com luz reduzida.

Seguem as principais características da óptica:

qx100specs

 

Em termos de acessórios, está incluído no pacote de venda ao publico a lente, o adaptador para utilização com o seu smartphone, extensível a praticamente todos os tamanhos no mercado e um cabo USB. O cartão de dados microSD é vendido à parte e pode ser utilizado na lente como sistema de armazenamento primário sem a necessidade da utilização do smartphone.

Design

Sony QX-100 (4)Em termos de design, podemos dizer que a QX100 está bastante bem conseguida. O facto de se poder acoplar a virtualmente qualquer smartphone é uma vantagem pois elimina a necessidade de segurar em dois dispositivos. Também achamos bastante interessante a inclusão do suporte universal para tripé. Para fotos noturnas ou retratos, nada melhor que ter a lente bem segura.

Pensamos que a Sony não perdia nada se acrescentasse tanto um flash incorporado como uma luz de AF. Ambos fazem bastante falta quando queremos tirar fotos noturnas e não há a possibilidade de usar um tripé.

Sony QX-100 (7)O tamanho algo volumoso desta lente poderá deixar alguns utilizadores cépticos quanto à sua utilidade. A ideia será excluir a necessidade de usar uma câmara para além do smartphone mas continuamos a ter que usar dois dispositivos, sendo a lente mais pesada que a maioria dos telefones do mercado.

Tanto o microUSB como o cartão de memória estão bastante acessíveis, tornando as trocas do mesmo ou até a carga do dispositivo bastante fácil.

Foi incluído um pequeno LCD que nos indica o nível de carga da bateria, bem como se está ou não inserido o cartão de dados. Caso estejamos a utilizar a lente sem o smartphone, uma ajuda bastante útil foi também incluída. Um avisador sonoro de dois tons, um que nos indica que o objeto está focado e um segundo que garante que foi capturada uma imagem.

Desempenho

Sony QX-100 (11)Em termos de desempenho, gostamos bastante da performance desta lente. Compatível com iOS e Android, é extremamente fácil de utilizar. A configuração nos Android está facilitada, pois a tecnologia NFC, que permite que uma configuração, indicação, ou ordem seja enviada para o nosso dispositivo, e este de imediato executa.

Sendo assim basta encostar o nosso Android NFC e de imediato somos redireccionados para a Play Store com a finalidade de descarregarmos o software necessário para o bom funcionamento da lente, bem como todas as configurações a nível da rede wi-fi.

Caso não possuam um Android com esta função, ou se usam um dispositivo iOS, não será difícil a configuração, porém mais demorada. Não se preocupem pois este procedimento é executado apenas uma vez.

Sony QX-100 (17)A lente comunica com o nosso smartphone através da tecnologia wi-fi, sendo gerida pela App PlayMemories da Sony. Achamos que aqui está uma falha. Apesar de compreendermos que a Sony queira a exclusividade da gestão do seu equipamento, o software vai limitar bastante a utilização do mesmo pois o leque de escolhas em termos de opções de foto / video é limitado.

Uma vez tudo configurado, o nosso smartphone irá agir como o LCD da lente ou se preferirem, o viewfinder electrónico. Através dele podemos usar a função tocar para zoom e disparar remotamente o obturador da lente.

Caso o vosso smartphone fique sem bateria, não se preocupem. Se tiverem inserido um cartão micro-SD na lente, esta comporta-se como um sistema standalone, podendo ser usada sem o telefone porém com a limitação de não sabermos muito bem o que estamos a fotografar e se o motivo sai ou não enquadrado.

Sony QX-100 (15)Um dos aspetos positivos desta lente que a sua irmã QX10 não tem é a possibilidade de foco manual na própria lente. É muito util para fotos em que queremos apelar à nossa criatividade. Por exemplo, se queremos que a pessoa à nossa frente fique focada num fundo desfocado, será bastante fácil com o foco manual e uma abertura de F1.8.

A autonomia da bateria revelou-se bastante aceitável, não nos deixando mal em caso algum. Por dia foram efetuados cerca de 100 disparos e o nível da bateria esteve sempre no máximo.

Sony QX-100 (23)Uma das grandes falhas foi a não inclusão de dois dos acessórios mais importantes no mundo da fotografia. O flash e a luz de AF. O primeiro mesmo que não incluído na lente, poderia ser colmatado com a utilização do flash do nosso telefone, pois bem, o software por incrível que pareça, não o permite. O segundo, em motivos mais escuros, é utilizado para dizer à lente se o nosso motivo está bem focado ou não, na ausência deste, tivemos bastante dificuldade em focar os sujeitos no escuro.

Seguem algumas fotos que captamos com a SONY DSC QX100:

Veredito: Sony QX-100

De um modo geral, gostamos bastante da utilização desta lente, mas pelo preço que é pedido, esperávamos mais, nomeadamente a inclusão do flash e da luz de AF. A qualidade das fotos é soberba em qualquer que sejam as condições e a compatibilidade, dos 4 dispositivos que testamos, parece ser bastante boa.

Pontos a favor:

  • Qualidade de imagem soberba
  • Funciona como Standalone
  • Características de topo

Pontos contra:

  • Não tem flash
  • Sem luz AF
  • Preço elevado

Agradecemos desde já à Sony pela cedência da DSC QX100 para análise e aproveitamos para lembrar que a mesma pode ser adquirida no mercado nacional ou no site da marca, por 449€

Segue a habitual galeria de imagens da lente:

10 COMENTÁRIOS

  1. Sim, a QX10 esta a ser analisada. Dentro de 1 ou 2 dias será publicada. Apesar de custar quase metade desta, portou-se muito bem. Uma optima relação qualidade / preço. Cumprimentos.

  2. Sim, quando decorreu a análise das lentes, recebemos por parte da Sony uma newsletter que referia que havia um update de firmware que melhorava o rendimento das mesmas. Sinceramente em duas fotos que tirei a diferença é mínima, notando-se mais em ISOs mais elevados. Cumprimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here