Inicio Tecnologia Análises Análise Shuttle XPC Cube SH370R8: mini-PC Review

Análise Shuttle XPC Cube SH370R8: mini-PC Review

Red Magic 5G

Numa época particular como a que estamos a passar, faz-no relembrar que um bom computador faz sempre falta, agora uma torre até seria mais interessante do que um portátil. No entanto, nem sempre temos o espaço suficiente para tudo e, felizmente, temos disponível no mercado diversas torres compactas que permitem colocar hardware de grande qualidade.

Hoje fazemos uma review diferente, a uma torre compacta ou mini-PC da Shuttle, a XPC Cube SH370R8, uma torre que já bem com uma motherboard integrada, uma fonte de alimentação e outros recursos bastante interessantes. Basta inserir uma CPU, RAM e armazenamento e estamos prontos. E, também um sistema operativo!

Esta mini torre tem suporte para processadores Intel LGA 1151v2. Isso inclui os mais recentes processadores de 14nm de 8a e 9a Geração Coffee Lake, com um TDP máximo de 95W. No entanto, isso não inclui os processadores da série K. Embora eles funcionem, mas não fazem overclock. Principalmente devido às limitações da solução de ventilação integrada. Temos um chassi de alumínio liso, um PSU de comutação mini de 500 watts, uma placa-mãe proprietária FH370V2 H370 e Shuttle I.C.E. Solução de refrigeração SilentX de 82 mm.

Recursos

  • Espaço para 4 discos rígidos
  • Rápida inicialização do sistema e do programa graças ao suporte do NVMe
  • Adequado para operação com três monitores
  • HDMI 2.0
  • DisplayPort de alta resolução
  • Slot duplo para placas gráficas
  • Arrefecimento inteligente
  • Fluxo de ar ideal
  • Conexão de rede dupla
  • Tecnologia PCI Express
  • Fornecimento generoso de portas USB
  • Áudio HD de 8 canais

Design

Os sistemas barebones Shuttle mantêm um design bastante semelhante, não oferecendo design agressivos ao estilo gamings, mas simples e objetivos. Dito isto, é um bom design com uma construção principalmente de alumínio que mantém a aparência elegante e surpreendentemente leve. Também é muito compacto, com apenas 21,5x19x32,2 cm.

Apesar de haver algum interesse pelos utilizadores domésticos, estes mini computadores são mais utilizados no ramo empresarial, já que quem costuma ter uma torre em casa, gosta de a personalizar e, obviamente, neste caso há algumas limitações óbvias. No entanto, é bom o suficiente para ser colocado em sua casa, no escritório ou em qualquer outro lugar.

Ventilação

O chassi usa um design de alto fluxo de ar, com uma ventoinha montada na frente, escondida atrás desse painel de aparência limpa. Também há muita ventilação nos lados esquerdo e direito, permitindo que sua GPU, CPU, PSU etc. recebam o fluxo de ar necessário. No entanto, na parte inferior e por baixo do Painel flip-down I/O não há fluxo de ar.

Traseira

Na parte traseira, há uma montagem de ventilador, mas é ocupada com o cooler interno da CPU. É um design inteligente que usa tubos de calor que leva o calor para longe da placa-mãe, muito parecido com um refrigerador de líquidos AIO, mas usando refrigeração a ar.

A traseira é bastante simples e marca todas as caixas certas. Oferece uma matriz de duas portas USB 3.1 Gen., uma USB 3.1 Gen 1 e uma USB 2.0. Também há uma LAN Gigabit dupla com os controladores Intel i211, três conectores de áudio, 1 x HDMI 2.0a e 2 x DisplayPort 1.2. Isso é conectividade mais que suficiente para praticamente qualquer PC, sendo que até lhe permite a ligação de três monitores. Além disso, você também encontrará slots de expansão duplos, o que deve ser perfeito para uma dGPU.

Interior

No interior, você encontrará um layout bastante fácil de usar. Os painéis superiores desencaixam numa peça, para fácil acesso. Encontrará quatro slots para HDD na parte superior para facilitar a instalação e remoção. Eles também suportam SSDs, com o acessório PHD3. Também pode levantar toda a gaiola do disco rígido, oferecendo acesso mais fácil aos slots DIMM e ao socket CPU.

Ele foi projetado para instalações rápidas, e é por isso que o cooler da CPU usa esses suportes simples da Intel. Aqueles que desejam ainda mais armazenamento também podem usar o suporte M.2 2280/2260/2242 NVMe / SATA. Isso também vem com suporte para a unidade Intel Optane. Também há um slot PCIe x16.

Quanto custa isso?

O PC barebones Shuttle SH370R8 com resfriador de CPU embutido, placa-mãe e fonte de alimentação já estão disponíveis para venda. Pode encontrar no site da Fnac por 473€, mas também na Amazon ES, por 341€.

Temos de relembrar que isto é o preço apenas pela “Caixas”, e que já inclui fonte de aliemntação e motherboard, no entanto, para funcionar ainda vai precisar de um CPU, GPU, um disco rígido e de um software, que poderá optar por Linux se não quiser pagar, ou então adquirir uma versão do Windows.

Veredito: Shuttle XPC Cube SH370R8

A Shuttle é uma fabricante bem conhecida neste meio e que sem dúvida que para quem procura este tipo de produtos, tem uma oferta muito bom a para todos os gostos, inclusive para o mercado gaming, já que tem ofertas com leds.

Obviamente que o empenho deste Shuttle XPC Cube SH370R8 irá depender sempre da qualidades do hardware que colocar, no entanto é uma excelente opção, pois garante uma boa variedade de produtos compatíveis, sendo que logo por base até tem disponível a possibilidade de ligar três monitores, o que é uma excelente oferta, nomeadamente para o ramo empresarial.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here