Análise Sony A77 Mark II: Potente e versátil

Sony Alpha 77 II (10)

 

A Sony tem inovado no campo da fotografia. Hoje trazemos a Alpha 77 II, uma câmara versátil e que pode muito bem ser perfeita para si. Descubra na nossa análise.

Índice

Características e acessórios

Design

Desempenho

Veredicto Sony Alpha 77 II

Características e acessórios

A Sony A77II foi uma máquina que surpreendeu, sobretudo pela alta capacidade de disparo em fotograma único, conseguindo um valor perto dos 12fps, bem como o ecrã que nos permite filmar ou tirar fotos em ângulos quase impossíveis para outras máquinas do mesmo segmento. Seguem algumas das características principais:

alpha77ii_caract

Design

Sony Alpha 77 II (19)Se já esta habituado à uma DLSR, a Sony A77II não lhe vai ser estranha. Um corpo que a Sony afirma ser resistente ao mau tempo, podendo ser utilizada em casos em que a humidade é elevada e que é composto maioritariamente de uma liga de magnésio. A grande atracção desta nova Alpha é o seu ecrã que não é apenas inclinável, ou rotativo mas algo que combina ambas as valências.

Sony Alpha 77 II (3)A Sony decidiu incluir um Flash do tipo “pop-up“, opção que pode ser expandida para um flash externo caso seja necessário. Muito útil é também o LCD informativo que nos permite ter a noção das definições sem que seja necessário ligar o LCD principal poupando assim bastante energia que pode ser utilizada para conseguir mais disparos.

À semelhança de outros modelos, a A77II inclui um viewfinder digital. Confesso que não sou fã deste sistema mas dos que já testamos penso que este será um dos melhores, contando com 2.36 milhões de pixels com uma área coberta perto dos 100%.

Em termos de ergonomia de utilização, penso que está dentro do que se espera para este segmento não sendo de todo uma câmara pesada, tendo apenas 647g incluindo a bateria. Já a colocação estratégica dos botões jog-dial e do joystick, contribuem para uma utilização intuitiva e rápida.

Desempenho

Sony Alpha 77 II (13)Em termos de desempenho, podemos dizer que gostámos bastante da Alpha77II. O tipo de material utilizado para a construção desta máquina torna-a resistente e robusta mantendo o peso relativamente baixo. Os comandos estão estrategicamente colocados e permitem uma utilização intuitiva e rápida.

Nas fotos que tiramos conseguimos atingir os números que a marca anuncia. Doze fotos por segundo em alta resolução e uma autonomia de bateria entre as 470 e 480 fotos por cada ciclo de carga. Dos poucos defeitos que podemos apontar, um deles está relacionado com as fracas prestações em ISO mais elevados. Nestes casos e usando o formato JPEG, as fotos apresentam bastante ruído, ligeiramente atenuado se usarmos o formato RAW mas esperávamos mais.

Sony Alpha 77 II (8)No KIT que testámos, que inclui a 16-50, só temos coisas boas para contar, uma lente robusta e bastante precisa. O foco em modo automático é rápido e silencioso. a abertura de f2.8 contribui para fotos melhores em ambientes menos iluminados, evitando assim que tenhamos que recorrer a ISO mais elevados, já que este modo sacrifica um pouco a qualidade final da fotografia.

Sony Alpha 77 II (28)Em relação ao video, ficámos surpreendidos com a qualidade Full HD em Stereo e com um débito de 60 fotogramas por segundo. Pena é que não tenha sido incluído um Jack de auscultadores que permitissem controlar o que está a ser gravado bem como visualizar o resultado final na câmara. O comportamento do autofocus neste modo é exemplar, sendo rápido e silencioso, não sendo perceptível nas filmagens.

Na conectividade a Sony tira partido de todo o conhecimento que tem em outras áreas. A combinação com um telefone que tenha o PlayMemories instalado e com Wi-Fi é excelente. Podemos controlar remotamente a câmara e tirar por exemplo uma selfie tendo a mesma assente em tripé e vendo previamente o que o sensor irá capturar.

Seguem algumas fotos que tirámos com a A77II:

Veredicto Sony Alpha 77 II

A Sony pode-se orgulhar de ter vários modelos com apostas ganhas em diversas categorias dentro da fotografia. Desde as Full-frame, passando pelas mirrorless e até as compactas, cada novo lançamento trás novidades e a A77II não foi excepção. Adoramos a forma como o LCD articulado se adapta a vários cenários. É facil de fotografar e filmar de qualquer ângulo com esta ajuda. A conectividade cada vez mais necessesária está presente e os 12 fps são impressionantes. Lamentamos não ter encontrado uma saída de audio (jack 3.5), opção valiosa quando se trata de fazer e editar vídeos. Um dos outros aspectos menos positivos foi o alto ruído da imagem quando tentamos usar ISO mais elevado, especialmente acima dos 1600.

Pontos a favor:

  • Fotografa até 12fps
  • LCD Articulado fantástico
  • Autofocus em Video soberbo
  • Conectividade

Pontos contra:

  • Sem saída audio (jack)
  • Iso elevado com muito ruído
  • Apenas 15 pontos cruzados de AF

Agradecemos desde já à Sony a cedência da Alpha 77II para análise e aproveitamos para relembrar que pode encontrar uma destas unidades a 1050€ (corpo) no mercado Português.

Segue a habitual galeria de fotos da Alpha 77 II:

2 COMENTÁRIOS

  1. Antonio

    Parabéns pela analise da Alpha 77

    Tenho uma Alpha 77 e tenho lentes canon EF, você saberia dizer se existe adaptador dessa lente para a Alpha?
    desde já agradeço
    William

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here