Análise Samsung Galaxy Note 3: cada vez mais profissional

Samsung Galaxy Note 3Sem dúvida que o Galaxy Note 3 veio criar um novo segmento de sucesso, os phablets. Sempre virado para um mercado profissional, mas será que cada vez mais para o consumidor “normal”?

Índice:

Características e Acessórios
Design e Ecrã
Interface e Desempenho
S Pen
Câmara e Multimédia
Veredito: Samsung Galaxy Note 3

O Samsung Galaxy Note é o criador do segmento de phabelts, um segmento que se coloca entre o smartphone e os tablets, cada vez mais uma fronteira difícil de perceber. No entanto, já vamos na terceira geração, uma melhor que a outra, e este Galaxy Note 3 não é diferente. A S Pen no Note 3 ganhou novas funcionalidades e ainda veio acompanhado por um gadget novo, o Galaxy Gear, que também já analisámos.

Será o Galaxy Note 3 o melhor smartphone Android do mercado?

Características e Acessórios

  • Dimensões: 151.2 x 79.2 x 8.3 mm
  • Peso: 168 g
  • Sistema Operativo: Android 4.3
  • Memória Ram: 3 GB
  • Ecrã: Super AMOLED de 5,7”
  • Resolução: 1080 x 1920 pixels/386 ppi
  • Câmara: 13MP com IOS/Frontal: 2MP
  • Processador Qualcomm Snapdragon 800 a 2,3 GHz
  • GPU: Adreno 330
  • 32GB/64GB com expansão por MicroSD até 64GB.
  • Bateria: 3200 mAh
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, DLNA, Wi-Fi Direct, Wi-Fi hotspot
  • GPS com A-GPS e GLONASS
  • Bluetooth v4.0
  • NFC e 4G
  • Jack de Áudio Normalizado de 3.5 mm
  • USB 3.0

Samsung Galaxy Note 3 (15)As especificações deste phablet são de topo e foi primeiro dispositivo a chegar ao mercado português com o todo poderoso processador da Qualcomm, o Snapdragon 800 a 2,3GHz. É, também, o primeiro, senão o único, dispositivo móvel a ter 3GB de RAM, o que só faz prever um desempenho excelente.

Em termos de acessórios que acompanham o Galaxy Note 3 são os já conhecidos cabo de dados, tomada de parece e auriculares.

Samsung Galaxy Note 3 (19)No entanto, há a destacar uma novidade no Galaxy Note 3, o USB 3.0. É diferente, mas melhora a transferência de dados, bem como o carregamento da bateria através do computador. Com o USB 2.0 o carregamento era de 500mA e com o USB 3,0 melhor em 80% para os 900mA. Mas não pense que já não dará uso aos anteriores cabos microUSB, continuam a funcionar no Galaxy Note 3.

Design e Ecrã

Samsung Galaxy Note 3 (1)O Design do Samsung Galaxy Note 3 sofreu algumas alterações em comparação com o Note 2. Ficou um milímetro maior, como podemos ver nas fotografias tiradas e ficou com um design mais reto. Na minha opinião, prefiro o design do Galaxy Note 2 pois tem uma melhor ergonomia ao segurar o dispositivo. Ao compararmos com o Galaxy S4, o Galaxy Note 3 está mais reto e menos arredondado, uma das coisas que mais gostámos no Galaxy S4 devido ao seu tamanho grande não se fazer notar nas mãos.

O Galaxy Note 3 continua a ser um smartphone robusto e ganhou uma parte metálica à volta do dispositivo. Espera, não é metálica é um plástico a imitar o metal… Mas dá-lhe um bom ar.

O problema do Galaxy Note 3 continua a ser o seu tamanho. O Galaxy Note 3 continua a ser para um segmento de mercado próprio, já que o tamanho do smartphone com este ecrã de 5,7 polegadas é difícil de utilizar. Com uma só mão é impossível, mas a Samsung criou uma funcionalidade que facilita isto, que será explicada na Interface do dispositivo. No entanto, mesmo esta funcionalidade não reduz o “problema”: o grande tamanho do Note 3.

Samsung Galaxy Note 3 (7)Em termos de qualidade de construção, houve algumas alterações. Não, não alteraram o material de construção da gama Galaxy, continua a ser plástico, mas um plástico com um toque mais luxuoso. A parte traseira do Galaxy Note 3 imita o couro e dá-lhe um excelente toque luxuoso. No entanto, ao tirar a capa traseira verificamos que continua a ser o plástico a que estamos habituados. Continuamos a preferir o alumínio do HTC One e do iPhone 5S, ou vidro do Xperia Z.

A S Pen também sofreu pequenas alterações. É mais retangular, o botão na S Pen é maior e, enquanto na S Pen do Galaxy Note 2 só poderiamos colocar no compartimento de uma única forma, no Note 3 é possível de duas formas. Isto acontece devido à parte de cima da S Pen não ter  a parte arredondada para encaixar no Design.

Note 2 v Note 3 (17)Quando passamos ao ecrã é que ficamos estupefactos. Tal como aconteceu com o Galaxy S4, a Samsung evoluiu para a resolução Full HD e apesar de este ecrã ter menos pixeis por resolução, parece que a qualidade até está melhor. As cores são excelentes e brilhantes, mas por vezes demasiado saturadas. Os pretos e o contraste é excelente.

Não menos excelente é o ângulo de visão do ecrã, bem como a sua visualização em exteriores e com o sol diretamente no ecrã, mantendo uma boa visualização do ecrã que, apesar de ser excelente, começa a ser habitual nos smartphones topo de gama.

É verdade que o Galaxy Note 3 é grande, no entanto, ao utilizar este ecrã por vários dias, vai-se habituar e garanto, assim que começar a olhar para outros smartphones com ecrãs mais pequenos, vai notar a diferença.

Interface e Desempenho

Note 3 SS (2)O Samsung Galaxy Note 3 foi o primeiro smartphone não-Nexus a ser lançado com o Android 4.3 Jelly Bean. Agora já há vários smartphones com esta última versão mas a Samsung continua a ser uma das melhores fabricantes na atualização dos seus dispositivos.

Como não poderia deixar de ser, o Samsung Galaxy Note 3 vem com a interface própria, o TouchWiz. É praticamente o mesmo encontrado no Galaxy S4, à exceção de algumas funcionalidades exclusivamente criadas para o Note 3, como a opção de controlar o phablet com uma só mão e o MyMagazine, este último está disponível noutros Galaxy’s que tenham a atualização para o Android 4.3.

Note 3 SS (19)A opção de controlar o Note 3 só com um mão torna o controlo do Note 3 mais fácil. O que faz é reduzir o tamanho da janela de opção para um formato de 3,5 polegadas, mais ou menos. No entanto, esta opção é personalizada, podemos aumentar ou diminuir o tamanho que queres utilizar.

Na parte de baixo, além das opções do botões físicos, é adicionado os botões de volume, mais uma facilitação no controlo do Note.

Note 3 SS (21)O MyMagazine é uma parceria com o Flipboard que traz tudo o que podemos ver no Flipboard para uma aplicação própria da Samsung. Além disso, no MyMagazine podemos adicionar as redes sociais e as nossas fotografias. Esta aplicação parece com o HTC One e o BlinkFeed, claramente o mesmo objetivo e o mesmo estilo  de apresentação, ambos baseados no Flipboard.

Mas enquanto o Blinkfeed está presente no ambiente de trabalho, neste caso para termos acesso temos de arrastar o dedo da parte de baixo para cima. Tal como acontece no Blinkfeed, não temos opção por informação portuguesa, mas há sobre a atualidade do Brasil.

Tal como é esperado no TouchWiz e no smartphone topos de gama da Samsung, as funcionalidades AirGesture e a deteção dos olhos continua presente e ao nível do Galaxy S4.

O desempenho do Galaxy Note 3 não poderia ser melhor. Até porque não há melhor processador no mercado que o Snapdragon 800. Mas para demonstrar isso mais vale olharmos para os resultados dos testes de desempenho.

Note 3 testes desempenho

Os resultados são impressionantes. Mesmo comparando aos topos de gama que já testamos é superior em todos os aspetos, no entanto, este é o primeiro que testamos com o Snapdragon 800.

Tendo em conta os resultados, verificamos que a Samsung fez um excelente trabalho na otimização do Android e da sua TouchWiz, com excelentes resultados no desempenho do smartphone.

Mas não é só nos testes de desempenho que verificamos a excelente otimização feita pela Samsung. O desempenho da bateria é bastante boa. A bateria de 3200 mAh consegue durar os dois dias numa utilização normal. Também é verdade que eu não usei muitas vezes a S Pen, já que a utilização da S Pen é virada para um objetivo muito específico que eu não uso. Mas usei algumas vezes, por ter de explicar a muitos amigos como é que a S Pen funcionava.

S Pen

Samsung Galaxy Note 3 (9)A S Pen levou um melhoramento na precisão, bem como no Design. continua colocada num compartimento próprio localizado na parte de trás do Note 3. Para o retirar é que está mais difícil que no antecessor. Se não tiver unhas, vai ter algumas dificuldade.

Ao retirar a S Pen, é emitido um som e vibração, abrindo uma das novas funcionalidades no ecrã. Outro pormenor é que isto faz exatamente o mesmo se o dispositivo estiver desligado ou bloqueado, efetuando o desbloqueio do dispositivo automaticamente.

Ao carregador no botão da S Pen ou o retirar do compartimento, abre-se esta pop-up com cinco opções, chamado “Comando Aéreo”. As opções são as seguintes: memorando de acção, Autor Álbum recordações , escrever no ecrã, S Finder e a Janela da Caneta.

O primeiro permite que possa criar notas no ecrã escrevendo com a S Pen que depois podem ser adicionadas ao seu smartphone. Por exemplo, pode escrever um número de telemóvel e adicionar à sua lista de contatos, como um link para a internet. Apesar de o dispositivo perceber bastante bem, não há milagres quando se tem a escrita má (como eu).

A segunda opção permite selecionar o que está no ecrã e guardar. Mas não é simplesmente para guardar imagens selecionadas, permite que guarde um artigo de um site, por exemplo, com o link a indicar para lá. O escrever no ecrã é tirar um screenshot ao ecrã e escrever qualquer nota, o S Finder é ir para a pesquisa e a janela da caneta é selecionar a zona onde queremos abrir um popup, depois pergunta-nos qual a aplicação que pretendemos abrir.

Note 3 SS (12)

O grande companheiro da S Pen é o S Note, uma aplicação criada para a utilização da caneta que acompanha o Note 3. O S Note permite criar, praticamente, tudo o que seria de esperar na utilização de uma caneta Stylus. Desde quadros, notas, gráficos, é um sem número de opções que acho que nem consegui descobrir todas. Uma ferramenta muito útil para trabalho, mas desnecessária para a maioria dos utilizadores. Aliás, tal como o Air Gesture e a deteção dos olhos, são funcionalidades interessantes, bem conseguidas, mas que não serão utilizadas pela maioria das pessoas que adquiriu os dispositivos.

Também destacamos a aplicação SketchBook. esta aplicação é para desenharmos, mas o Galaxy Note 3 tem esta aplicação própria para o Galaxy Note 3, que oferece uma forma de desenhar muito boa. Uma das grande publicidades ao Galaxy Note 10.1 era a forma como poderia ser usado o tablet e a S Pen para o desenho. Além disso, a S Pen tem uma tecnologia que deteta a pressão com que carregamos no ecrã, o que é excelente.

Câmara e Multimédia

Samsung Galaxy Note 3 (8)A câmara continua a evoluir e o Galaxy Note 3 vem equipado com a mesma câmara presente no Galaxy S4, a câmara é BSI de 13MP  com abertura de f/2.2 com flash. As fotografias são excelentes, tal como acontecia no Galaxy S4.

Basicamente, as críticas continuam as mesmas. a focagem poderia ser mais rápida, bem como as fotografias em pouca luminosidade, que não está nem perto do Nokia Lumia 1020 nem do HTC One. As fotos macro são excelentes bem como quando envolve cores, ficam tão vivas que até parece mentira.

O software da câmara também o mesmo, com as várias funcionalidades novas introduzidas no Galaxy S4. Para a maioria dos utilizadores, que não utiliza nem um terço das opções da câmara, o modo automático funciona de uma excelente forma e não ficará desiludido. Pode ver as fotografias originais na nossa página do Flickr.

Galaxy Note 3 fotos (6)

Galaxy Note 3 fotos (9)

Galaxy Note 3 fotos (5)

Em termos de vídeo, é o mesmo. A qualidade é boa, bem como a qualidade de som , mas há uma novidade em relação aos antecessores e aos concorrentes: O Galaxy Note 3 é o primeiro smartphone/phablet/dispositivo móvel a permitir gravação de vídeo em qualidade 4k/UltraHD. Também é verdade que não poderá ver a qualidade do 4k, a não ser que queira gastar mais de 6 mil euros numa televisão.

httpv://youtu.be/Yev2o8ev8Ic

Em termos de jogos, não poderia ser melhor. Este excelente e grande ecrã, aliada a uma bateria que oferece uma boa autonomia e a um dos melhores processadores do mercado, os vídeos/jogos não poderiam ser melhor.

Veredito: Samsung Galaxy Note 3

Note 3 e Gear (6)O Samsung Galaxy Note 3 é o melhor smartphone Android no mercado português, com um dos melhores processadores do mercado. Como é de esperar, todas as funcionalidades do Note 3 funcionam de uma forma excelente e sem qualquer problema. Além disso há a S Pen, que a concorrência não consegue igualar. Por muito que os concorrentes, como a Huawei ou a Sony, queiram lançar phablets, não conseguem chegar a esta qualidade. Aliás, nenhum deles tem, sequer, uma caneta Stylus adequada.

O Ecrã é soberbo. Sem dúvida que o AMOLED é um ecrã excelente e o tamanho do ecrã do Note leva uma qualidade impressionante.

No entanto, o Galaxy Note 3 continua a ser um dispositivo para um segmento de mercado muito específico. Aliás, não consigo ver que utilidade a S Pen pode ter para utilizador normal. Até o próprio preço reflete isso mesmo.

E há mais uma coisa que não se compreende, como é que é possível a Samsung continuar a ter smartphones topos de gama em plástico. Temos de admitir que o design ficou melhor, mais bonito e mais luxuoso, mas continua a ser plástico e é uma coisa que ninguém compreende.

Pontos a Favor:

  • Excelente ecrã
  • S Pen cada vez melhor
  • Autonomia da bateria
  • MicroSD

Pontos Contra:

  • Apesar de acabamento mais bonito, continua plástico
  • Preço

Queremos agradecer à Samsung por nos ter disponibilizado o Galaxy Note 3 para testes. Pode encontrar o Samsung Galaxy Note 3 à venda nas lojas de retalho a partir dos 829,90 e nas operadoras a partir dos 689,90€. Há a possibilidade de o adquirir num pack especial em conjunto com o Galaxy Gear por 999€. Segue-se a nossa galeria de fotos.

26 COMENTÁRIOS

  1. Boa análise, embora pouco técnica. Só tenho a a relatar que apesar de usuário comum, utilizo bastante a s pen, não uso mais nenhum papel para escrever . Além do note 3 tenho um note 8, que também é muito confortável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here