Análise Samsung Galaxy S22 Ultra: Review ao sucessor do Galaxy Note

Já contávamos que os novos smartphones topo de gama da Samsung fossem de grande qualidade, já não ficamos surpreendidos. No entanto, o grande destaque vai, como costuma acontecer, para o mais poderoso, o Galaxy S22 Ultra. Este ano com mais aspectos importantes para destacar.

Primeiro, já é habitual que a versão Ultra da gama Galaxy S seja mais poderoso do que os seus “imãos” e, além disso, conta com uma característica que muitos fãs da marca gostavam: a integração da S Pen. Mas, desta vez não é uma integração qualquer, já que isso já aconteceu no ano passado. O Galaxy S22 Ultra torna-se, oficialmente, o sucessor do Galaxy Note 10 e, podemos dizer que o Galaxy S22 Ultra é, claramente, o Galaxy S22 Note.

É que a integração da S Pen com o Galaxy S22 é feita não só por compatibilidade, mas porque também o equipamento conta com um compartimento próprio para a caneta, ao contrário do ano passado. Mas, até o próprio design tem claras junções do Galaxy Note com o Galaxy S.

Design

Comparado aos smartphones Galaxy anteriores, alguns podem dizer que o Galaxy S22 Ultra parece um pouco simplista. Nem todos precisamos de designs atraentes, padrões de vidro ou logotipos grandes e brilhantes, especialmente num kit tão premium. Quando se trata do S22 Ultra, menos é certamente mais, com uma mistura lisa de metal e vidro.

A diferença mais notável em relação ao restante da linha S22 é a falta de uma “ilha” de câmeras ao redor das câmeras traseiras. Embora aliene o S22 Ultra entre o restante da linha, ele combina com o design minimalista, com pequenos detalhes como carcaça de metal polido ao redor das câmeras, contribuindo para a aparência sofisticada.

Os cantos nítidos e quadrados lembram o design do Galaxy Note 20 Ultra, bordas tão suavemente curvadas para ajudá-lo ergonómicamente na palma da mão.

As bordas curvas do ecrã de 6,8 polegadas não são tão extremas como outros, sem nenhum problema real com toques acidentais ou texto a desaparecer na borda. É apenas o suficiente para ver um pouco de curvatura, o que também contribui para uma experiência suave de deslizamento lateral.

O Ecrã de 6,8 polegadas – maior que o iPhone 13 Pro Max – significa que o S22 Ultra pode ser um pouco pesado às vezes, medindo 8,9 mm de espessura e 229g. Não é um problema para mim com mãos bastante grandes, mas mostrar o S22 Ultra para amigos realmente demonstrou como ele não foi projetado para mãos menores – especialmente quando se trata de uso com uma única mão.

Caso contrário, o Galaxy S22 Ultra parece um kit premium com uma sensação sólida na mão. É protegido por Gorilla Glass Victus+ na parte traseira para ajudar a protegê-lo contra danos, e há resistência à poeira e água IP68.

Ecrã

O Ecrã AMOLED de 6,8 polegadas do S22 Ultra é sem dúvida um dos destaques do smartphone e um dos principais motivos para comprá-lo em relação a outros telefones. Oferece uma experiência brilhante, vívida e detalhada com uma taxa de atualização suave.

Possui uma resolução de 3088 x 1440 (WQHD +) que equivale a uma densidade de pixels de cerca de 500ppi – um forte contraste com o iPhone topo de gama da Apple de 2316 x 1080 (FHD +).

Antes que fique muito animado, vale a pena notar que o S22 Ultra vem executando uma resolução mais baixa de 2316 x 1080 (FHD +) e terá que alterar manualmente a configuração. E lembre-se, terá um melhor ecrã, mas isso terá consequências drásticas na bateria e, na boa verdade, num smartphone a resolução Full HD+ é mais do que suficiente.

Um fator de economia é a taxa de atualização adaptável, que não apenas faz com que aplicações e jogos pareçam e pareçam suaves, mas a capacidade de mudar de 1 para 120Hz significa que consumirá menos energia da bateria do que uma ecrã padrão de 120Hz sem nenhuma diferença real perceptível na atuação. Isto sim é uma excelente opção.

O S22 Ultra é fácil de usar ao ar livre, mesmo sob luz solar direta, e é um dos ecrãs de smartphone mais brilhantes do mercado atualmente. A Samsung afirma que, em níveis padrão, pode atingir até 1250 nits, enquanto no modo de brilho melhorado (ideal para uso externo) aumenta até 1750 nits.

Isso se deve em parte à tecnologia Vision Booster da Samsung, que ajusta automaticamente o brilho, as cores e muito mais, dependendo das condições de iluminação do ambiente, para uma experiência de visualização ideal.

Escondido sob o ecrã está um leitor de impressão digital ultrassônico e funciona quase perfeitamente, com um processo de desbloqueio quase instantâneo. Também tem desbloqueio facial, mas não é tão seguro quanto PIN ou impressão digital – afinal, não é um Face ID. Há também uma pequena câmera perfurada de 40MP, colocada centralmente na parte superior

S Pen

Enquanto o Galaxy S21 Ultra do ano passado oferecia compatibilidade com a caneta S Pen, o S22 Ultra é full-Note adicionando suporte para uma S Pen integrada, completando assim sua transição para “não-Note”. Se adora a experiência oferecida pelo Note 20, o Galaxy S22 Ultra é seu sucessor em tudo, menos no nome.

A caneta leve e versátil fica escondida dentro do corpo do telefone quando não está em uso, acessível pressionando a caneta para retirá-la. Também não é provável que caia acidentalmente, com um acabamento aderente na caneta exigindo que você a puxe ativamente para fora de seu esconderijo.

A S Pen é incrível, com uma latência reduzida para os 2,8ms. Incrível. Isso se traduz em uma resposta quase instantânea ao escrever texto, proporcionando uma sensação mais natural de caneta para papel ao fazer anotações em movimento e rabiscar.

É facilmente uma das melhores experiências de caneta do mercado, sendo de destacar que não tem um custo extra, como acontece com grande parte das ofertas no mercado.

Além de ser útil para anotações e desenhos, a S Pen permite funcionalidades extras, incluindo a capacidade de fazer seleções inteligentes de qualquer coisa, anotar capturas de ecrã, rabiscar em AR e a capacidade de traduzir texto manuscrito em texto simples. O botão na lateral da caneta funciona como um gatilho remoto, permitindo que acione fotos e vídeos sem estar atrás da câmera.

Nem todos farão uso total da funcionalidade extra oferecida pela S-Pen integrada, mas a capacidade de usar uma caneta de alta qualidade sempre que quiser é algo que atrairá muitos utilizadores.

Câmeras

Muitos consideraram a configuração da câmera do Galaxy S21 Ultra como a melhor do mercado em 2021, e parece que a Samsung concordou – porque os sensores na parte traseira do telefone são quase idênticos ao seu antecessor.

O S22 Ultra possui a mesma lente grande angular principal de 108Mp, ultra grande angular de 12Mp de 120 graus e lentes telefoto duplas que oferecem zoom óptico de 3x e 10x na parte traseira, com a última capaz de se estender até 100x, e uma câmera selfie de 40Mp na frente.

Uma das únicas mudanças notáveis ​​no hardware é o tamanho do pixel do snapper principal de 108Mp, que aumentou para impressionantes 2,4μm. Combinado com a abertura f/1.8, isso se traduz numa melhoria em fotografia com pouca luminosidade e contraste mais equilibrados.

Há também estabilização óptica de imagem (OIS) melhorada e um processador de sinal de imagem (ISP) melhor, mas os resultados dessas alterações são mais difíceis de notar no uso diário. Em vez disso, a maioria das melhorias da câmera parece ser baseada em software e isso não é uma coisa ruim, considerando que o hardware ainda é de topo na maioria dos aspectos.

Por um lado, o S22 Ultra melhorou muito o sistema Super Steady usado com o zoom espacial de 100x, o que ajuda a evitar que os close-ups extremos balancem enquanto tira fotos. Mas também é verdade que as fotografias com zoom 100x são mais para mostrar do que é capaz, do que para usufruir.

Fundamentalmente, pode desfrutar de fotografias altamente detalhadas e são capazes de fornecer algumas das melhores fotos captadas num smartphone. Podem não ser as melhroes do mercado, quando olhamos par ao DxOMark, mas a verdade é que são os poucos os utilizadores tão exigentes que irão perceber as diferenças.

A captura de vídeo é igualmente impressionante em até 8K@24fps com impressionante captura de vídeo opticamente estabilizada, sem artefatos perceptíveis e ótima qualidade de áudio também. A Samsung tentou rivalizar com o modo de vídeo cinematográfico da Apple com o Portrait Video, mas não é tão avançado quanto o oferecido pelos principais iPhones, capaz de aplicar o bokeh falso a vídeos com rostos claramente visíveis.

Ainda assim, com vantagens como a capacidade de alternar entre as lentes em tempo real e a capacidade de pausar – não terminar – uma gravação de vídeo são opções muito úteis não disponíveis no topo de gama da Apple, por isso dependerá em grande parte do uso do vídeo.

Especificações e desempenho

Como seus antecessores, o chipset encontrado no Samsung Galaxy S22 Ultra não é o que gostaríamos. Não que seja mau, o Exynos 2200 de 4nm é um dos melhores processadores do mercado, mas quando sabemos que há uma versão com o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm que é um pouco melhor, ficamos obviamente um pouco desapontados.

Isso é combinado com 8 GB ou 12 GB de RAM LPDDR5 e 128 GB/256 GB/512 GB/1 TB de armazenamento UFS 3.1 super-rápido.

Como seria de esperar, já que estamos a falar de um dispositivo topo de gama, tudo corre às mil maravilhas neste equipamento.

Os aplicativos tendem a carregar instantaneamente, os jogos funcionam bem, mesmo em títulos como Call of Duty Mobile com texturas de topo e VFX ativados. Parece responsivo ao toque graças à taxa de atualização adaptável, com animações suaves como manteiga, aumentando o desempenho geral oferecido.

Além do desempenho, o Samsung Galaxy S22 Ultra com tudo o que é esperado de um topo de gama, incluindo suporte para a mais recente conectividade 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, tecnologia UWB e NFC para pagamentos digitais .

Bateria e Carregamento

O Samsung Galaxy S22 Ultra vem com a mesma bateria de 5000mAh do seu antecessor, então não é surpresa que a duração da bateria seja comparável com o S21 Ultra do ano passado em testes.

A duração geral da bateria depende de fatores, incluindo taxa de atualização e resolução, com o S22 Ultra capaz de durar o dia todo com a combinação de uma taxa de atualização adaptável e resolução WQHD + com uso médio, mas não dura um segundo dia inteiro. Isso pode ser estendido para cerca de 1,5 dias se baixar para FHD+, algo que não será perceptível para a maioria dos usuários de qualquer maneira.

O carregamento é uma área em que o S22 Ultra melhorou, passando de 25W para um mais rápido de 45W quando carregado via USB-C. O problema é que, como a maioria dos outros telefones Samsung, você não recebe um carregador de 45W na caixa. Com um carregador com esta capacidade espere ver cerca de 66% em meia hora e uma carga completa em cerca de uma hora. Isso não está no mesmo nível da tecnologia de carregamento rápido de 120W do Black Shark 4 Pro, mas será suficiente para a maioria dos utilizadores.

É uma história semelhante com o carregamento sem fio, com os 15W atrasados ​​​​em relação ao carregamento sem fio super rápido oferecido pelos principais rivais – mas pelo menos os baixos requisitos de energia significam que poderá usar a maioria dos carregadores Qi de terceiros.

Software e aplicativos

O Samsung Galaxy S22 Ultra vem executando o mais recente Android 12 com o OneUI 4.3 da Samsung. Não é a mudança mais dramática no sistema operacional Android em comparação com skins como o MIUI da Xiaomi e o ColorOS da Oppo, mas há nuances no design e na funcionalidade que podem demorar um pouco para se acostumar – especialmente porque a Samsung decidiu colocar as suas próprias versões do aplicativo Mensagens e o aplicativo Agenda junto com as variantes do Google pré-instaladas, o que torna um pouco confuso.

É uma das skins mais fortes do Android, especialmente quando se trata de seus recursos de edição de fotos e vídeos. Usando as ferramentas de edição integradas no aplicativo Galeria, pode executar ações como remoção de objetos, remoção de reflexos e muito mais, com resultados geralmente impressionantes.

Há também a vantagem adicional do suporte DeX, que fornece uma experiência de PC desktop quando conectado a um monitor.

Crucialmente, a Samsung compromete-se com ‘até quatro gerações’ de atualizações do sistema operacional Android, não apenas atualizações de segurança, que poderiam ver o Galaxy S22 Ultra suportado até o Android 16 – algo diferente para a maioria dos fabricantes de Android. Até o Google se compromete apenas com três anos de atualizações do sistema operacional para sua linha Pixel, o que não deixa de ser muito impressionante por parte da fabricante sul-coreana.

Samsung Galaxy S22 Ultra: Veredicto

Não há dúvidas que o Galaxy S22 Ultra é um dos melhores smartphones no mercado com um design premium, ecrã WQHD+ AMOLED, as câmeras estão entre as melhores do momento e, pela primeira vez, o modelo Ultra tem uma S Pen integrada – assim como a linha Note.

Isso, juntamente com o fato de que o design espelha o Note 20 Ultra mais do que o restante da linha S22, significa que o Galaxy S22 Ultra é um Galaxy Note em tudo, menos no nome. O desempenho da S Pen é incrível, oferecendo menor latência do que o Apple Pencil para uma experiência de escrita e desenho incomparável.

Não é o smartphone perfeito – as velocidades de carregamento da bateria são muito mais lentas que os rivais, as grandes dimensões atrasam um pouco e é muito caro – mas o Galaxy S22 Ultra é uma excelente opção no mercado.

O Samsung Galaxy S22 Ultra está à venda no mercado a partir dos 1.279,90€, mas na Amazon encontrará por menos de 1200€.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui