O Galaxy Watch 5 Pro é o topo de gama na atual linha de smartwatchs da Samsung. O que o torna interessante é que, em vez de ser lançado como um rival do Apple Watch 7, tal como o seu irmão Galaxy Watch 5, o Pro está a ser comercializado para o mercado de hardcore fitness.
As principais adições incluem o seguimento de rotas locais, desempenho avançado pós-treino e análise de treino, a maior bateria que vimos num Galaxy Watch e um novo chassis robusto de titânio concebido para treinos extremos e desporto.
Com a utilização do software Wear OS 3 da Google, que a Samsung estreou no Galaxy Watch 4 do ano passado, tudo isto dá ao Pro o potencial de ser o primeiro a oferecer uma funcionalidade completa de relógio inteligente e um rastreio de fitness robusto e sério a nível mais profissional.
Sem dúvida que o Samsung Watch 5 Pro é um dispositivo muito competente e uma óptima opção para qualquer utilizador Android que procure um smartwatch robusto que monitoriza o fitness e os acompanhe em aventuras ao ar livre sendo. Sem dúvida, o melhor smartwatch com WearOS.
Design e ecrã
O Galaxy Watch 5 Pro partilha o mesmo ADN que o seu irmão Watch 5, que por si só é quase idêntico ao do Galaxy Watch 4 do ano passado. Mas tirando-o da caixa, notei imediatamente uma série de diferenças importantes que tornam o seu foco desportivo imediatamente aparente. Ao contrário do “normal” Watch 5, o Pro só vem num tamanho de 45mm e com opções de cor preta e cinzenta.
O que o distingue do Watch 5 é a utilização de uma roda de titânio com bordas com relevo, um cristal de safira mais resistente para proteger o mostrador circular OLED e um mecanismo de fecho na bracelete. Para aqueles que realmente o querem proteger, a Samsung também vende uma caixa de plástico para o Pro.
Não tive problemas com a qualidade de construção do Watch 5 Pro durante os testes. Se é verdade que há outros equipamentos que aparentam ser mais resistentes, não tive qualquer problema.
Os controlos físicos voltados para os lados têm também uma agradável sensação táctil. Num dispositivo focado na aptidão física, são uma adição particularmente bem-vinda que torna rápido e fácil fazer uma pausa ou parar os exercícios sem ter de usar o ecrã táctil.
Também estou impressionado com o bom aspecto do relógio, apesar do seu design robusto e da riqueza de hardware no seu interior. Tendo em conta que o equipamento cumpre as normas de durabilidade 5ATM, IP68 e MIL-STD-810H, o relógio é muito mais pequeno do que eu esperava.
E, na sua maioria, isso torna-o muito confortável de usar, mas encontrei coisas menos boas a testar o Watch 5 Pro. A que mais me chateou é a dificuldade em ajustar o comprimento da bracelete. Durante os treinos é normal um aumento do corpo e deveria ser fácil, por exemplo, aumentar um pouco o tamanho da bracelete, ou até diminuir no caso de estar demasiado laço para algum exercício, mas a necessidade de abrir uma área secundária torna-no impossível de o fazer durante o treino.
O segundo relaciona-se com a função rotativa. Pois, a falta dessa função, que era uma das minhas coisas favoritas sobre o Galaxy Watch 3. Permitia alternar entre ecrãs, ajustar os controlos deslizantes e muito mais sem precisar de se ligar com o ecrã táctil. Por isso é pena que a Samsung o tenha retirado do novo Watch 5. A Samsung permite que ao “desenhar” um círculo à volta do ecrã com o dedo haja um feedback táctil, mas não é a mesma coisa, já para não falar de fazer durante o exercício é complicado.
O ecrã do Watch 5 Pro é Super AMOLED e excelente. O ecrã redondo é um dos mais brilhantes que já vi, sendo que nunca tive problema algum ao ver, no entanto é pena ter ser um ecrã com taxa de atualização dinâmica.
Características e monitorização
O Galaxy Watch 5 Pro parece em tudo igual ao Watch 5, sendo que em termos de software, apesar de ser uma versão mais recente do We OS 3, parece igual ao antecessor. Mas isso é bom.
O UI é bastante intuitivo, e muito dependente de entradas tácteis. Ao configurar o 5 Pro ser-lhe-á oferecida uma variedade de mostradores de relógio, cada um dos quais com o seu estilo único. Também fazem uso de diferentes compilações, com informações incluindo o seu ritmo cardíaco, a contagem de passos e a previsão do tempo. A partir daí, o relógio tem uma interface orientada para a esquerda que lhe permite deslizar para a esquerda para navegar através de várias áreas.
Um dos mais úteis é o Samsung Health. Este funciona da mesma forma que funcionava no Galaxy Watch 4 e dá uma visão instantânea da sua actividade diária e de quão longe está de atingir os seus objetivos. É uma funcionalidade útil se quiser uma actualização rápida de quão perto está de atingir os seus objectivos de fitness.
Há também suporte para a reprodução de música local graças à biblioteca de aplicações do Wear OS, que inclui Spotify. A única desvantagem é que alguns serviços, como o Tidal, ainda não têm aplicações optimizadas. Isto é indicativo de uma questão mais ampla na plataforma, com o Watch 5 Pro a ter uma selecção significativamente menor de aplicações importantes do que as encontradas no Apple Watch.
O Watch 5 Pro também usa o Bixby, em vez do Google Assistant, que considero superior em termos de assistente de voz.
O que diferencia o Pro da maioria dos outros smartwatches são os seus serviços avançados de rastreio de aptidão física. Por defeito, estes são tratados pela Samsung Health, em vez do Google. No entanto, a utilização do Wear OS significa que pode mudar facilmente para utilizar serviços de terceiros como Strava ou Runkeeper, simplesmente descarregando as aplicações.
A oferta do núcleo é idêntica à base Galaxy Watch 5, o que significa que obtém um sensor 3 em 1 BioActive e um novo sensor de temperatura infravermelho.
Através do sensor BioActive, pode obter informações sobre coisas como a sua gordura corporal e músculo para ter uma visão geral da sua saúde. Funciona através da realização de uma série de testes quando se coloca o dedo indicador e anelar nas chaves físicas do relógio. É uma métrica útil para pessoas que pretendem aumentar a massa muscular ou perder gordura.
O rastreio do sono também funciona da mesma forma que o Watch 5, com ele oferecendo métricas básicas, como a quantidade de sono profundo. O Watch 5 Pro oferece-lhe conselhos sobre como dormir melhor, algo que é cada vez mais comum em smartwatchs deste tipo.
Uma das grandes vantagens do Watch 5 Pro é que adiciona sistema de navegação. Estas características destinam-se a atletas mais sérios e tradicionalmente só são vistas em rastreadores de fitness hardcore, como da Garmin. Em teoria, eles permitem uma navegação local, curva a curva em novas rotas de corrida e ciclismo a partir do relógio, assegurando que não se perde quando se exercita numa nova área ou enquanto explora o campo. Isto, independentemente de levar, ou não, o smartphone consigo.
Embora não seja tão detalhado como o que se obtém no Garmin Fenix 7 e no Forerunner 955, as análises pós-treino são também sólidas e muito melhores do que outros smartwatchs. Para além das zonas de ritmo cardíaco, que dão uma indicação do benefício que obterá com o seu treino, oferecerá métricas chave, incluindo uma estimativa VO2 Max.
Duração da bateria
A duração da bateria é um assunto regular quando se testa os smartwatches. Ainda está para ser criado um Galaxy Watch ou Apple Watch que dure vários dias de utilização que se possa, sequer, comparar com relógios da Garmin, por ex.
A Samsung tentou inverter esta tendência no Galaxy Watch 5 Pro, carregando-o com uma bateria gigante de 590mAh que está perto do dobro da capacidade do que encontrará na base do Watch 5.
No entanto, durante os testes continuei a ter uma duração de cerca de 3 dias. Com uma utilização mais pesada e com o GPS, dependendo da utilização, poderá ser inferior.
A verdade é que quando comparado com outros relógios com Android ou Apple, são resultados decentes. Mas quando pensamos que este relógio pretende competir com relógios da Garmin, aí ficamos desiludidos.
As velocidades de carga também são boas. Ligando o cabo incluído a uma ficha de carga rápida, a bateria passou de 0-38% em 15 minutos, o que é bom, mas depois demorou mais de uma hora a chegar aos 100%.
Veredito: Samsung Galaxy Watch 5 Pro
O Galaxy Watch 5 Pro é um relógio interessante que tenta oferecer a funcionalidade completa de um relógio inteligente juntamente com uma série de características de rastreio de fitness tradicionalmente reservadas a equipamentos topo de gama, como a Garmin ou Polar.
Durante os nossos testes, o resultado foi muito bom, com um desempenho de grande qualidade e, sem dúvida o melhor smartwatch com Wear OS do mercado. No entanto, os consumidores de exercício “hardcore” poderão não ficar totalmente satisfeito ao optar por este modelo em vez de um mais específico.
Como um rastreador de fitness é óptimo para a maioria dos utilizadores, com todos os sensores que necessita para obter relatórios pós-treino detalhados que realmente o ajudam a melhorar a sua fitness.
O Samsung Galaxy Watch 5 Pro está à venda a partir dos 450€.